Diocese de Osório 4o712t Thu, 22 May 2025 11:50:46 +0000 pt-BR hourly 1 https://wordpress.org/?v=6.7.2 Curso de Dinâmica para Líderes 2025 reúne juventudes da Diocese de Osório em retiro formativo 3t1j4h /curso-de-dinamica-para-lideres-2025-reune-juventudes-da-diocese-de-osorio-em-retiro-formativo.html <![CDATA[cliente]]> Thu, 22 May 2025 11:50:46 +0000 <![CDATA[Notícias da diocese]]> <![CDATA[Slides]]> /?p=39082 <![CDATA[Nos dias 17 e 18 de maio, a Casa Tiberíades, em Cidreira, foi palco do retiro “Curso de Dinâmica para Líderes – 2025” (CDL), reunindo 24 jovens líderes de grupos de base do Setor Juventude da Diocese e ainda, representação do Setor Juventude da Arquidiocese de Porto Alegre. A atividade teve como foco a formação […]]]> <![CDATA[

Nos dias 17 e 18 de maio, a Casa Tiberíades, em Cidreira, foi palco do retiro “Curso de Dinâmica para Líderes – 2025” (CDL), reunindo 24 jovens líderes de grupos de base do Setor Juventude da Diocese e ainda, representação do Setor Juventude da Arquidiocese de Porto Alegre. 2eg2c

A atividade teve como foco a formação de lideranças juvenis por meio de dinâmicas de escuta, partilha, aprendizado e fortalecimento da autonomia. Estiveram presentes integrantes do EaíTchê – Serviço de Evangelização da Juventude do Regional Sul 3, que contribuíram na condução das atividades e no aprofundamento da metodologia do CDL.

Participaram do encontro diversos grupos juvenis, como: EJC CNBB da Paróquia Nossa Senhora de Caravaggio, de Osório; Jovens Unidos de Arroio do Sal da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, de Arroio do Sal; Jovens Unidos em Cristo da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, de Capão da Canoa; Jovens Instrumentos do Espírito Santo da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, de Osório; ONDA da Paróquia Bom Pastor, de Imbé; ONDA da Paróquia São Pedro, de Terra de Areia; ONDA da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, de Osório; Jovens Mensageiros de Cristo da Paróquia Senhor Bom Jesus, de Morrinhos do Sul; e Jovens a Caminho da Paz da Paróquia São Domingos, de Torres.

Erica Selau, articuladora do SJ, destacou a importância da formação: “Fiz meu CDL há quase 10 anos, quando ainda não havia um grupo consolidado na minha comunidade. Foi um marco que me motivou a iniciar um. Hoje, ver tantos jovens participando e demonstrando tanto potencial me enche de esperança. O curso é construído pelos próprios jovens, e foi uma experiência linda. Agradeço ao Maique, ao Antônio e à Irmã Adriane, do Regional, pelo carinho, pela mediação e por nos motivarem com suas falas finais. Elas reforçaram o desejo de mantermos a caminhada conjunta em nossas paróquias.”

Maique Argenta, integrante do EaíTchê, também ressaltou a relevância do encontro: “Foi um final de semana incrível, marcado por partilhas, trocas de experiências e muito protagonismo juvenil. Saímos certos de que esses jovens estão ainda mais preparados para liderar em seus grupos e comunidades. Somos gratos pela acolhida e por podermos aprender com essa juventude tão vibrante.”

Para a equipe SJ e organização, o CDL se consolidou como um momento essencial de fortalecimento da liderança jovem na Diocese de Osório, contribuindo para o crescimento dos grupos de base e o protagonismo cristão na sociedade.

 

Colaboração: Comunicação do Setor Juventude.

 

]]>
Lideranças da Diocese de Osório terão formação sobre sinodalidade na reunião do CDP 4i1q70 neste sábado (24) /liderancas-da-diocese-de-osorio-terao-formacao-sobre-sinodalidade-na-reuniao-do-conselho-diocesano-de-pastoral-cdp-neste-sabado-24.html <![CDATA[cliente]]> Wed, 21 May 2025 12:50:58 +0000 <![CDATA[Notícias da diocese]]> <![CDATA[Slides]]> /?p=39073 <![CDATA[O coordenador diocesano de Pastoral, padre Luciano Motti, reforça o convite a todas as lideranças diocesanas e paroquiais para a próxima reunião da Coordenação Diocesana de Pastoral (CDP), marcada para o dia 24 de maio, sábado, das 8h30min às 11h30min, no salão paroquial da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, no Centro de Osório. Diferentemente das […]]]> <![CDATA[

O coordenador diocesano de Pastoral, padre Luciano Motti, reforça o convite a todas as lideranças diocesanas e paroquiais para a próxima reunião da Coordenação Diocesana de Pastoral (CDP), marcada para o dia 24 de maio, sábado, das 8h30min às 11h30min, no salão paroquial da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, no Centro de Osório.

Diferentemente das reuniões anteriores, o encontro de maio contará com um estudo sobre o Documento Final do Sínodo 2024. A pauta será conduzida pelo padre Rafael Martins, que oferecerá uma leitura aprofundada do texto, apresentando chaves de compreensão e aplicação para a caminhada sinodal da Igreja.

padre Luciano Motti destaca o caráter formativo e participativo do encontro: “Será uma oportunidade valiosa para compreender os apelos do Sínodo, partilhar experiências e fortalecer o trabalho pastoral em todas as comunidades.”

A programação iniciará com um momento de oração comunitária. Entre os principais assuntos em pauta estão:

– Estudo sobre o Documento Final do Sínodo 2024, com o tema da sinodalidade, conduzido pelo Pe. Rafael Martins;

– Seminário Diocesano da Iniciação à Vida Cristã (IVC): inscrições e orientações para o dia do evento;

– Mês do Dízimo, com sugestões de atividades nas paróquias;

– Papa Leão XIV, as primeiras impressões sobre o novo pontífice e as perspectivas para a Igreja sob sua condução.

 

QUEM DEVE PARTICIPAR 2x65r

De acordo com o Regimento Interno da Diocese de Osório, são convocados para a reunião: o bispo, o vigário-geral, o coordenador diocesano de pastoral, o ecônomo diocesano, o coordenador do Conselho Missionário Diocesano (COMIDI), representantes da Vida Consagrada e dos diáconos, coordenadores dos Ps de cada paróquia, bem como todos os coordenadores diocesanos de Pastorais, Movimentos, Associações Eclesiais e Serviços.

]]>
Amai 2c1r8 vos uns aos outros /mensagem/amai-vos-uns-aos-outros-3 <![CDATA[cliente]]> Fri, 16 May 2025 18:10:54 +0000 /?post_type=mensagem&p=39071 <![CDATA[As leituras do 5º Domingo da Páscoa nos interpelam quanto à identidade do cristão. O imperativo: “Amai-vos uns aos outros como eu vos amei!” nos dá a medida, a referência para a nossa resposta de amor àquele que nos amou primeiro. Para São João, o discípulo amado, a palavra que melhor expressa a relação de […]]]> <![CDATA[

As leituras do 5º Domingo da Páscoa nos interpelam quanto à identidade do cristão. O imperativo: “Amai-vos uns aos outros como eu vos amei!” nos dá a medida, a referência para a nossa resposta de amor àquele que nos amou primeiro. Para São João, o discípulo amado, a palavra que melhor expressa a relação de Deus conosco e entre nós é: AMOR.

Certamente, essa conclusão do evangelista tem sua origem na convivência com Jesus e na sua reflexão teológica sobre o Mistério da Revelação. Ele sentiu na pele o carinho, a ternura, o cuidado que Deus teve e tem com a humanidade. Vem ao natural afirmar com toda a simplicidade do mundo: “Deus é amor!”.

Num tom de despedida, Jesus abre o seu coração aos discípulos, como a amigos e continuadores de sua missão: “Como meu Pai me amou, assim também eu vos amei. Permanecei no meu amor”. Palavras carregadas de sentimento, intimidade, proximidade e entrega de algo muito importante: a Missão.

Para permanecer no seu amor, o jeito é praticar os mandamentos: “Se guardardes meus mandamentos, permanecereis no meu amor, assim como eu guardei os mandamentos de meu Pai e permaneço no seu amor”. A dica é clara: percorrer o mesmo caminho que Ele percorreu. Ele ou pelo mundo fazendo o bem a todos e abraçou radicalmente a vontade do Pai. Ele amou.

Seu falar direto: “Este é o meu mandamento: amai-vos uns aos outros, assim como eu vos amei. Ninguém tem maior amor do que aquele que dá sua vida pelos amigos”, mostra que essa é a identidade dos cristãos.

Prestes a partir, declara: “Filhinhos, por pouco tempo ainda estou convosco. Eu vos dou um novo mandamento: amai-vos uns aos outros. Como eu vos amei, assim também vós deveis amar-vos uns aos outros. Nisto conhecerão que sois meus discípulos, se tiverdes amor uns aos outros” (Jo 13,34-35).

Quanto carinho nessa fala de Jesus! Nos dá a medida de como devemos amar-nos: “Como eu vos amei, assim também vós deveis amar-vos uns aos outros”. Nem pede que o amemos, mas que nos amemos uns aos outros.

E como? Como Ele nos amou. E sabemos como nos amou: doou a sua vida pela nossa salvação. Tendo amado os seus que estavam no mundo, amou-os até o fim. Entregou a sua vida por cada um de nós. Assim deve ser o amor cristão, não feito de palavras bonitas, mas de obras.

Esse é o novo mandamento: “Amai-vos uns aos outros, como eu vos amei!”

 

Dom Jaime Pedro Kohl – Bispo de Osório

 

]]>
Santuário Diocesano da Gruta de Nossa Senhora de Lourdes celebra 75 anos com histórias de fé e devoção 1v6z1k /santuario-diocesano-da-gruta-de-nossa-senhora-de-lourdes-celebra-75-anos-com-historias-de-fe-e-devocao-que-atravessam-o-tempo.html <![CDATA[cliente]]> Fri, 16 May 2025 17:47:36 +0000 <![CDATA[Notícias da diocese]]> <![CDATA[Slides]]> /?p=39059 <![CDATA[Dom Pedro de Alcântara se prepara para receber milhares de fiéis na 46ª Romaria em honra a Nossa Senhora de Lourdes no dia 25 de maio de 2025 e comemorar os 75 anos do Santuário Diocesano.   No coração do Litoral Norte gaúcho, um dos eventos religiosos mais tradicionais da Diocese de Osório chega a […]]]> <![CDATA[

Dom Pedro de Alcântara se prepara para receber milhares de fiéis na 46ª Romaria em honra a Nossa Senhora de Lourdes no dia 25 de maio de 2025 e comemorar os 75 anos do Santuário Diocesano.

 

No coração do Litoral Norte gaúcho, um dos eventos religiosos mais tradicionais da Diocese de Osório chega a uma marca histórica: os 75 anos do Santuário Diocesano da Gruta de Nossa Senhora de Lourdes.

A celebração ganha ainda mais significado com a realização da 46ª Romaria, no dia 25 de maio de 2025, quando milhares de devotos devem percorrer os caminhos da região rumo à Gruta, em um testemunho vivo da devoção que moldou a identidade religiosa e comunitária de Dom Pedro de Alcântara e região.

 

2d553p

Paulo Olavo e Helena Paulo 3u3r6y

2d553p

O tempo parece pouco diante da intensidade das memórias daqueles que acompanharam a origem do Santuário e viram nascer a Romaria anual. Para seu Olavo Paulo, de 85 anos, e dona Helena Paulo, de 87, a história da gruta começa com um gesto quase de improviso e fé.
“Para descobrir a gruta, se tinham ou não tinham condições, eles emendaram ripa, uma ripa na outra… iam pregando degrau por degrau para subir lá em cima pela escada”, recorda Olavo.

Foi assim que a comunidade, ao lado do pároco da época, Pe. Luiz José Benini, conseguiu levar a imagem da santa para o alto da gruta, em 1950. “A Santa foi subida por roldanas em três pedaços”, conta ele, lembrando do calor intenso do dia 11 de fevereiro daquele ano, quando a inauguração reuniu figuras do governo municipal e estadual, o bispo de Caxias do Sul, dom José Barea, e um grande número de fiéis.

As primeiras celebrações foram simples, com doces feitos em casa e vendidos em mesas improvisadas. “Era tudo meio a bala, como a gente diz”, ri Helena, relembrando também o episódio que um paraquedista saltou de um avião de pequeno porte sobre a mata, numa tentativa inusitada de abrilhantar o evento. O cenário era humilde, mas o espírito era grande – e cresceu com o tempo. “Chegou ao ponto que chegou”, resume ele Olavo.

Manoel Selau e Maria Medianeira 411j28

Entre os que mantêm viva essa tradição também está o Manuel Selau e Maria Medianeira, que há mais de uma década dedicam-se intensamente à Romaria. Desde que se mudaram para a localidade de São Brás, nunca deixaram de participar. “Eu me lembro que a gente não falhou nenhuma”, conta Manuel. Com o tempo, ajudaram a erguer estruturas como a cozinha comunitária e, mesmo com problemas de saúde, continuaram servindo com alegria. “Eu estava no hospital, com muita dor… pedi à Nossa Senhora que me ajudasse a resistir. E meu neto participou da Romaria vestido de anjo”, conta Maria.

A fé, para eles, se manifesta em forma de ação, sacrifício e serviço. Em cada romaria, Maria convida todos a se unirem nesse espírito. “Nossa Senhora de Lourdes é uma santa que faz muitos milagres. Quem tem fé precisa fazer um sacrifício e chegar até aqui.”

 

2d553p

Terezinha Fernandes

Mais do que uma tradição, a romaria é um modo de vida para dona Terezinha Fernandes, que, com mais de 90 anos, segue firme a cada nova edição. “Quando começou, a gente não sabia que ia dar tanta gente. Chegamos lá e começou a vir gente, gente… Não sabíamos o que fazer!”, diz ela, rememorando os tempos em que pastel, café e rosca eram as ofertas disponíveis, antes mesmo do almoço ser organizado.

Teresa também guarda na memória momentos de dor e esperança. “Eu fazia tanta promessa por causa do meu filho… Ele ficou em coma, e me disseram que a decisão estava nas minhas mãos. ei a noite toda rezando. Deus me ajudou muito com a minha fé.”

Esses relatos, emocionantes e repletos de espiritualidade, ilustram como o Santuário Diocesano da Gruta de Nossa Senhora de Lourdes não é apenas um ponto turístico ou religioso: é um lugar sagrado construído com sacrifício, amor e o envolvimento de toda uma comunidade.

A cada degrau improvisado, a cada doce vendido em mesas frágeis, a cada oração feita em silêncio ou em público, o Santuário em meio à natureza exuberante em vale com mata nativa de Dom Pedro de Alcântara se tornou sinônimo de fé vivida.

No dia 25 de maio de 2025 será dia de renovar promessas, agradecer graças alcançadas e manter viva a chama da devoção à Nossa Senhora de Lourdes. Como dizem os romeiros, não se trata apenas de um evento, mas de uma caminhada coletiva de fé que já dura três quartos de século, e que, ao que tudo indica, só tende a crescer na fé e na esperança.

 

Confira a programação completa: 6g1m14

 

]]>
Encontro para Assessores da Infância e Adolescência Missionária será em Dom Pedro de Alcântara de 13 a 15 de junho 114r4m /encontro-para-assessores-da-infancia-e-adolescencia-missionaria-efaiam-2025-sera-em-dom-pedro-de-alcantara-de-13-a-15-de-junho.html <![CDATA[cliente]]> Wed, 14 May 2025 23:50:59 +0000 <![CDATA[Notícias da diocese]]> <![CDATA[Slides]]> /?p=39054 <![CDATA[Formação é voltada para maiores de 16 anos interessados em assessorar grupos missionários com crianças e adolescentes.   De 13 a 15 de junho de 2025, de sexta-feira a domingo, o Encontro de Formação para novos Assessores da Infância e Adolescência Missionária (EFAIAM) será realizado no Centro de Pastoral São Pio X, localizado na Rua […]]]> <![CDATA[

Formação é voltada para maiores de 16 anos interessados em assessorar grupos missionários com crianças e adolescentes.

 

De 13 a 15 de junho de 2025, de sexta-feira a domingo, o Encontro de Formação para novos Assessores da Infância e Adolescência Missionária (EFAIAM) será realizado no Centro de Pastoral São Pio X, localizado na Rua Padre Jorge, em Dom Pedro de Alcântara.

O EFAIAM tem como objetivo orientar adultos e jovens a partir dos 16 anos interessados em assessorar grupos de crianças e adolescentes, promovendo o carisma da missão universal incentivado pelas Pontifícias Obras Missionárias.

De acordo com a coordenação diocesana da Infância e Adolescência Missionária e do Conselho Missionário Diocesano (COMIDI), responsáveis em promover esta formação, “para termos uma Igreja genuinamente missionária, precisamos começar a despertar o espírito missionário já nas crianças, para que tenhamos jovens e adultos comprometidos com esta dimensão da Igreja.”.

Além disso, é o desejo do bispo da Diocese de Osório, dom Jaime Pedro Kohl, que tenhamos pelo menos um grupo de Infância e Adolescência Missionária em cada paróquia da Diocese.

Segundo o assessor eclesiástico do COMIDI, Pe. Ildomar Danelon, na formação estão previstos aprofundamentos sobre as temáticas do subsídio de formação para assessores, como: fundamentos da missão; história e carisma da IAM; padroeiros, fundadores e símbolos; doze os para organizar a IAM; espiritualidade missionária; perfil do assessor; metodologia das quatro áreas integradas; desenvolvimento das crianças e adolescentes.

Os chamados a atuar nessa área nas paróquias da Diocese de Osório podem se inscrever no encontro mediante pagamento e contato com a organização.

“Saudações a todas as crianças e adolescentes do mundo, sempre amigos!” é o lema que guia aqueles que participam da Infância e Adolescência Missionária (IAM), comprometidos em resgatar e manter viva a dimensão da missão universal da Igreja.

 

INSCRIÇÃO 29k6v

Além do QRCODE, para realizar a inscrição, clique AQUI!

 

PROGRAMAÇÃO n2l1s

A recepção dos participantes será na sexta-feira (13/06), a partir das 18h30min, no Centro de Pastoral São Pio X. O término do encontro está previsto para o domingo (15/06), após o almoço.

 

INVESTIMENTO z2m6g

O valor da inscrição é de R$ 150,00 por pessoa, o que inclui hospedagem, alimentação, material e assessoria. O pagamento deve ser feito via PIX para o F 611.897.230-34, em nome de Padre Ildomar Ambos Danelon. Após o pagamento e inscrição, e AQUI o grupo no WhatsApp para receber orientações.

 

O QUE LEVAR 4m3360

* Itens de higiene pessoal
* Roupas de cama (lençol, cobertor, travesseiro)
* Toalha de banho
* Caderno e caneta para anotações
* Bíblia
* Instrumentos musicais (como violão), para quem souber tocar

 

INFORMAÇÕES 4m342h

Para mais informações, entre em contato pelos telefones: (51) 99666-5352 ou (51) 99699-9257.

 

]]>
Dom Jaime Kohl embarca para Moçambique a fim de visitar a missão do Regional Sul 3 2t3q56 /dom-jaime-kohl-embarca-para-mocambique-a-fim-de-visitar-a-missao-do-regional-sul-3.html <![CDATA[cliente]]> Wed, 14 May 2025 17:41:47 +0000 <![CDATA[Notícias da diocese]]> <![CDATA[Slides]]> /?p=39049 <![CDATA[A equipe missionária de Moçambique se prepara para receber nos próximos dias a visita de dom Jaime Pedro Kohl, Bispo de Osório e Referencial para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial no Regional Sul 3. Dom Jaime embarcou na manhã desta quarta-feira (14) em Porto Alegre rumo à Nampula. Entre os objetivos da visita do […]]]> <![CDATA[

A equipe missionária de Moçambique se prepara para receber nos próximos dias a visita de dom Jaime Pedro Kohl, Bispo de Osório e Referencial para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial no Regional Sul 3. Dom Jaime embarcou na manhã desta quarta-feira (14) em Porto Alegre rumo à Nampula.

Entre os objetivos da visita do bispo, estão o acompanhamento à missão e aos missionários; o encontro com o Arcebispo de Nampula, dom Inácio Saúre; e a visita às paróquias e aos projetos desenvolvidos pela missão do RS em Moçambique.

“Serão duas semanas para estar junto, conversar com eles, alinhar o projeto com a Arquidiocese de Nampula, de quem estamos a serviço”, relata dom Jaime.

Para o bispo referencial, esta é a sétima vez que viaja ao país africano a fim de visitar e acompanhar a missão. Segundo ele, “uma viagem que tem os seus desafios, mas vou com alegria e confiante. Vamos a serviço. Conto com a caridade e oração de todos para que minha visita alcance os frutos desejados e lembro que a missão se faz com os pés de quem parte, as mãos que oram e os corações que partilham”, disse dom Jaime.

 

Programação 2e101n

Na agenda dos 12 dias em que dom Jaime estará na missão, estão previstas visitas às paróquias de Larde e Micane, as duas acompanhadas pelos missionários. Além disso, dom Jaime também tem prevista uma audiência com o arcebispo da Igreja Local, a fim de firmar o contrato de parceria entre o Regional Sul 3 e a Arquidiocese de Nampula. 

Além disso, dom Jaime também visitará os projetos Murima wa Mwana e a Biblioteca Watana, além do Lar Vocacional, que acolhe os vocacionados das duas paróquias em Moma.

O retorno está previsto para o dia 27, chegando em Porto Alegre na noite de 28 de maio.

 

A missão em Moçambique 6z675q

A pequena Vila de Moma, no litoral da Província de Nampula, acolhe a casa dos missionários do Regional Sul 3 em Moçambique. A Igreja do RS, através do projeto Igrejas Solidárias entre a Arquidiocese de Nampula e o Regional Sul 3, envia missionários e missionárias para compor uma única equipe missionária, que é, inicialmente, presença junto ao povo macua.

Desde 1994, foram cerca de 70 enviados pelo Regional Sul 3 a Moçambique. Normalmente, os missionários e missionárias são enviados por um período de três anos e integram juntos a equipe missionária. Atualmente, em Moma, são missionários do Projeto Igrejas Solidárias o Leigo Benedito Salvador Ataguile, da Diocese de Osório e o Pe. Henrique Neis, da Diocese de Novo Hamburgo. Na missão também está o Pe. Josemar Silva, do Regional Sul 4, responsável pela paróquia de Larde.

Em preparação para partir para Moçambique está o Pe. Mauro Argenton, da Diocese de Frederico Westphalen, com previsão de embarque no dia 16 de junho. Pe. Mauro ará a integrar a equipe de Moma, se somando ao Pe. Henrique e ao leigo Benedito.

Desde 2023, na paróquia de Micane também está a comunidade das Irmãs Filhas do Amor Divino, composta pelas irmãs Ilca Welter, Lourdes Dill, Maria Madalena de Andrade e Rita Lori Finkler.

 

Fonte: Victória Holzbach | COMIRE

 

 

 

]]>
Jubileu dos Comunicadores será realizado em Osório no dia 31 de maio 5ja6e /jubileu-dos-comunicadores-sera-realizado-em-osorio-no-dia-31-de-maio.html <![CDATA[cliente]]> Wed, 14 May 2025 13:35:09 +0000 <![CDATA[Notícias da diocese]]> <![CDATA[Slides]]> /?p=39044 <![CDATA[Evento marcará encontro de agentes da Pastoral da Comunicação (Pascom) da Diocese de Osório e contará com momento formativo com o bispo dom Jaime Pedro Kohl.   A cidade de Osório sediará, no dia 31 de maio, sábado, o Jubileu dos Comunicadores, reunindo os agentes da Pastoral da Comunicação (Pascom) da Diocese de Osório. O […]]]> <![CDATA[

Evento marcará encontro de agentes da Pastoral da Comunicação (Pascom) da Diocese de Osório e contará com momento formativo com o bispo dom Jaime Pedro Kohl.

 

A cidade de Osório sediará, no dia 31 de maio, sábado, o Jubileu dos Comunicadores, reunindo os agentes da Pastoral da Comunicação (Pascom) da Diocese de Osório. O evento acontecerá na Sala do Papa Francisco, anexa ao salão paroquial da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, com início às 15h.

Na ocasião, todos os agentes da Pascom serão acolhidos e participarão de um momento formativo conduzido pelo bispo dom Jaime Pedro Kohl, que abordará a Mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial das Comunicações Sociais deste ano, celebrado no dia 1º de junho. A programação é incentivada pela Coordenação Regional da Pascom Sul 3, em sintonia com o espírito de unidade e missão da comunicação eclesial.

Ao final do encontro, às 17h15, os participantes realizarão uma peregrinação até a Catedral Nossa Senhora da Conceição, unindo-se espiritualmente ao Ano Jubilar “Peregrinos da Esperança”, convocado pela Igreja.

O Jubileu dos Comunicadores em Osório será um momento de fé, formação e comunhão, fortalecendo a missão evangelizadora por meio da comunicação. A expectativa é de que o evento reforce os laços entre os comunicadores da diocese e aprofunde o compromisso pastoral de levar a Boa Nova com esperança e responsabilidade.

A coordenação diocesana da Pascom pede que seja confirmada a presença até o dia 28/05, pelo WhatsApp: 51-984101945.

 

 

]]>
Escola de Liturgia chega à Área Pastoral de Osório neste sábado (17) 5g616h /escola-de-liturgia-chega-a-area-pastoral-de-osorio-neste-sabado-17.html <![CDATA[cliente]]> Tue, 13 May 2025 13:38:16 +0000 <![CDATA[Notícias da diocese]]> <![CDATA[Slides]]> /?p=39039 <![CDATA[A Escola de Liturgia, promovida pela Comissão Diocesana de Liturgia como uma das ações previstas no Plano de Pastoral da Diocese, segue com suas atividades e, neste sábado, dia 17, será a vez da Área Pastoral de Osório participar da formação. O encontro acontecerá em Cidreira e reunirá todos os ministérios litúrgicos e demais pessoas […]]]> <![CDATA[

A Escola de Liturgia, promovida pela Comissão Diocesana de Liturgia como uma das ações previstas no Plano de Pastoral da Diocese, segue com suas atividades e, neste sábado, dia 17, será a vez da Área Pastoral de Osório participar da formação.

O encontro acontecerá em Cidreira e reunirá todos os ministérios litúrgicos e demais pessoas envolvidas nas celebrações da área pastoral, formada pelas seguintes paróquias: Nossa Senhora da Conceição (Osório), Nossa Senhora de Caravaggio (Osório), Nossa Senhora da Saúde (Cidreira), Santo Antônio de Pádua (Balneário Pinhal) e São José (Palmares do Sul e Capivari do Sul).

O evento é voltado para acólitos, cantores, coroinhas, leitores, ministros da Sagrada Comunhão, salmistas e demais agentes que atuam na liturgia. A participação é essencial para fortalecer o serviço litúrgico nas comunidades e aprofundar os conhecimentos sobre a espiritualidade e a prática litúrgica.

Os participantes são orientados a levar um lanche para o café partilhado, enquanto o almoço será oferecido no local.

2d553p

Trajetória de formação 2w225f

A primeira etapa da Escola, chamada de “núcleo comum”, já foi realizada no dia 5 de abril na Área Pastoral de Três Cachoeiras e no dia 26 de abril na Área Pastoral de Torres. A iniciativa está percorrendo todas as áreas pastorais da Diocese ao longo deste semestre, promovendo formação contínua e sólida para os agentes de pastoral litúrgica. E

A coordenadora diocesana de Liturgia, Angelita Mattos, reforça a importância da iniciativa:

“A Escola de Liturgia é uma das ações previstas no Plano de Pastoral, visando promover uma formação contínua e sólida, que fortalecerá as práticas litúrgicas em nossas comunidades.”

Informações 5o645h

Para mais informações, entre em contato via WhatsApp pelo telefone (51) 99936-8881.

]]>

46ª Romaria ao Santuário de Nossa Senhora de Lourdes no dia 25 de maio terá programação religiosa e show nacional 4t3p /46a-romaria-ao-santuario-da-gruta-sera-marcada-por-fe-acolhida-e-show-nacional-com-fernando-vinhote.html <![CDATA[cliente]]> Tue, 13 May 2025 11:43:09 +0000 <![CDATA[Notícias da diocese]]> <![CDATA[Slides]]> /?p=38845 <![CDATA[O município de Dom Pedro de Alcântara, no Litoral Norte gaúcho, se prepara para receber milhares de devotos no dia 25 de maio de 2025, para a 46ª edição da Romaria ao Santuário da Gruta, um dos eventos de fé mais tradicionais da Diocese de Osório. Neste ano, a romaria traz como tema “Com Maria, […]]]> <![CDATA[

O município de Dom Pedro de Alcântara, no Litoral Norte gaúcho, se prepara para receber milhares de devotos no dia 25 de maio de 2025, para a 46ª edição da Romaria ao Santuário da Gruta, um dos eventos de fé mais tradicionais da Diocese de Osório. Neste ano, a romaria traz como tema “Com Maria, Peregrinos de Esperança!”, em comunhão com o Ano Jubilar Peregrinos de Esperança da Igreja Católica Universal e em comemoração aos 75 anos do Santuário.

Com uma programação intensa, a abertura oficial e acolhida dos primeiros romeiros/as está prevista para as 7h da manhã. Além disso, o Terço Vocacional ocorre às 7h30min, conduzido pelo assessor eclesiástico do Serviço Diocesano de Animação Vocacional, Pe. Éderson Tiago Oliveira da Silva, e os seminaristas da Diocese, além de Missas às 8h30min, às 10h30min e às 17h, com os padres Edson Bataglin e Pe. Edivan Machado, Adoração ao Santíssimo Sacramento às 14h40min, confissões, entre outras atividades.

O pároco de Dom Pedro de Alcântara e responsável pela istração do Santuário Diocesano, Pe. Edivan Machado, reforça o convite para o evento afirmando que “a Romaria ao Santuário da Gruta de Nossa Senhora de Lourdes é um convite à comunhão, à vivência da fé em comunidade e ao encontro com Deus, sob a intercessão materna de Maria.”.

Pensando na acolhida dos fiéis, o Santuário prepara uma estrutura reforçada: praça de alimentação coberta, brinquedos infantis, espaço coberto para os Romeiros próximo ao altar monumento e opções variadas de alimentação como buffet livre, porções avulsas (saladas, rosca, arroz e espeto de churrasco), lanches, doces e bebidas.

Durante o dia, os romeiros contarão com atrações musicais, momentos teatrais e meditativos. A grande novidade desta edição será o show nacional do cantor católico Fernando Vinhote, às 15h20min, conhecido pelo hit “Pelas mãos de Maria”, uma das músicas católicas mais ouvidas no Spotify em 2025.

O evento também conta com o apoio e participação ativa do Movimento REJOC da Diocese de Osório, da Paróquia Nossa Senhora do Amparo, e de diversas entidades da região e do próprio território diocesano. Além da romaria principal, estão programadas também a Romaria dos Ciclistas no dia 01/06 e a Cavalgada da Fé nos dias 25 e 26/10.

TEXTO E IMAGENS: PROCLAMA

 

]]>
e o subsídio para o Dia Mundial das Comunicações Sociais 2025 2jl3b /e-o-subsidio-para-o-dia-mundial-das-comunicacoes-sociais-2025.html <![CDATA[cliente]]> Fri, 09 May 2025 18:46:32 +0000 <![CDATA[Artigos]]> <![CDATA[Slides]]> /?p=39029 <![CDATA[A Pascom Brasil divulgou nesta quarta-feira, 07 de maio, o subsídio para o 59º Dia Mundial das Comunicações Sociais, que neste ano será celebrado no dia 01 de junho, solenidade da Ascensão do Senhor. O conteúdo foi produzido pelo GT Formação, GT Espiritualidade e GT Produção da Pascom Brasil e servirá de auxílio para os […]]]> <![CDATA[

A Pascom Brasil divulgou nesta quarta-feira, 07 de maio, o subsídio para o 59º Dia Mundial das Comunicações Sociais, que neste ano será celebrado no dia 01 de junho, solenidade da Ascensão do Senhor. O conteúdo foi produzido pelo GT Formação, GT Espiritualidade e GT Produção da Pascom Brasil e servirá de auxílio para os agentes da Pascom aprofundarem as reflexões sobre o tema escolhido pelo Papa Franscisco e sua reflexão na mensagem “Partilhai com mansidão a esperança que está nos vossos corações”.

Cada realidade pastoral (comunidade, paróquia, diocese e regional) poderá se servir do material da melhor forma, promovendo encontros de forma presencial, ou on-line. Dentre os textos complementares de apoio sobre a temática deste ano, você vai encontrar, ainda, roteiros para rodas de conversa, roteiro de adoração ao Santíssimo Sacramento, além de dicas de leituras e de filmes sobre o assunto. Para baixar o material interativo em PDF, clique aqui.

 

Fonte: Pascom Brasil / Marcelo Godoy

 

]]>
Movimento EJC promove a I Comenda do EJC Movimento em Morrinhos do Sul 4n3b5m /movimento-ejc-promove-a-i-comenda-do-ejc-movimento-em-morrinhos-do-sul.html <![CDATA[cliente]]> Fri, 09 May 2025 18:40:47 +0000 <![CDATA[Notícias da diocese]]> <![CDATA[Slides]]> /?p=39025 <![CDATA[O Movimento Encontro de Jovens com Cristo (EJC Movimento) da Diocese de Osório realiza no dia 14 de junho de 2025 a primeira edição da Comenda do EJC Movimento, um evento especial que promete emocionar e celebrar a trajetória de fé e serviço construída por gerações de jovens e seus apoiadores. A atividade ocorrerá na […]]]> <![CDATA[

O Movimento Encontro de Jovens com Cristo (EJC Movimento) da Diocese de Osório realiza no dia 14 de junho de 2025 a primeira edição da Comenda do EJC Movimento, um evento especial que promete emocionar e celebrar a trajetória de fé e serviço construída por gerações de jovens e seus apoiadores.

A atividade ocorrerá na Comunidade Sagrada Família, localizada no centro de Morrinhos do Sul, com início às 19h, quando será celebrada a Santa Missa. Em seguida, os participantes serão acolhidos para uma recepção e jantar festivo no salão da comunidade.

Marcada por homenagens e gratidão, a Comenda do EJC Movimento tem como objetivo reconhecer publicamente as pessoas que, com dedicação e compromisso, ajudaram a fortalecer e expandir o movimento na Diocese de Osório. A proposta é tornar a noite um momento de profunda emoção, onde histórias, testemunhos e memórias reafirmem o papel transformador do EJC na vida de jovens, famílias e comunidades.

O evento é aberto à participação de todos os que desejarem celebrar a caminhada do movimento, que, ao longo dos anos, se consolidou como uma importante expressão da juventude católica no Litoral Norte do Rio Grande do Sul.

Participe dessa noite histórica e venha celebrar conosco a fé, o serviço e a missão que nos unem!” – convida a organização do EJC.

Para mais informações, os interessados podem procurar a equipe organizadora do movimento nas paróquias da Diocese de Osório.

]]>

Curso de Doutrina Social da Igreja tem início na Diocese de Osório e segue com inscrições abertas até 13 de maio 16666 /curso-de-doutrina-social-da-igreja-tem-inicio-na-diocese-de-osorio-e-segue-com-inscricoes-abertas-ate-13-de-maio.html <![CDATA[cliente]]> Fri, 09 May 2025 17:09:24 +0000 <![CDATA[Notícias da diocese]]> <![CDATA[Slides]]> /?p=39018 <![CDATA[A Diocese de Osório deu início, na noite do dia 6 de maio, terça-feira, ao Curso de Doutrina Social da Igreja (DSI), reunindo 42 leigos de diferentes pastorais, movimentos e ministérios, vindos de várias paróquias da Diocese — entre elas Capão da Canoa, Xangri-Lá, Terra de Areia, Torres, Imbé, Santo Antônio da Patrulha, Tramandaí e […]]]> <![CDATA[

A Diocese de Osório deu início, na noite do dia 6 de maio, terça-feira, ao Curso de Doutrina Social da Igreja (DSI), reunindo 42 leigos de diferentes pastorais, movimentos e ministérios, vindos de várias paróquias da Diocese — entre elas Capão da Canoa, Xangri-Lá, Terra de Areia, Torres, Imbé, Santo Antônio da Patrulha, Tramandaí e Osório. O primeiro encontro ocorreu na Sala Papa Francisco, anexa ao Salão Paroquial da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, no centro de Osório, e foi conduzido por Frei Irineu Trentin, que apresentou uma introdução à história da Doutrina Social da Igreja.

 

A formação é uma iniciativa da Diocese para oferecer subsídios sólidos àqueles que desejam aprofundar sua compreensão sobre o papel da Igreja frente aos desafios sociais contemporâneos. O curso acontecerá sempre às terças-feiras, das 19h30 às 22h, ao longo dos meses de maio, junho e julho de 2025.

Além de Frei Irineu, o ciclo de formação contará com a participação de diversos especialistas e líderes religiosos, como Padre Luciano Motti, Frei Wilson Dallagnol e o próprio bispo diocesano dom Jaime Pedro Kohl, abordando temas fundamentais da DSI, como justiça social, direitos humanos, ecologia integral e políticas públicas.

A Diocese de Osório reforça que ainda é possível se inscrever no curso até o dia 13 de maio. A participação é aberta a todos os interessados em fortalecer sua fé e atuação social a partir do pensamento e da missão da Igreja Católica.

Para mais informações, os interessados podem procurar a secretaria da paróquia ou ar os canais oficiais da Diocese.

 

 

]]>
Ouvir 4m3u44 conhecer e seguir /mensagem/ouvir-conhecer-e-seguir <![CDATA[cliente]]> Fri, 09 May 2025 12:45:50 +0000 /?post_type=mensagem&p=39003 <![CDATA[O quarto domingo da Páscoa é o Domingo do Bom Pastor, dia de oração pelas vocações e também Dia das Mães. No Evangelho, o Ressuscitado apresenta-se como aquele que conhece suas ovelhas; elas escutam sua voz e, por isso, o seguem. Sirvo-me, para esta mensagem, da reflexão que o Pe. Darci Luiz Martin faz na […]]]> <![CDATA[

O quarto domingo da Páscoa é o Domingo do Bom Pastor, dia de oração pelas vocações e também Dia das Mães. No Evangelho, o Ressuscitado apresenta-se como aquele que conhece suas ovelhas; elas escutam sua voz e, por isso, o seguem. Sirvo-me, para esta mensagem, da reflexão que o Pe. Darci Luiz Martin faz na Liturgia Diária:

“O contexto anterior à agem do Evangelho de hoje ressalta a postura dos adversários de Jesus, que duvidam do seu messianismo. Não percebem que o conjunto de suas obras é que dá testemunho dele. Diante dessa provocação, Jesus se apresenta como o verdadeiro Pastor. E, para manifestar a relação que tem conosco, utiliza-se de uma imagem então bem conhecida: o pastor com suas ovelhas. Jesus serve-se de uma pedagogia bem concreta para explicar sua mensagem, aludindo a três verbos: ouvir, conhecer e seguir.

A iniciativa é de Deus. É Ele quem nos chama. Cabe-nos ouvir sua voz de Pastor. Quem não corresponde à sua graça, isolando-se na autorreferencialidade, permanecerá surdo. Nosso tempo caracteriza-se pela pressa. O uso das redes sociais acentua a superficialidade e o isolamento, dificultando o encontro pessoal, o diálogo pausado e impedindo a escuta do outro até o fim. Quem se propõe a ouvir o outro se predispõe também a ouvir a voz do Espírito, que atua na história.

Ao ouvirmos efetivamente o verdadeiro Pastor, acontece o mútuo conhecimento: “Eu conheço minhas ovelhas, e elas me conhecem” (v. 27). Ouvindo-o, compreendemos que Ele nos ama. Relaciona-se conosco com misericórdia, não de modo frio e distante. Fazemos a experiência do Sl 100, 5: “Sua bondade perdura para sempre, seu amor é fiel eternamente.” Ter a convicção de sermos conhecidos e amados por Deus, especialmente em meio aos sofrimentos e situações difíceis, nos consola.

Quem ouve e conhece, segue! Seguir a Cristo significa caminhar com Ele, do jeito d’Ele. Não se trata da atitude de quem o acompanha em busca de fama e recompensas materiais, mas de quem se dispõe a buscar quem se perdeu (cf. Lc 15,4); de quem se interessa pelos que estão distantes, se preocupa com os que sofrem, está próximo dos caídos à beira do caminho.

Que este Ano Jubilar nos motive a fazer de Jesus nosso verdadeiro Pastor, seguindo-o não somente com palavras, mas com a prática de nossas ações.”

Aproveitemos este tempo de graça para ouvir melhor, conhecer melhor e seguir com muita alegria e esperança Aquele que prometeu permanecer conosco para sempre. Ouvir a voz do Bom Pastor e segui-lo com alegria é uma graça incalculável. Que o bom Deus abençoe todas as mães e sua nobre vocação.

 

Dom Jaime Pedro Kohl – Bispo de Osório

]]>
Habemus Papam 41152c Leão XIV é eleito novo pontífice da Igreja Católica /habemus-papam-leao-xiv-e-eleito-novo-pontifice-da-igreja-catolica.html <![CDATA[cliente]]> Fri, 09 May 2025 12:36:05 +0000 <![CDATA[Notícias da diocese]]> <![CDATA[Slides]]> /?p=38999 <![CDATA[“Annuntio vobis gaudium magnum: Habemus Papam!” A tradicional fórmula latina ecoou na tarde de hoje (8), quinta-feira, pronunciada pelo cardeal protodiácono Dominique Mamberti, anunciando ao mundo a eleição do novo papa: o cardeal Robert Francis Prevost, que escolheu o nome Leão XIV. Nascido em Chicago, nos Estados Unidos, em 14 de setembro de 1955, o […]]]> <![CDATA[

“Deus nos ama, Deus ama a todos vocês, e o mal não prevalecerá! Estamos todos nas mãos de Deus.”

Annuntio vobis gaudium magnum: Habemus Papam!” A tradicional fórmula latina ecoou na tarde de hoje (8), quinta-feira, pronunciada pelo cardeal protodiácono Dominique Mamberti, anunciando ao mundo a eleição do novo papa: o cardeal Robert Francis Prevost, que escolheu o nome Leão XIV.

Nascido em Chicago, nos Estados Unidos, em 14 de setembro de 1955, o agora papa Leão XIV torna-se o 267º Sucessor de Pedro. Aos 69 anos, Prevost é o primeiro papa oriundo da Ordem de Santo Agostinho e o segundo pontífice do continente americano.

 

 

PRIMEIRAS PALAVRAS DO NOVO PAPA 241t5n

Da sacada da Basílica de São Pedro, o novo pontífice dirigiu sua primeira saudação ao povo: “A paz esteja com todos vocês!” Com voz firme e emocionada, Leão XIV recordou o espírito do Ressuscitado e a missão da Igreja de construir pontes. “Permitam-me prosseguir com essa mesma bênção [de Francisco]: Deus nos ama, Deus ama a todos vocês, e o mal não prevalecerá! Estamos todos nas mãos de Deus.”

Em um discurso que uniu firmeza pastoral e sensibilidade missionária, o novo papa agradeceu aos cardeais pela confiança, pediu oração e colaboração do povo de Deus e reafirmou seu compromisso com a paz, o diálogo e a evangelização: “Somos discípulos de Cristo. O mundo precisa de sua luz.”

 

DE CHICAGO AO VATICANO 704s31

Filho de Louis Marius Prevost, de ascendência sa e italiana, e de Mildred Martínez, de origem espanhola, Robert Francis Prevost ingressou ainda jovem na Ordem de Santo Agostinho. Formou-se em Matemática e Filosofia na Villanova University e, posteriormente, em Teologia pela Catholic Theological Union, em Chicago. Foi ordenado sacerdote em Roma, em 1982.

Além de seus estudos em Direito Canônico na Pontifícia Universidade de Santo Tomás de Aquino, Prevost teve longa atuação missionária no Peru, onde serviu por mais de uma década na Arquidiocese de Trujillo. Ali, além de prior e formador, foi pároco de comunidades pobres e professor no seminário maior.

De volta aos Estados Unidos, foi eleito prior provincial e, depois, prior geral da Ordem Agostiniana, cargo que exerceu por dois mandatos até 2013. No ano seguinte, o papa Francisco o nomeou apostólico da diocese de Chiclayo, no Peru, onde foi posteriormente confirmado como bispo.

 

A ASCENSÃO AO CARDINALATO 6d5z1f

Com sólida formação teológica e experiência istrativa, Prevost foi chamado pelo Papa Francisco a Roma em 2023 para assumir o Dicastério para os Bispos e a Pontifícia Comissão para a América Latina. No consistório de setembro do mesmo ano, foi criado cardeal com o título de Santa Mônica.

Nos anos seguintes, teve participação ativa no Sínodo sobre a Sinodalidade, nas viagens apostólicas de Francisco e foi designado membro de diversos dicastérios da Cúria Romana, entre eles os da Evangelização, Doutrina da Fé, Igrejas Orientais e Cultura. Em fevereiro deste ano, foi promovido à ordem dos bispos, com o título da Igreja Suburbicária de Albano.

 

UM PAPA DE PONTES E ESCUTA 476is

Leão XIV assume o papado em um momento de desafios para a Igreja: secularização crescente, crises humanitárias e tensões internas. Em seu discurso inaugural, destacou a necessidade de uma Igreja missionária, aberta ao diálogo e à escuta: “Ajudai-nos também vós, e depois uns aos outros, a construir pontes, com o diálogo, com o encontro, unindo-nos a todos para sermos um só povo, sempre em paz.”

O lema episcopal de Prevost, “In Illo uno unum” (“No único [Cristo], sejamos um”), revela o espírito com que deseja conduzir a Igreja: a unidade na diversidade, guiada pela luz do Evangelho e inspirada pelo carisma de Santo Agostinho.

 

FONTE E FOTO: VATICAN NEWS

 

]]>
Conclave 5d5y5 como se elege o Papa? /conclave-como-se-elege-o-papa.html <![CDATA[cliente]]> Wed, 07 May 2025 12:31:32 +0000 <![CDATA[Artigos]]> <![CDATA[Slides]]> /?p=38995 <![CDATA[Desde o voto dos cardeais eleitores até a contagem das cédulas que são queimadas em um fogão de ferro fundido de 1939, todos os detalhes do que acontece na Capela Sistina.   Os 133 cardeais eleitores convocados para escolher o 267º Romano Pontífice terão em suas mãos uma cédula retangular com essa escrita na metade […]]]> <![CDATA[

Desde o voto dos cardeais eleitores até a contagem das cédulas que são queimadas em um fogão de ferro fundido de 1939, todos os detalhes do que acontece na Capela Sistina.  

Os 133 cardeais eleitores convocados para escolher o 267º Romano Pontífice terão em suas mãos uma cédula retangular com essa escrita na metade superior e “o local para escrever o nome do eleito” na metade inferior e “feita de tal forma que possa ser dobrada em dois”. Tudo isso está meticulosamente descrito na Constituição Apostólica Universi Dominici Gregis.  

 

A distribuição das cédulas 2i24i

Preparadas e distribuídas as cédulas pelos cerimoniários (pelo menos duas ou três para cada cardeal eleitor), o último cardeal diácono sorteia, entre todos os cardeais eleitores, três escrutinadores, três encarregados de coletar os votos dos enfermos (infirmarii) e três revisores. Se nesse sorteio forem sorteados os nomes dos cardeais eleitores que, devido a enfermidade ou outro motivo, não puderem desempenhar essas funções, os nomes de outros cardeais serão sorteados em seu lugar. Essa é a fase de pré-escrutínio. Antes que os eleitores comecem a escrever, o secretário do Colégio de cardeais, o mestre das Celebrações Litúrgicas Pontifícias e os cerimoniários devem deixar a Capela Sistina, depois o último cardeal diácono fecha a porta, abrindo-a e fechando-a quantas vezes forem necessárias, como quando os infirmarii saem para coletar os votos dos enfermos e retornam à Capela.  

 

A votação 2pt4a

Cada cardeal eleitor, em ordem de precedência, depois de ter escrito e dobrado a cédula, segurando-a elevada de modo que fique visível, leva-a ao altar, onde ficam os escrutinadores e sobre o qual é colocado um recipiente coberto com um prato para recolher as cédulas”.

Chamo como minha testemunha Cristo Senhor, que me julgará, que meu voto é dado àquele que, segundo Deus, considero que deva ser eleito”.

Essa é a fórmula que cada cardeal dirá em voz alta. Em seguida, ele coloca a cédula no prato e, com isso, a introduz no recipiente. Ao término, ele se curva diante do altar e retorna ao seu assento. Os cardeais eleitores presentes na Capela Sistina, que não podem ir ao altar por estarem enfermos, têm a ajuda do último dos escrutinadores que se aproxima deles: depois de pronunciar o juramento, eles entregam a cédula dobrada ao escrutinador, que a leva bem visivelmente ao altar e, sem pronunciar o juramento, a coloca no prato e, com isso, a introduz no recipiente.  

 

Como votam os cardeais enfermos 6o5v6u

O nome do Pontífice, a “certidão de nascimento” do novo Papa

Se houver cardeais eleitores enfermos em seus quartos, os três infirmarii vão até lá com um número apropriado de cédulas em uma pequena bandeja e uma caixa entregue pelos escrutinadores e aberta publicamente por eles, para que os outros eleitores possam ver que está vazia, e depois fechada com uma chave colocada no altar. Essa caixa tem uma abertura na parte superior pela qual uma cédula dobrada pode ser inserida. Os enfermos votam da mesma forma que os outros cardeais e, em seguida, os infirmarii levam a caixa de volta à Capela Sistina, que é aberta pelos escrutinadores depois que os cardeais presentes depositam seu voto. Os escrutinadores contam as cédulas na caixa e, depois de verificar que seu número corresponde ao dos enfermos, colocam-nas uma a uma no prato e, com isso, introduzem todas juntas no recipiente.

 

O escrutínio m4s67

Após todos os eleitores terem colocado suas cédulas na urna, o primeiro escrutinador sacode a urna várias vezes para embaralhar as cédulas e, imediatamente depois, o último escrutinador procede à contagem das cédulas, retirando-as visivelmente uma a uma da urna e colocando-as em outro recipiente vazio. Se o número de cédulas não corresponder ao número de eleitores, todas elas deverão ser queimadas e uma segunda votação deverá ser realizada imediatamente. Se, ao invés, corresponder ao número de eleitores, segue-se a contagem. Os três escrutinadores sentam-se em uma mesa em frente ao altar: o primeiro pega uma cédula, abre-a, observa o nome do eleito e a a para o segundo, que, depois de verificar o nome do eleito, a a para o terceiro, que a lê em voz alta – para que todos os eleitores presentes possam marcar o voto em uma folha reservada para isso – e anota o nome lido.

Se, durante a apuração, os escrutinadores encontrarem duas cédulas dobradas de modo que pareçam ter sido preenchidas por um único eleitor, se elas tiverem o mesmo nome, serão contadas como um único voto; se, ao invés, tiverem dois nomes diferentes, nenhum dos votos será válido, mas em nenhum dos casos a votação será anulada. Quando a contagem das cédulas termina, os escrutinadores somam os votos obtidos pelos vários nomes e os anotam em uma folha de papel separada. O último dos escrutinadores, na medida em que lê as cédulas, perfura-as com uma agulha no ponto em que a palavra Eligo está localizada e as insere em uma linha, para que possam ser preservadas com mais segurança. Quando a leitura dos nomes é concluída, as pontas da linha são amarradas com um nó e as cédulas são colocadas em um recipiente ou em um dos lados da mesa. A este ponto, os votos são contados e, depois de conferidos, as cédulas são queimadas em um fogão de ferro fundido usado pela primeira vez durante o Conclave de 1939. Um segundo fogão, de 2005, conectado, é usado para os produtos químicos que devem dar a cor preta no caso de não eleição e branca no caso de eleição.

 

O quorum necessário 1k4o6d

São necessários pelo menos 2/3 (dois terços) dos votos para eleger o Romano Pontífice. No caso específico do Conclave que começará na quarta-feira, 7 de maio, serão necessários 89 votos para eleger o Papa, sendo que o número de cardeais eleitores é 133.

Independentemente de o Papa ser eleito ou não, os revisores devem verificar as cédulas e as anotações feitas pelos escrutinadores, para garantir que eles tenham cumprido sua tarefa com exatidão e fidelidade. Imediatamente após a revisão, antes que os cardeais eleitores deixem a Capela Sistina, todas as cédulas são queimadas pelos escrutinadores, com a ajuda do secretário do Colégio e dos cerimoniários, chamados nesse meio tempo pelo último cardeal diácono. Se, ao invés, uma segunda votação for realizada imediatamente, as cédulas da primeira votação serão queimadas somente no final, juntamente com as da segunda votação.

 

Votações 1s6u56

As votações são feitas todos os dias, duas vezes pela manhã e duas vezes à tarde, e se os cardeais eleitores tiverem dificuldade em chegar a um acordo sobre a pessoa a ser eleita, após três dias sem resultado, as votações são suspensas por no máximo um dia, para uma pausa de oração, discussão livre entre os eleitores e uma breve exortação espiritual, feita pelo primeiro cardeal da ordem dos diáconos. A votação é então retomada. Depois de sete escrutínios, se a eleição não tiver ocorrido, há outra pausa para oração, conversação e exortação, feita pelo cardeal primeiro da ordem dos presbíteros. Em seguida, outra série de sete escrutínios é eventualmente realizada e, se a eleição não tiver ocorrido, há outra pausa para oração, conversação e exortação, realizada pelo cardeal primeiro da ordem dos bispos. Em seguida, a votação é retomada, com um máximo de sete escrutínios. Se não houver eleição, um dia é reservado para oração, reflexão e diálogo e, nas votações subsequentes, a escolha deve ser feita entre os dois nomes que receberam o maior número de votos no escrutínio anterior. Nesses escrutínios, também é necessária uma maioria qualificada de pelo menos dois terços dos cardeais presentes e votantes, mas, nessas votações, os dois cardeais para os quais se pede o voto não podem votar.

 

Fonte: Vatican News

]]>
Tudo pronto para o Conclave que inicia amanhã (7) 1g5d37 com 133 cardeais eleitores /tudo-pronto-para-o-conclave-que-inicia-amanha-7-com-133-cardeais-eleitores.html <![CDATA[cliente]]> Tue, 06 May 2025 12:27:15 +0000 <![CDATA[Artigos]]> <![CDATA[Slides]]> /?p=38992 <![CDATA[Com a presença confirmada dos 133 cardeais eleitores, os preparativos para o Conclave seguem em ritmo acelerado no Vaticano. Segundo comunicado do diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Matteo Bruni, todos os eleitores estão em Roma e participaram, na última segunda-feira (6), de duas sessões das Congregações Gerais — a décima no período […]]]> <![CDATA[

Com a presença confirmada dos 133 cardeais eleitores, os preparativos para o Conclave seguem em ritmo acelerado no Vaticano. Segundo comunicado do diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Matteo Bruni, todos os eleitores estão em Roma e participaram, na última segunda-feira (6), de duas sessões das Congregações Gerais — a décima no período da manhã e outra no turno da tarde.

No total, 179 cardeais estiveram presentes na Congregação matutina, incluindo os 132 eleitores que participaram ativamente das discussões. Durante o encontro, foram registradas 26 intervenções abordando temas cruciais para a Igreja e o futuro Pontificado. Entre os principais pontos debatidos estiveram o direito canônico, a missão evangelizadora da Igreja, o papel da Caritas na assistência aos pobres, e a relevância da mensagem cristã diante da atenção da mídia internacional.

Também foram lembradas as orações feitas durante a pandemia de COVID-19, consideradas símbolo de esperança em meio à adversidade. Sobre o novo Papa, diversos cardeais expressaram o desejo por um pastor próximo do povo, com espírito de comunhão e capaz de enfrentar os desafios contemporâneos, como a fragmentação global, as guerras, a crise ecológica e a transmissão da fé.

Outros temas de destaque incluíram o papel das mulheres na Igreja em tempos de sinodalidade, as vocações sacerdotais, a importância da família, a educação dos filhos, e o valor dos documentos do Concílio Vaticano II — especialmente a constituição Dei Verbum, que trata da Palavra de Deus como alimento espiritual.

Durante a tarde, aproximadamente 20 novas intervenções foram realizadas, com foco em questões como migração, conflitos armados, eclesiologia da comunhão, atuação das seitas e a responsabilidade dos cardeais no apoio ao futuro Pontífice. Segundo Bruni, todos os esforços estão sendo feitos para garantir que cada cardeal tenha a oportunidade de se manifestar durante as sessões preparatórias.

Paralelamente às discussões, o cardeal Giovanni Battista Re, Decano do Colégio Cardinalício, informou que o Camerlengo, cardeal Kevin Farrell, realizou no sábado o sorteio dos quartos que serão ocupados pelos cardeais durante o Conclave. Os eleitores ficarão hospedados na Casa Santa Marta e na antiga residência anexa, com liberdade para se deslocarem até a Capela Sistina a pé, por um trajeto reservado e seguro.

Os preparativos logísticos também seguem em fase final. A montagem da Capela Sistina está praticamente concluída, e os cardeais poderão fazer check-in nas acomodações a partir de terça-feira. Além disso, na segunda-feira, cerca de cem eclesiásticos e leigos participaram da cerimônia de juramento de confidencialidade na Capela Paulina, comprometendo-se com o sigilo absoluto das atividades do Conclave.

Como medida de segurança e preservação do isolamento necessário, a partir das 15h (horário local) do dia 7 de maio, todos os sistemas de transmissão de sinais móveis e de rádio dentro do território do Estado da Cidade do Vaticano serão desativados, com exceção da área de Castel Gandolfo. A comunicação será restabelecida apenas após o anúncio oficial da eleição do novo Papa.

A próxima e 12ª Congregação Geral está agendada para esta terça-feira, 6 de maio, às 9h. O Conclave, que reunirá os cardeais eleitores na Capela Sistina em um processo sigiloso, deverá começar na quarta-feira, 7 de maio, marcando o início da escolha do novo sucessor de São Pedro.

 

 

]]>
Regional Sul 3 lança material da Coleta de Pentecostes 5s5g2b para a Missão em Moçambique /regional-sul-3-lanca-material-da-coleta-de-pentecostes-para-a-missao-em-mocambique.html <![CDATA[cliente]]> Mon, 05 May 2025 11:36:04 +0000 <![CDATA[Notícias da diocese]]> <![CDATA[Slides]]> /?p=38989 <![CDATA[São mais de 30 anos de história e mais de 70 missionários enviados no projeto Igrejas Solidárias, uma parceria entre a Igreja Católica do Rio Grande do Sul e a Arquidiocese de Nampula, no norte de Moçambique. Este projeto de missão além fronteiras só se concretizou e segue existindo graças ao compromisso da Igreja de todo o […]]]> <![CDATA[

São mais de 30 anos de história e mais de 70 missionários enviados no projeto Igrejas Solidárias, uma parceria entre a Igreja Católica do Rio Grande do Sul e a Arquidiocese de Nampula, no norte de Moçambique.

Este projeto de missão além fronteiras só se concretizou e segue existindo graças ao compromisso da Igreja de todo o Rio Grande do Sul, que assumiu a Solenidade de Pentecostes como momento fundamental de mobilização de recursos em favor de Moçambique.

Por isso, o Regional Sul 3 e o Conselho Missionário Regional lançam os materiais para a motivação da Coleta de Pentecostes em cada comunidade, paróquia e arqui/diocese do Estado.

 

2d553p

Muitos formatos para ir mais longe 39622t

Para garantir que a campanha de mobilização para a Coleta de Pentecostes chegue em todos os recantos do Rio Grande do Sul, a coordenação do COMIRE preparou diversas peças: cartazes e envelopes impressos e cartões digitais em diversos formatos.

O material físico – mais de 4100 cartazes e 135 mil envelopes – chega em todas as 18 arqui/dioceses do Rio Grande do Sul até a próxima sexta-feira, 02 de abril, para garantir a distribuição em todas as comunidades e paróquias até o dia da coleta.

Além disso, já estão disponíveis as artes em diversos tamanhos, para serem utilizadas em stories do Facebook e Instagram, capa de Facebook, post, carrossel, e outros.

Você pode ar e baixar todas as peças, em diversos formatos no Drive, basta clicar aqui.

Outras forma de contribuir 673g39

Uma possibilidade importante na mobilização da Coleta de Pentecostes é a disposição do PIX para contribuição. A modalidade facilita para contribuição tanto dos gaúchos e gaúchas que preferem contribuir diretamente pelo seu banco, quanto para aqueles que estão fora do Rio Grande do Sul e também gostariam de ajudar a missão em Moçambique.

O QR Code abaixo também está disponível nos cartazes e envelopes da Coleta e a transferência também pode ser realizada pela chave [email protected]r.

 

A missão em Moçambique 6z675q

Desde 1994, a atuação das equipes missionárias priorizou as áreas da saúde, educação, promoção da mulher e direitos humanos, aliadas ao atendimento religioso e pastoral. Atualmente, a equipe missionária é responsável pelo acompanhamento a duas paróquias que somam mais de 150 comunidades e mantém dois projetos sociais na área da educação: uma Biblioteca Comunitária que disponibiliza o aos livros para alunos da Vila de Moma e o projeto de alfabetização e reforço escolar Murima Wa Mwana (Coração de Criança), que conta com 9 turmas, atendendo 179 crianças e adolescentes e 23 adultos.

Além disso, desde 2009, a missão em Moçambique mantém um Lar Vocacional, que acolhe jovens rapazes para o discernimento vocacional. Neste tempo, seguem estudando na escola regular e são acompanhados pela equipe missionária em seu processo de amadurecimento e discernimento. Quando concluem a 12ª classe, escolhem seguir o caminho vocacional nas congregações ou no seminário arquidiocesano.

Atualmente, em Moma, são missionários do Projeto Igrejas Solidárias: Benedito Salvador Ataguile, da Diocese de Osório e o Pe. Henrique Neis, da Diocese de Novo Hamburgo. Em preparação para partir em missão está o Pe. Mauro Argenton, da Diocese de Frederico Westphalen.

Fonte: CNNB

 

]]>
Você me ama mais do que estes? 1c6g1b /mensagem/voce-me-ama-mais-do-que-estes <![CDATA[cliente]]> Fri, 02 May 2025 20:39:22 +0000 /?post_type=mensagem&p=38988 <![CDATA[Para o terceiro Domingo de Páscoa, temos uma das mais belas e emocionantes narrativas da aparição do Ressuscitado a um grupo de discípulos de Jesus. ado o evento da morte de Jesus, os apóstolos voltaram às suas atividades normais. Tudo parecia ter acabado. Ainda não tinha “caído a ficha” dos escolhidos para continuar a missão […]]]> <![CDATA[

Para o terceiro Domingo de Páscoa, temos uma das mais belas e emocionantes narrativas da aparição do Ressuscitado a um grupo de discípulos de Jesus.

ado o evento da morte de Jesus, os apóstolos voltaram às suas atividades normais. Tudo parecia ter acabado. Ainda não tinha “caído a ficha” dos escolhidos para continuar a missão de Jesus na história. Tudo parecia terminado. Pedro parece ter esquecido a responsabilidade recebida de tomar a frente da obra inaugurada pelo Mestre e diz aos colegas: “Eu vou pescar”. Eles responderam: “Também vamos contigo!”. Pescaram a noite inteira e nada apanharam.

Já amanhecia quando, frustrados pelo insucesso, apareceu alguém na margem que perguntou: “Tendes algo para comer?”. Tendo respondido que não, esse alguém sugeriu: “Lançai a rede à direita da barca e achareis”. Lançaram as redes e, qual não foi a surpresa: a rede ficou tão cheia de peixes que quase não conseguiam puxá-la para a margem.

Diante do fato extraordinário, o discípulo amado disse a Pedro: “É o Senhor!”. Ouvindo dizer que era o Senhor, Pedro correu para verificar a feliz surpresa. Não foi difícil concluir que era Ele, o Crucificado que ressuscitou e continua a operar os milagres de outrora. Como em tão pouco tempo estavam esquecendo sua vocação-missão, rapidamente recuperaram a memória e retornaram o entusiasmo e a esperança com a sua presença física.

Depois da comensalidade, o Ressuscitado testa a fé/amor de Pedro, perguntando: “Simão, filho de João, tu me amas mais do que estes?”. E ele: “Sim, Senhor, tu sabes que eu te amo”. Ao que Jesus responde: “Apascenta os meus cordeiros”. Perguntou uma segunda e uma terceira vez: “Tu me amas?”.

E Pedro confessou: “Senhor, tu sabes tudo, tu sabes que eu te amo”. E Jesus: “Apascenta as minhas ovelhas”. Com isso, Pedro viu-se confirmado em sua nova missão de pastorear o novo povo de Deus.
Lembrando que a Páscoa é Cristo presente — agem da morte para a vida, da escravidão para a liberdade, do pecado para a graça — para todos os que creem na ressurreição, curtamos essa presença misteriosa e apaixonante.

Soltemos as cordas do nosso coração para cantarmos com júbilo e alegria a vitória do Crucificado-Ressuscitado. Amemos e deixemo-nos amar por Ele, que deu sua vida por amor. Vamos, também nós, pescar com Jesus Ressuscitado! Deixemos que Ele entre no barco de nossa vida, família e comunidade, e os resultados serão incalculáveis, especialmente em termos de alegria e esperança que brotam da fé.

Deixemos ressoar a pergunta fatídica: “Você me ama mais do que estes?”

Dom Jaime Pedro Kohl – Bispo de Osório

 

]]>
Setor Juventude da Diocese de Osório apresenta equipe e projetos para 2025 4o3y9 /setor-juventude-da-diocese-de-osorio-apresenta-equipe-e-projetos-para-2025.html <![CDATA[cliente]]> Wed, 30 Apr 2025 12:40:21 +0000 <![CDATA[Notícias da diocese]]> <![CDATA[Slides]]> /?p=38976 <![CDATA[A Diocese de Osório anunciou, com alegria e entusiasmo, a nova equipe que estará à frente do Setor Juventude em 2025. O grupo dará continuidade a missão de fortalecer o trabalho pastoral com os jovens, promovendo espaços de escuta, articulação e formação em todos as regiões da diocese.   O que é o Setor Juventude? […]]]> <![CDATA[

A Diocese de Osório anunciou, com alegria e entusiasmo, a nova equipe que estará à frente do Setor Juventude em 2025. O grupo dará continuidade a missão de fortalecer o trabalho pastoral com os jovens, promovendo espaços de escuta, articulação e formação em todos as regiões da diocese.

 

O que é o Setor Juventude? 6a1k5

O Setor Juventude é uma proposta pastoral da Igreja Católica que busca articular de forma orgânica todas as expressões juvenis existentes na Diocese de Osório. Seu papel é ser um espaço de escuta, planejamento e integração, reunindo movimentos, grupos paroquiais e pastorais que atuam com jovens, independentemente de sua origem ou carisma.

Composto atualmente por quatro movimentos e cerca de 30 grupos, o Setor Juventude trabalha para construir uma rede sólida de evangelização juvenil. De acordo com o assessor Jovem, Rogério Alves, “a proposta é clara: reconhecer a diversidade de rostos, culturas, linguagens e contextos das juventudes e promover uma pastoral inclusiva, acolhedora e missionária.”.

A equipe reconhece que evangelizar os jovens hoje exige sensibilidade para a pluralidade. “Não há juventude, mas juventudes”, afirma o assessor Rogério. Isso significa trabalhar com diferentes realidades, linguagens e necessidades, propondo caminhos reais de integração e acolhimento, sem perder o foco na missão evangelizadora da Igreja.

 

Como está organizado o Setor Juventude? 44282b

A organização do Setor Juventude da Diocese de Osório contempla várias frentes de trabalho, com equipes específicas:

Equipe de Articulação: responsável pela organização geral, coordenação das ações e articulação com os grupos e movimentos.

Assessores Jovens: jovens líderes que colaboram diretamente na escuta e construção de propostas voltadas às suas realidades.

Assessores Adultos: adultos com experiência pastoral que acompanham e formam os jovens nos diversos espaços eclesiais.

Equipe de Comunicação: encarregada da divulgação das atividades, manutenção das redes sociais e contato com a comunidade.

Assessor Eclesiástico: membro do clero que acompanha espiritualmente e pastoralmente todo o trabalho do setor.

 

Agenda 3l3n1c

O calendário de 2025 do Setor Juventude já está cheio de propostas que visam formar, reunir e impulsionar os jovens da diocese. Confira os principais eventos:

 

  • Reuniões por Áreas Pastorais

Com o objetivo de ampliar a escuta e aproximar o Setor Juventude das bases, estão previstas reuniões com os grupos organizadas por áreas:

03 de maio – Áreas Pastorais de Osório, Imbé, Santo Antônio da Patrulha, Capão da Canoa e Xangri-lá

07 de junho – Área Pastoral de Torres

06 de julho – Áreas Pastorais de Terra de Areia e Três Cachoeiras

 

  • Curso de Dinâmica para Líderes (CDL)

Nos dias 17 e 18 de maio, na Casa Tiberíades, em Cidreira, será realizado o tradicional CDL – Curso de Dinâmica para Líderes. A formação tem como foco o fortalecimento do protagonismo juvenil, a vivência comunitária e o serviço cristão. As inscrições serão abertas em breve nas redes sociais do Setor Juventude.

 

  • Experiência Missionária

Em substituição ao Dia Nacional da Juventude (DNJ), que neste ano não será realizado devido ao Bote Fé, o Setor Juventude, em parceria com o Serviço de Animação Vocacional, promoverá uma Experiência Missionária nos dias 24, 25 e 26 de outubro. A proposta é levar os jovens a viverem uma verdadeira imersão evangelizadora nas comunidades da diocese. A programação detalhada será divulgada em breve.

 

  • Bote Fé

Um dos maiores eventos da juventude católica do estado, o Bote Fé, acontecerá em 15 de novembro, na cidade de Caxias do Sul. Promovido pelo serviço de evangelização Eaí? Tchê, vinculado à CNBB Regional Sul 3, o encontro reunirá milhares de jovens das mais diversas dioceses para celebrar a fé, a cultura gaúcha e a missão juvenil na Igreja.

 

  • Reunião Geral

Para fechar o ano com unidade e organização, será realizada uma Reunião Geral com todos os grupos e movimentos no dia 7 de dezembro, momento de avaliação, partilha e planejamento para o futuro.

 

Conheça a equipe:

]]>
MCC da Diocese de Osório realiza Assembleia Diocesana com eleição de nova coordenação 6og43 /mcc-da-diocese-de-osorio-realiza-assembleia-diocesana-com-eleicao-de-nova-coordenacao.html <![CDATA[cliente]]> Tue, 29 Apr 2025 11:41:29 +0000 <![CDATA[Notícias da diocese]]> <![CDATA[Slides]]> /?p=38953 <![CDATA[Evento reuniu cursilhistas em Dom Pedro de Alcântara para refletir sobre a missão evangelizadora e eleger lideranças para o biênio 2026/2027 O Movimento de Cursilhos de Cristandade (MCC) da Diocese de Osório realizou no último domingo, 27 de abril, sua Assembleia Diocesana Anual (AD). O encontro aconteceu no salão paroquial Nossa Senhora do Amparo, no […]]]> <![CDATA[

Evento reuniu cursilhistas em Dom Pedro de Alcântara para refletir sobre a missão evangelizadora e eleger lideranças para o biênio 2026/2027

O Movimento de Cursilhos de Cristandade (MCC) da Diocese de Osório realizou no último domingo, 27 de abril, sua Assembleia Diocesana Anual (AD). O encontro aconteceu no salão paroquial Nossa Senhora do Amparo, no município de Dom Pedro de Alcântara, e reuniu representantes dos diversos setores do movimento para momentos de reflexão, partilha e eleição da nova coordenação do Grupo Executivo Diocesano (GED).

Durante a assembleia, os participantes estudaram o subsídio proposto pelo Grupo Executivo Nacional (GEN), que neste ano traz como tema “MCC – um sinal de esperança no mundo”. O lema que guiou os debates foi retirado da Carta aos Romanos: “Não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso espírito” (Rm 12,2), com a dimensão espiritual: “Peregrinos de Esperança no Amor em busca da Dignidade Humana”. A proposta incentivou os cursilhistas a aprofundarem sua missão evangelizadora nos diversos ambientes em que vivem.

Um dos momentos mais significativos da assembleia foi a eleição da nova coordenação diocesana do MCC para o biênio 2026/2027. Foram eleitos Antônio Luiz Iaronca, do setor de Capão da Canoa, como coordenador, e Carmem Lucia de Souza Oliveira, do setor de Torres, como vice-coordenadora.

Em sua fala, o coordenador eleito agradeceu a confiança e destacou o espírito de continuidade e comunhão que pretende manter com os demais setores do movimento. “Vou coordenar juntamente com as coordenações dos setores, dando continuidade ao que já vem acontecendo, pois somos todos GED”, afirmou Iaronca. Ele também celebrou o compromisso da nova vice-coordenadora: “Me alegro com o sim da Carmem para compor a chapa comigo e juntos trabalharemos muito. Neste ano, realizarei um de meus sonhos: levar para participar do Cursilho da Arquidiocese de Porto Alegre jovens de nossa diocese para vivenciarem as maravilhas do Cursilho Jovem”.

A vice-coordenadora eleita, Carmem Lucia, destacou a importância da abertura do MCC para todos os públicos, especialmente os jovens. “É um grande o para a Diocese de Osório a compreensão de que o Movimento de Cursilhos de Cristandade é para todos, visto que é um movimento eclesial, para homens, mulheres e jovens que desejam conhecer Jesus Cristo e se apaixonar por Ele”, afirmou. Com emoção, Carmem também ressaltou a representatividade de sua eleição: “Estou nesta caminhada desde 2008, vivendo a experiência de evangelizar os ambientes por onde ei, servindo à Igreja, atuando nas pastorais e serviços. Por isso me sinto honrada em ser a primeira mulher eleita para um cargo eletivo do GED, em 23 anos de MCC na Diocese de Osório”.

A Assembleia Diocesana destaca importância da unidade, da missão evangelizadora e da esperança que o MCC busca levar ao mundo, especialmente por meio do protagonismo de seus membros, que atuam como fermento cristão na sociedade. O evento também sinalizou novos rumos e desafios, com foco no fortalecimento do trabalho com a juventude e no testemunho de fé nos ambientes cotidianos.

Colaboração e fotos: MCC Diocese de Osório

]]>
Dom Jaime Pedro Kohl inicia a Visita Pastoral às 23 paróquias da Diocese de Osório 2f3f31 /dom-jaime-pedro-kohl-inicia-a-visita-pastoral-as-23-paroquias-da-diocese-de-osorio.html <![CDATA[cliente]]> Mon, 28 Apr 2025 12:20:46 +0000 <![CDATA[Notícias da diocese]]> <![CDATA[Slides]]> /?p=38949 <![CDATA[As 23 paróquias da Diocese de Osório se preparam para receber a Visita Pastoral do bispo diocesano, dom Jaime Pedro Kohl. Na semana seguinte a cada visita, o bispo publicará suas impressões sobre o trabalho e a escuta realizados em cada paróquia. A primeira paróquia visitada foi a Santa Teresinha, na localidade Vila Palmeira, em […]]]> <![CDATA[

As 23 paróquias da Diocese de Osório se preparam para receber a Visita Pastoral do bispo diocesano, dom Jaime Pedro Kohl. Na semana seguinte a cada visita, o bispo publicará suas impressões sobre o trabalho e a escuta realizados em cada paróquia.

A primeira paróquia visitada foi a Santa Teresinha, na localidade Vila Palmeira, em Santo Antônio da Patrulha, na última semana, de 23 a 27 de abril, de quarta a domingo. A próxima visita será de 04 a 08 de junho, na Paróquia Nossa Senhora da Saúde, em Cidreira.

A Visita Pastoral seguirá pelas demais paróquias, com encerramento previsto para 30 de novembro de 2025. A última visita pastoral foi realizada em 2017, e esta nova jornada tem como objetivo estreitar laços com as comunidades locais, aprofundar o conhecimento da realidade diocesana e fortalecer a ação evangelizadora da Igreja.

 

Mas você sabe o que é uma Visita Pastoral? b1h3y

O Direito Canônico orienta que o bispo deve realizar uma visita canônica a todas as paróquias de sua diocese pelo menos a cada cinco anos, momento importante para fortalecer a comunhão e a sinodalidade dentro da Igreja. Para Dom Jaime, essa visita é um “momento de encontro fraterno”, marcado pela escuta das pessoas, pelas conversas com os padres e líderes das comunidades e pela avaliação da ação pastoral local.

Em um comunicado recente, dom Jaime afirmou que a visita não deve ser encarada como uma preocupação para as comunidades, mas sim como uma ocasião de “alegria e graça”. Para isso, ele enfatiza a importância da preparação e oração, ressaltando que deseja que este momento seja também uma continuidade do Jubileu da Esperança recentemente celebrado na diocese.

O lema escolhido para a visita é “Avançando juntos como Peregrinos de Esperança”, inspirado no texto bíblico de Lucas 24,13-35, que relata a experiência dos discípulos de Emaús, simbolizando o renascimento da esperança em Cristo ressuscitado, além disso em sintonia com o Ano Santo.

“A visita pastoral será marcada por encontros com os Conselhos de Pastoral Paroquial (P) e de Assuntos Econômicos (CAEP), além de outros grupos e conselhos locais. Entre os temas que serão discutidos estão a Iniciação à Vida Cristã, a Liturgia e o cuidado com a vida, conforme refletido na última Assembleia Diocesana. Também serão abordadas questões istrativas e de conservação do patrimônio paroquial, como as igrejas, salões e registros”, explica dom Jaime.

Além das atividades religiosas e pastorais, o bispo também pretende se encontrar com autoridades civis e representantes de instituições locais, como as ligadas à saúde, educação e assistência social, conforme as necessidades de cada paróquia.

A visita, que começará no dia 23 de abril, na Paróquia Santa Teresinha, localizada na Vila Palmeira, em Santo Antônio da Patrulha, e será uma verdadeira maratona pastoral que se estenderá até o final de novembro, com dom Jaime permanecendo em cada paróquia de quarta-feira a domingo, conforme as possibilidades de cada comunidade. A visita culminará no dia 30 de novembro, na Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, em Capão da Canoa.

 

Confira o calendário completo da Visita Pastoral 2025: 5b27e

23 a 27/04: Paróquia Santa Teresinha – Santo Antônio da Patrulha

04 a 08/06: Paróquia Nossa Senhora da Saúde – Cidreira

11 a 15/06: Paróquia Bom Pastor – Imbé

18 a 22/06: Paróquia Senhor Bom Jesus – Morrinhos do Sul e Mampituba

25 a 29/06: Paróquia Santo Antônio – Santo Antônio da Patrulha

09 a 13/07: Paróquia Imaculada Conceição – Três Forquilhas e Itati

16 a 20/07: Paróquia São Cristóvão – Caraá

30/07 a 03/08: Paróquia São José – Três Cachoeiras

06 a 10/08: Paróquia Nossa Senhora do Amparo – Dom Pedro de Alcântara

13 a 17/08: Paróquia Nossa Senhora de Lourdes – Arroio do Sal

20 a 24/08: Paróquia São Pedro – Terra de Areia

27 a 31/08: Paróquia São José Operário – Vila São João – Torres

03 a 07/09: Paróquia Nossa Senhora da Conceição – Osório

17 a 21/09: Paróquia São Domingos – Torres

01 a 05/10: Paróquia São Pedro – Xangri-Lá

07 a 12/10: Paróquia Santo André Avelino e Paróquia Nossa Senhora da Piedade – Centro de Maquiné e Barra do Ouro – Maquiné

16 a 19/10: Paróquia São José – Palmares do Sul e Capivari do Sul

22 a 26/10: Paróquia Santo Antônio de Pádua – Balneário Pinhal

05 a 09/11: Paróquia Nossa Senhora de Caravaggio – Osório

12 a 16/11: Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem – Santo Antônio da Patrulha

19 a 23/11: Paróquia Nossa Senhora dos Navegantes – Tramandaí

26 a 30/11: Paróquia Nossa Senhora de Lourdes – Capão da Canoa

 

]]>
A presença do Ressuscitado traz alegria e esperança 236a5c /mensagem/a-presenca-do-ressuscitado-traz-alegria-e-esperanca <![CDATA[cliente]]> Fri, 25 Apr 2025 12:45:08 +0000 /?post_type=mensagem&p=38948 <![CDATA[Neste tempo pascal até Pentecostes, a realidade da ressurreição de Jesus será objeto de reflexão e inspirará nossas celebrações comunitárias. O evangelho deste final de semana — a experiência de Tomé — mostra que a presença do Ressuscitado traz alegria e esperança aos discípulos reunidos, dissipando as trevas da dúvida e do medo. Ele lhes […]]]> <![CDATA[

Neste tempo pascal até Pentecostes, a realidade da ressurreição de Jesus será objeto de reflexão e inspirará nossas celebrações comunitárias. O evangelho deste final de semana — a experiência de Tomé — mostra que a presença do Ressuscitado traz alegria e esperança aos discípulos reunidos, dissipando as trevas da dúvida e do medo. Ele lhes oferece a paz, a reconciliação e a fé que os torna capazes de acreditar Nele sem a necessidade da experiência física: “Acreditaste porque me viste? Bem-aventurados os que creram sem terem visto!” (Jo 20,29).

Jesus nos chama a viver a esperança que não decepciona. Ninguém poderia supor que Jesus, tendo morrido na cruz, fosse ressuscitar, embora Ele tivesse orientado para isso. Muitos duvidaram e se afastaram. Os que confiaram puderam conviver com Ele ressuscitado. Sem esperança, a nossa própria dignidade humana se esvazia, e a fé se torna um enigma, uma ilusão. A esperança nos garante o caminho da plenitude da vida, se vivermos de amor e para amar. Nisso está a nossa vocação e missão como seres humanos, como filhos de Deus Pai, irmãos e discípulos de Jesus, como templos vivos do Espírito Santo que recebemos no batismo.

O Ano Jubilar que estamos celebrando é uma oportunidade de conhecermos e vivermos, com gratidão e novo ardor, o dom do batismo que recebemos. Só assim vamos conhecer o que é ser feliz, viver a felicidade — que é o nosso projeto de vida. A felicidade verdadeira só se realiza no amor. É possível ser feliz mesmo na dor, como Jesus na cruz que, morrendo de maneira tão dramática e dolorosa, não deixa de ser feliz por estar fazendo a vontade do Pai.

A alegria de viver e a coragem para sofrer são duas atitudes que garantem a verdadeira felicidade e renovam a esperança. Alegria de viver que não ilude, e a certeza de que nada ou ninguém pode nos separar do amor de Cristo. A felicidade é, pois, a vocação de todo ser humano. E só é possível ser verdadeiramente alegre/feliz e cheio de esperança a partir da fé e da confiança na ressurreição de Jesus Cristo, vitória da vida sobre a morte, da graça sobre o pecado. Tudo isso é o coração da Páscoa cristã. Que esse clima pascal se prolongue por toda a vida. Podemos continuar saudando-nos uns aos outros com: “Feliz Páscoa!”.

 

Dom Jaime Pedro Kohl – Bispo de Osório

 

]]>
Estão abertas as inscrições do 5º Seminário Diocesano da Iniciação à Vida Cristã (IVC) 6k6c47 /estao-abertas-as-inscricoes-do-5o-seminario-diocesano-da-iniciacao-a-vida-crista-ivc.html <![CDATA[cliente]]> Thu, 24 Apr 2025 19:21:14 +0000 <![CDATA[Notícias da diocese]]> <![CDATA[Slides]]> /?p=38937 <![CDATA[A Diocese de Osório, por meio da Comissão Diocesana de Animação Bíblico-Catequética, em parceria com a Paulus Livraria, está promovendo o 5º Seminário Diocesano da Iniciação à Vida Cristã (IVC), com o tema “Paulo e o Querigma no contexto atual e lema “Transformando corações no Caminho de Emaús”, em sintonia com o impulso da Igreja […]]]> <![CDATA[

A Diocese de Osório, por meio da Comissão Diocesana de Animação Bíblico-Catequética, em parceria com a Paulus Livraria, está promovendo o 5º Seminário Diocesano da Iniciação à Vida Cristã (IVC), com o tema “Paulo e o Querigma no contexto atual e lema “Transformando corações no Caminho de Emaús”, em sintonia com o impulso da Igreja Católica no Brasil para compreender que, através da iniciação à vida cristã, é possível ter uma experiência gradual no conhecimento, no amor e no seguimento de Jesus Cristo.

A quinta edição do Seminário está programada para o dia 31 de maio, um sábado, no salão paroquial da Paróquia São José, no Centro de Três Cachoeiras.

Conforme mencionado pela assessora eclesiástica do SAB-C, Irmã Iolanda Goll, o Seminário contará com a participação do palestrante Bruno Tamancoldi, autor do livro “O Querigma nas Cartas de Paulo”, que serve como referência para o estudo proposto durante o evento. De maneira pastoral, essa publicação oferece um itinerário catequético tendo São Paulo Apóstolo como guia e catequista. “O Querigma nasceu do coração apostólico de São Paulo, e por isso nos é oferecido como um recurso espiritual e catequético”, explica o autor.

Nesse contexto, os catequistas da Diocese de Osório têm a oportunidade de participar de uma formação, centrada no tema proposto para o evento, que se baseia nas cartas paulinas como ponto de partida reflexivo. Eles buscam abordar as temáticas que envolvem o querigma, ou seja, o primeiro anúncio, como o amor de Deus, o pecado, Jesus Salvador, a fé e conversão, o Espírito Santo e a comunidade.

Após a recepção e abertura do evento, Bruno Tamancoldi abordará esses temas ao longo do dia, das 8h30min às 12h30min e das 13h45min às 17h.

 

AS INSCRIÇÕES 1s421v

As inscrições estarão abertas no período de 24 de abril a 24 de maio e serão realizadas por meio de uma ficha de inscrição online disponível abaixo e nas redes sociais da Diocese de Osório, ou com o auxílio das coordenações paroquiais da IVC. A inscrição habilita o participante a ter o a toda a programação do evento. Cada inscrito deverá contribuir com uma taxa de R$ 15,00, pagamento junto a coordenadora paroquial do SAB-C.

 

E AQUI, a ficha de inscrição. 

 

PÚBLICO ALVO 1b3i5o

O Seminário é especialmente dedicado aos catequistas (de batismo, eucaristia, crisma e adultos), aos agentes da liturgia e à coordenação do Conselho Pastoral Paroquial (P).

O 5º Seminário Diocesano da IVC é uma iniciativa da Diocese de Osório e da Paulus Livraria.

Para mais informações, entre em contato pelo número (51) 99872-3809 (Irmã Iolanda).

 

]]>
Missa do Crisma 2025 6f1k3e /fotos/missa-do-crisma-2025 <![CDATA[cliente]]> Thu, 24 Apr 2025 17:54:29 +0000 /?post_type=fotos&p=38851 <![CDATA[]]> <![CDATA[

]]>
Vaticano anuncia detalhes das exéquias do Papa Francisco 1jj1i /vaticano-anuncia-detalhes-das-exequias-do-papa-francisco.html <![CDATA[cliente]]> Wed, 23 Apr 2025 11:39:19 +0000 <![CDATA[Artigos]]> <![CDATA[Slides]]> /?p=38841 <![CDATA[O Departamento de Celebrações Litúrgicas do Vaticano anunciou os detalhes das exéquias do Papa Francisco. A cerimônia segue as indicações estabelecidas no Ordo Exsequiarum Romani Pontificis, documento que rege os ritos funerários do Pontífice Romano. Traslado para a Basílica de São Pedro Na quarta-feira, 23 de abril, às 9h (horário local), o corpo do Papa Francisco […]]]> <![CDATA[

O Departamento de Celebrações Litúrgicas do Vaticano anunciou os detalhes das exéquias do Papa Francisco. A cerimônia segue as indicações estabelecidas no Ordo Exsequiarum Romani Pontificis, documento que rege os ritos funerários do Pontífice Romano.

Traslado para a Basílica de São Pedro 6x4bx

Na quarta-feira, 23 de abril, às 9h (horário local), o corpo do Papa Francisco será trasladado da Capela da Casa Santa Marta até a Basílica de São Pedro. A condução da urna será precedida por um momento de oração, presidido pelo cardeal Kevin Joseph Farrell, camerlengo da Santa Igreja Romana.

A procissão seguirá pela Praça Santa Marta e pela Praça dos Protormártires Romanos, saindo pelo Arco dos Sinos até a Praça de São Pedro, entrando em seguida na Basílica Vaticana pela porta central. Diante do Altar da Confissão, o cardeal camerlengo conduzirá a Liturgia da Palavra, após a qual será aberto o período de visitação à urna mortuária do Papa Francisco.

 

Exéquias e sepultamento a6o2a

No sábado, 26 de abril, às 10h (horário local), será celebrada a Missa das Exéquias, que marca o primeiro dia do Novendiali (novenário), os nove dias de luto e orações em honra ao Pontífice falecido. A celebração ocorrerá no átrio da Basílica de São Pedro e será presidida pelo cardeal Giovanni Battista Re, decano do Colégio Cardinalício.

Ao final da celebração eucarística, ocorrerão os ritos da Última Commendatio e da Valedictio — despedidas solenes que marcam o encerramento das exéquias. Em seguida, o caixão do Papa será levado novamente para o interior da Basílica de São Pedro e, de lá, transferido para a Basílica de Santa Maria Maior, onde será realizada a cerimônia de sepultamento.

Diversos chefes de Estado e de governo já anunciaram oficialmente sua presença para prestar homenagem ao Pontífice falecido.

 

 

Por Vatican News

 

]]>
Exéquias do Papa Francisco será sábado (26) na Praça São Pedro 656j51 /exequias-do-papa-francisco-sera-sabado-26-na-praca-sao-pedro.html <![CDATA[cliente]]> Tue, 22 Apr 2025 12:10:06 +0000 <![CDATA[Artigos]]> <![CDATA[Slides]]> /?p=38838 <![CDATA[O Vaticano anunciou os detalhes das exéquias do Papa Francisco. Em 23 de abril, o corpo será trasladado à Basílica de São Pedro. A Missa das Exéquias será celebrada em 26 de abril, seguida do sepultamento na Basílica de Santa Maria Maior. O Departamento de Celebrações Litúrgicas do Vaticano anunciou os detalhes das exéquias do […]]]> <![CDATA[

O Vaticano anunciou os detalhes das exéquias do Papa Francisco. Em 23 de abril, o corpo será trasladado à Basílica de São Pedro. A Missa das Exéquias será celebrada em 26 de abril, seguida do sepultamento na Basílica de Santa Maria Maior.

O Departamento de Celebrações Litúrgicas do Vaticano anunciou os detalhes das exéquias do Papa Francisco. A cerimônia segue as indicações estabelecidas no Ordo Exsequiarum Romani Pontificis, documento que rege os ritos funerários do Pontífice Romano.

 

Traslado para a Basílica de São Pedro 6x4bx

Na quarta-feira, 23 de abril, às 9h (horário local), o corpo do Papa Francisco será trasladado da Capela da Casa Santa Marta até a Basílica de São Pedro. A condução da urna será precedida por um momento de oração, presidido pelo cardeal Kevin Joseph Farrell, camerlengo da Santa Igreja Romana.

A procissão seguirá pela Praça Santa Marta e pela Praça dos Protormártires Romanos, saindo pelo Arco dos Sinos até a Praça de São Pedro, entrando em seguida na Basílica Vaticana pela porta central. Diante do Altar da Confissão, o cardeal camerlengo conduzirá a Liturgia da Palavra, após a qual será aberto o período de visitação à urna mortuária do Papa Francisco.

 

Exéquias e sepultamento a6o2a

No sábado, 26 de abril, às 10h (horário local), será celebrada a Missa das Exéquias, que marca o primeiro dia do Novendiali (novenário), os nove dias de luto e orações em honra ao Pontífice falecido. A celebração ocorrerá no átrio da Basílica de São Pedro e será presidida pelo cardeal Giovanni Battista Re, decano do Colégio Cardinalício.

Ao final da celebração eucarística, ocorrerão os ritos da Última Commendatio e da Valedictio — despedidas solenes que marcam o encerramento das exéquias. Em seguida, o caixão do Papa será levado novamente para o interior da Basílica de São Pedro e, de lá, transferido para a Basílica de Santa Maria Maior, onde será realizada a cerimônia de sepultamento.

Diversos chefes de Estado e de governo já anunciaram oficialmente sua presença para prestar homenagem ao Pontífice falecido.

 

Fonte: Vatican News

 

]]>
Diocese de Osório se une em oração após anúncio da morte do Papa Francisco 392y3b /diocese-de-osorio-se-une-em-oracao-apos-anuncio-da-morte-do-papa-francisco.html <![CDATA[cliente]]> Mon, 21 Apr 2025 14:14:54 +0000 <![CDATA[Notícias da diocese]]> <![CDATA[Slides]]> /?p=38830 <![CDATA[O bispo da Diocese de Osório, dom Jaime Pedro Kohl, divulgou no final da manhã desta segunda-feira (21) a carta da presidência do Regional Sul 3 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), enviada ao Núncio Apostólico no Brasil, dom Giambattista Diquattro, manifestando pesar pela morte do Papa Francisco. A Igreja Católica no Rio […]]]> <![CDATA[

O bispo da Diocese de Osório, dom Jaime Pedro Kohl, divulgou no final da manhã desta segunda-feira (21) a carta da presidência do Regional Sul 3 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), enviada ao Núncio Apostólico no Brasil, dom Giambattista Diquattro, manifestando pesar pela morte do Papa Francisco. A Igreja Católica no Rio Grande do Sul se une em oração pela alma do pontífice, destacando seu legado de paz, amor e cuidado com a humanidade.

Na carta, os bispos do Regional Sul 3 expressam profunda tristeza pela “Páscoa do Santo Padre” e destacam que a Igreja perde “um dos seus filhos prediletos”, enquanto o céu acolhe “um homem de fibra que viveu como testemunha do Evangelho”.

“O Papa Francisco deixa um legado de amor a todas as gentes, capaz de ultraar fronteiras, quaisquer que sejam. Dedicou-se integralmente à paz duradoura e à educação de uma nova humanidade reconciliada pela sensibilidade e cuidado com todos os seres e com o planeta”, afirma o texto assinado pela presidência da CNBB Sul 3.

A nota ainda reforça a comunhão dos bispos em oração, pedindo que o Pai Eterno receba o Papa Francisco “em sua glória” e conceda “o prêmio merecido por sua incansável luta em prol da semeadura do Evangelho”.

Por fim, a carta destaca a esperança cristã e a fé na vida eterna, citando as palavras do Evangelho de João: “Quem crê em mim, ainda que morra, viverá” (Jo 11,25).

e a íntegra da Carta ao NÚNCIO APOSTÓLICO PELA AGEM DO PAPA FRANCISCO.

Dom Jaime Pedro afirmou que a Diocese de Osório se une a toda a Igreja neste momento de luto e oração, em espírito de sinodalidade e comunhão.

Mensagem do bispo:

“Bom dia, irmãos. O que se imaginava que pudesse acontecer a qualquer hora, escolheu a melhor hora. Depois de celebrar a Semana Santa e nela o Tríduo Pascal, foi concluir sua celebração junto com o Ressuscitado. Que belo legado de fé simples, caridade sincera e esperança inquebrável nos deixa o Papa Francisco, o primeiro latino-americano. Doze anos de um ar novo na Igreja e sua missão no mundo. Resta-nos agora começarmos já a rezar para que Deus inspire os cardeais a escutar a voz do Espírito Santo na escolha de alguém que dê continuidade a este legado. Pedimos ao Senhor Deus que o acolha já entre os eleitos. Obrigado, Papa Francisco, pelo exemplo de discipulado e missionário que nos deixaste. Dom Jaime Pedro Kohl, bispo da Diocese de Osório.”

]]>

Semana Santa 261v2d /mensagem/semana-santa-2 <![CDATA[cliente]]> Thu, 17 Apr 2025 11:00:58 +0000 /?post_type=mensagem&p=38828 <![CDATA[A Semana Santa é a mais importante do ano, pois celebramos o mistério pascal, recordando a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus, sua vitória sobre o pecado e a morte. Durante este tempo, mantemos o olhar fixo em Jesus Cristo: nele encontra plena realização o coração humano. A alegria do amor, a resposta ao drama […]]]> <![CDATA[

A Semana Santa é a mais importante do ano, pois celebramos o mistério pascal, recordando a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus, sua vitória sobre o pecado e a morte. Durante este tempo, mantemos o olhar fixo em Jesus Cristo: nele encontra plena realização o coração humano. A alegria do amor, a resposta ao drama da tribulação e do sofrimento, a força do perdão diante da ofensa recebida e a vitória da vida sobre o vazio da morte…

A missão que trouxe Jesus até nós atinge seu cumprimento no mistério pascal. Do alto da cruz, de onde atrai todos a si, antes de “entregar o Espírito”, Jesus diz: “Tudo está consumado”. No mistério de sua obediência até a morte, e morte de cruz, cumpriu-se a nova e eterna aliança. Na sua carne crucificada, a liberdade de Deus e a liberdade do homem se uniram definitivamente em um pacto indissolúvel, válido para sempre. O pecado do homem foi expiado, uma vez por todas, pelo Filho de Deus. No mistério pascal, realizou-se verdadeiramente a nossa libertação do mal e da morte.

Do paradoxo da Cruz surge a resposta às nossas interrogações mais inquietantes. Cristo sofreu por nós: Ele assumiu sobre si os sofrimentos de todos e os redime. Juntamente com o sofrimento de Cristo, o sofrimento humano se torna meio de salvação. Paulo nos diz: “Agora me alegro nos sofrimentos que o por vós e completo na minha carne o que falta às tribulações de Cristo, pelo seu Corpo, que é a Igreja” (Cl 1, 24).

Este é o coração pulsante do querigma apostólico, no qual ocupa um lugar central e fundamental a misericórdia divina. Nele, sobressai “a beleza do amor salvífico de Deus manifestado em Jesus Cristo morto e ressuscitado”. A misericórdia “exprime o comportamento de Deus para com o pecador, oferecendo-lhe uma nova possibilidade de se arrepender, converter e acreditar”.

A Semana Santa é uma ocasião para um novo começo, uma estrada que nos conduz a um destino seguro: a Páscoa da Ressurreição, a vitória de Cristo sobre a morte. Uma semana de graça onde deve prevalecer o olhar contemplativo do crucificado-ressuscitado. Essa é a melhor notícia que a humanidade precisava ouvir: “Por que estais procurando entre os mortos aquele que está vivo? Ele não está aqui. Ressuscitou!”

Jesus morto e ressuscitado é o coração da nossa fé. Ancorados na esperança da graça, caminhando como peregrinos, se abre para nós um novo horizonte, sem nunca perder de vista a grandeza da meta: o Céu.

Votos de uma Santa Páscoa!

 

Dom Jaime Pedro Kohl – Bispo de Osório

]]>
Informativo Diocesano – abril a junho de 2025 19y4u /banca/informativo-diocesano-abril-a-junho-de-2025 <![CDATA[cliente]]> Fri, 11 Apr 2025 17:07:05 +0000 /?post_type=banca&p=38824 <![CDATA[]]> <![CDATA[]]> Participar da Coleta é uma forma inteligente de amar 1g2762 /mensagem/participar-da-coleta-e-uma-forma-inteligente-de-amar <![CDATA[cliente]]> Fri, 11 Apr 2025 12:16:04 +0000 /?post_type=mensagem&p=38823 <![CDATA[Com a celebração do Domingo de Ramos, abrimos as celebrações da Semana Santa, na qual meditaremos sobre os reflexos que a paixão, morte e ressurreição de Jesus produzem em favor da humanidade. Uma vez reconciliada e redimida pelo sangue precioso de Cristo, a humanidade goza de uma nova condição de unidade e solidariedade, pois o […]]]> <![CDATA[

Com a celebração do Domingo de Ramos, abrimos as celebrações da Semana Santa, na qual meditaremos sobre os reflexos que a paixão, morte e ressurreição de Jesus produzem em favor da humanidade. Uma vez reconciliada e redimida pelo sangue precioso de Cristo, a humanidade goza de uma nova condição de unidade e solidariedade, pois o amor misericordioso de Deus foi derramado nos corações que confessam a fé cristã e também em todos os que têm boa vontade. A salvação está à disposição de todos, mas muitos ainda não tomaram conhecimento dela e de como ar o trono da Graça.

O sonho de Deus é que, um dia, todos cheguem ao conhecimento dessa maravilhosa verdade: a ação salvadora de Deus em Cristo Jesus. Assim, se abrirá o caminho da unidade e da paz entre todos os povos. Alimentamos a esperança de um mundo mais irmão, fraterno e justo.

A Coleta da Solidariedade, proposta pela CNBB e realizada no Domingo de Ramos, dentro do espírito quaresmal, toca nossos corações e nos convida à conversão. Conversão esta que agora toma corpo nos corações e mãos que se abrem para um gesto de amor concreto em favor dos que mais precisam, apoiando ações solidárias que melhoram as condições de vida de muitos irmãos e irmãs.

Chegou a hora de colocarmos a mão na consciência — e também no bolso — e nos perguntarmos: com quanto posso colaborar com essa forma inteligente e evangélica de viver a caridade cristã? O pouco de cada um, dado de coração, faz milagres e abre caminhos para a promoção humana de muitos, colaborando com a evangelização até os últimos recantos do nosso amado Brasil.

Além da nossa doação, assumamos o compromisso de pequenas atitudes ecológicas que podem fazer a diferença no cuidado com a nossa Casa Comum. Não nos deixemos enganar pelas mentiras daqueles que deturpam a intenção de quem promove a Campanha da Fraternidade. Sintamo-nos parte efetiva dessa Igreja que tem a coragem de propor compromissos que transformam e geram um mundo mais justo e solidário, inspirados no Mistério Redentor.

“A Igreja nos chama à reconciliação como sinal de confiança e esperança. Não estamos sós: caminhamos com Jesus, antecipando a promessa de um Reino de amor e paz no Senhor.”

Entremos de coração aberto na celebração da Semana Santa, certos de que Aquele que veio renovar todas as coisas é capaz de gerar em nós amor sincero e cuidado com a Casa Comum.

Sim, participar da Coleta da Solidariedade é uma forma inteligente de amar.

 

Dom Jaime Pedro Kohl – Bispo de Osório

]]>
“Cuidando dos Cuidadores 2025” reúne assessores em retiro marcado por cultivo da espiritualidade e partilhas 5v4220 /cuidando-dos-cuidadores-2025-reune-assessores-em-retiro-marcado-por-cultivo-da-espiritualidade-e-partilhas-em-cidreira.html <![CDATA[cliente]]> Thu, 10 Apr 2025 14:08:40 +0000 <![CDATA[Notícias da diocese]]> <![CDATA[Slides]]> /?p=38792 <![CDATA[Nos dias 5 e 6 de abril, a Casa Tiberíades, em Cidreira, recebeu a edição 2025 do encontro “Cuidando dos Cuidadores”. O retiro reuniu 27 assessores de diversos grupos de base do Setor Juventude (SJ) da Diocese de Osório para um fim de semana de escuta, espiritualidade e trocas afetivas. A programação contou com momentos […]]]> <![CDATA[

Nos dias 5 e 6 de abril, a Casa Tiberíades, em Cidreira, recebeu a edição 2025 do encontro “Cuidando dos Cuidadores”. O retiro reuniu 27 assessores de diversos grupos de base do Setor Juventude (SJ) da Diocese de Osório para um fim de semana de escuta, espiritualidade e trocas afetivas.

A programação contou com momentos marcantes de partilhas conduzidas pelo assessor eclesiástico do SJ, Pe. Edivan Machado de Oliveira e o auxiliar, Pe. Tiago de Fraga Gomes, pelo bispo da Diocese, dom Jaime Pedro Kohl, e pelos padres Ildomar Danelon e pelo assessor eclesiástico para a Animação Vocacional, Éderson Tiago Oliveira da Silva, que também presidiu a Santa Missa. O encontro foi iniciado com oração conduzida pelo Pe. Edivan e incluiu rodas de conversa organizadas pelos próprios assessores jovens. Estiveram presentes assessores do movimento ONDA de Terra de Areia e Imbé, EJC, JUAS, JOCAP, JUES, JUC, JAC e REJOC.

Segundo o assessor Jovem do ST, Rogério Júnior Alves, o “Cuidando dos Cuidadores” tem se fortalecido a cada edição.

“Foi incrível. Desde que estou na coordenação do Setor, esta é a terceira edição que realizamos do ‘Cuidando’ e, a cada ano, temos mais adesão dos assessores e grupos. Ainda há muito a conquistar, mas estamos cada vez mais próximos”, afirma. Para ele, o formato construído de forma colaborativa fez a diferença: “A didática é pensada especialmente para os assessores e eles adoraram. Todo ano mudamos a programação, e essa foi sensacional.”

Entre os testemunhos marcantes, está o de Ana Vitória, jovem do SJ que participou pela primeira vez:

“Na quinta à noite, antes de viajar, eu já estava ansiosa. Quando chegamos à casa na sexta-feira, comecei a me sentir útil, valorizada, importante. Quando o encontro começou de fato no sábado, tudo se concretizou. Cuidar de cada tio ali presente foi uma honra imensa. O encontro recarregou energias — inclusive as minhas. Foi uma experiência maravilhosa. Me sinto realizada e feliz porque sei que nosso objetivo foi alcançado e foi além das expectativas. Que venha o Cuidando dos Cuidadores 2026!”

O casal de assessores do SJE e membros do ONDA de Terra de Areia, Scherolin e Guilherme, destacou a leveza do retiro e a riqueza das trocas:

“Achamos a dinâmica do encontro muito interessante. As rodas de conversa foram muito boas, com trocas enriquecedoras. A gente percebe que a dúvida de um é a dúvida do outro, e que todos enfrentamos dificuldades parecidas. Saímos com ideias e aprendizados. Foi um retiro leve, de muita aprendizagem. Muito válido.”

Já Tia Simoni, do grupo JUAS de Arroio do Sal, emocionou-se ao falar da experiência:

“Falar sobre o ‘Cuidando’ e não se emocionar tem que ser forte. Desde o momento em que chegamos até a hora de ir embora, os jovens tiveram um cuidado impressionante conosco. A gente percebe o quanto eles contam com a gente, o quanto esperam de nós. Saí de lá mais forte, com mais vontade de lutar por eles. A vida vale a pena porque eles existem. Hoje me sinto mais capacitada, com mais força, porque sei que vou ter sempre eles do meu lado e eles sabem que podem contar comigo.”

Um encontro pensado com carinho, conduzido com fé e vivido com intensidade — um verdadeiro respiro para quem, todos os dias, é presença na caminhada da juventude da Diocese de Osório.

Confira abaixo, os principais momentos do Retiro. E AQUI, o álbum completo!

 

 

Fotos: Arquivo Comunicação SJ

 

]]>
Abertas as inscrições para formação virtual com o secretário do Dicastério para a Comunicação da Santa Sé 1m58j /abertas-as-inscricoes-para-formacao-virtual-com-o-secretario-do-dicasterio-para-a-comunicacao-da-santa-se.html <![CDATA[cliente]]> Wed, 09 Apr 2025 12:25:32 +0000 <![CDATA[Notícias da diocese]]> <![CDATA[Slides]]> /?p=38789 <![CDATA[A Diocese de Caxias do Sul e a Pastoral da Comunicação do Regional Sul 3 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) promovem, na terça-feira, dia 22 de abril, uma formação on-line voltada para os agentes da Pastoral da Comunicação (Pascom) e demais comunicadores católicos do Rio Grande do Sul. O encontro virtual contará com a […]]]> <![CDATA[

A Diocese de Caxias do Sul e a Pastoral da Comunicação do Regional Sul 3 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) promovem, na terça-feira, dia 22 de abril, uma formação on-line voltada para os agentes da Pastoral da Comunicação (Pascom) e demais comunicadores católicos do Rio Grande do Sul. O encontro virtual contará com a presença do monsenhor Lucio Ruiz, padre argentino que atualmente é secretário do Dicastério para a Comunicação da Santa Sé, em Roma.

A formação, agendada para as 19h (horário de Brasília) de terça-feira, 22 de abril, será realizada através da plataforma Zoom e abordará o tema escolhido pelo Papa Francisco para o 59º Dia Mundial das Comunicações Sociais (DMCS) de 2025: “Partilhai com mansidão a esperança que está nos vossos corações” (cf. 1 Pd 3,15-16).

Monsenhor Lucio Ruiz trará uma perspectiva direta da Santa Sé, auxiliando os participantes a refletirem sobre a mensagem do Papa. Os agentes da comunicação poderão tirar dúvidas sobre a vivência do Dia Mundial das Comunicações Sociais, a ser celebrado em 1º de junho de 2025, para replicarem nas dioceses gaúchas.

A iniciativa conjunta da Diocese de Caxias do Sul e do Regional Sul 3 da CNBB visa fortalecer a atuação dos agentes de comunicação na Igreja, oferecendo ferramentas e inspiração para que comuniquem a esperança cristã com sensibilidade e eficácia no ambiente digital e nos meios tradicionais.

 

Inscrições e Participação 734v2m

A participação na formação é gratuita. No entanto, devido à capacidade limitada da sala na plataforma Zoom, a organização solicita que a inscrição seja realizada pelo link: https://forms.gle/zVnRAkcBU9uc7Hgz6

Após a inscrição, o link para o à sala do Zoom será enviado por e-mail aos participantes confirmados.

]]>
A próxima área que acolherá a Escola de Liturgia será a área Pastoral de Torres 1d1f41 no dia 26 /a-proxima-area-que-acolhera-a-escola-de-liturgia-sera-a-area-pastoral-de-torres-no-dia-26.html <![CDATA[cliente]]> Sun, 06 Apr 2025 20:41:21 +0000 <![CDATA[Notícias da diocese]]> <![CDATA[Slides]]> /?p=38785 <![CDATA[A Comissão Diocesana de Liturgia dará sequência à Escola de Liturgia na área Pastoral de Torres, formada pelas seguintes paróquias: São Domingos (Torres), São José Operário (Torres) e Nossa Senhora de Lourdes (Arroio do Sal). A Escola acontecerá no dia 26 de abril, das 8h às 16h, na igreja Santa Luzia, localizada na rua Firmino […]]]> <![CDATA[

A Comissão Diocesana de Liturgia dará sequência à Escola de Liturgia na área Pastoral de Torres, formada pelas seguintes paróquias: São Domingos (Torres), São José Operário (Torres) e Nossa Senhora de Lourdes (Arroio do Sal). A Escola acontecerá no dia 26 de abril, das 8h às 16h, na igreja Santa Luzia, localizada na rua Firmino Paim, 400- Centro de Torres.

Esse evento é destinado a todos os ministérios litúrgicos, incluindo acólitos, cantores, coroinhas, leitores, ministros da sagrada comunhão, salmistas e outros envolvidos nas celebrações litúrgicas.

A primeira etapa, denominada “núcleo comum”, já ocorreu para a área Pastoral de Três Cachoeiras no dia 05 de abril, e ará por todas as áreas ao longo deste semestre.

A coordenadora diocesana de Liturgia, Angelita Mattos, destaca a importância desta formação. “A Escola de Liturgia é uma das ações previstas no Plano de Pastoral, visando promover uma formação contínua e sólida, que fortalecerá as práticas litúrgicas em nossas comunidades.”

Os participantes são orientados a trazerem lanches para compartilhar, e o almoço será oferecido no local.

Para mais informações, entre em contato, via WhatsApp, pelo telefone (51) 99936-8881.

 

]]>
Missa do Crisma será celebrada em Atlântida 4w5cp Xangri-Lá, no dia 16 de abril e reunirá o clero e fiéis de toda a Diocese de Osório /missa-do-crisma-sera-celebrada-em-atlantida-xangri-la-no-dia-16-de-abril-e-reunira-o-clero-e-fieis-de-toda-a-diocese-de-osorio.html <![CDATA[cliente]]> Fri, 04 Apr 2025 18:39:46 +0000 <![CDATA[Notícias da diocese]]> <![CDATA[Slides]]> /?p=38781 <![CDATA[Em um dos momentos mais simbólicos da vida litúrgica da Igreja, a Diocese de Osório convida todos os fiéis das 23 paróquias que a compõem a participarem presencialmente ou acompanharem a transmissão ao vivo da Missa do Crisma, que acontecerá no dia 16 de abril, às 19h30, na igreja Nossa Senhora da Paz, no Balneário […]]]> <![CDATA[

Em um dos momentos mais simbólicos da vida litúrgica da Igreja, a Diocese de Osório convida todos os fiéis das 23 paróquias que a compõem a participarem presencialmente ou acompanharem a transmissão ao vivo da Missa do Crisma, que acontecerá no dia 16 de abril, às 19h30, na igreja Nossa Senhora da Paz, no Balneário Atlântida, em Xangri-Lá.

Celebrada na véspera do Tríduo Pascal, essa liturgia solene, também conhecida como Missa da Unidade ou Missa dos Santos Óleos, reforça a comunhão entre o bispo, os padres e o povo de Deus, expressando de forma viva e profunda a unidade eclesial. Dom Jaime Pedro Kohl, bispo diocesano, presidirá a celebração, marcada por dois gestos centrais: a consagração dos óleos sagrados — que serão usados nos sacramentos ao longo do ano — e a renovação das promessas sacerdotais pelos presbíteros da Diocese.

“O significado desta celebração vai além dos ritos. Ela é expressão da comunhão diocesana em torno do mistério pascal de Cristo, envolvendo profundamente o clero e as comunidades em torno da missão da Igreja”, explica dom Jaime.

Durante a Missa, serão abençoados o óleo dos enfermos, utilizado na unção dos doentes; o óleo dos catecúmenos, destinado aos batizandos; e o Santo Crisma, consagrado solenemente pelo bispo, e utilizado em sacramentos como Batismo, Crisma, Ordenações e na dedicação de altares e igrejas.

]]>

Ancorados na esperança 575p61 cuidando da Casa Comum /mensagem/ancorados-na-esperanca-cuidando-da-casa-comum <![CDATA[cliente]]> Fri, 04 Apr 2025 16:03:31 +0000 /?post_type=mensagem&p=38780 <![CDATA[O quinto encontro do subsídio do Regional continua com o tema “Ancorados na Esperança” e o relaciona com a Campanha da Fraternidade, mostrando a necessidade de “cuidar da Casa Comum”. Devemos reconhecer que essa consciência, felizmente, vem crescendo, mas não é pacífica para todos. Encontramos muitos irmãos e irmãs que se dizem cristãos e católicos, […]]]> <![CDATA[

O quinto encontro do subsídio do Regional continua com o tema “Ancorados na Esperança” e o relaciona com a Campanha da Fraternidade, mostrando a necessidade de “cuidar da Casa Comum”. Devemos reconhecer que essa consciência, felizmente, vem crescendo, mas não é pacífica para todos. Encontramos muitos irmãos e irmãs que se dizem cristãos e católicos, mas que ousam afirmar que isso não tem relação com o compromisso cristão no tempo da Quaresma. Não nos deixemos enganar pelos negacionistas, nem permitamos que nos roubem a esperança de uma ecologia integral e integradora.

Que seja tarefa de todos cuidar da Casa Comum é algo tão óbvio que nem precisaríamos gastar muitas palavras para justificar e convencer que é missão de cada um empenhar-se na conservação da criação, garantindo condições de vida digna hoje, amanhã e para sempre. O livro do Gênesis é claro:

“Tudo foi criado por Deus e viu que tudo era bom… Criou o ser humano à sua imagem, à imagem de Deus o criou, homem e mulher os criou. E Deus os abençoou e disse-lhes: Sede fecundos e multiplicai-vos, enchei a terra e cuidai dela. Deus viu tudo quanto havia feito, e era muito bom” (Gn 1,27-31).

Portanto, a responsabilidade de nós, humanos, é muito clara: cuidar da obra de Deus. Toda a criação traz em si a marca da iniciativa divina, e a nós cabe conservá-la em condições de habitabilidade. Tudo indica que a Terra pode viver sem nós, mas nós não podemos viver sem a Terra e tudo o que nela existe. Isso, por si só, bastaria para nos motivar a uma conversão ecológica, ou seja, a ar de uma mentalidade extrativista e consumista para uma perspectiva de produção sustentável e ecologicamente responsável.

Como lemos no número 38 do Texto-Base da CF 2025:

“Os sinais de esgotamento do modelo vigente, do qual poucos se beneficiam, refletidos nas mudanças climáticas, nas crises econômicas e na exclusão social e ambiental, nos colocam diante de um dilema ético: ou mudamos nossa maneira de ser e agir no mundo, reeducando nossos hábitos e costumes na relação com toda a criação, cumprindo nossa missão de cuidá-la e guardá-la; ou deixaremos para as gerações futuras uma Casa Comum inabitável, contrariando os desígnios do Criador.”

Aqui surge uma pergunta que não pode calar: estou disposto a mudar minha mentalidade consumista e extrativista? Estou disposto a modificar meus hábitos de alimentação, reduzir o uso de descartáveis, evitar a poluição do meio ambiente, optar por energia limpa, cuidar da água, da flora e da fauna?

Sintamo-nos gratos a Deus pela bela missão que nos foi confiada: continuar cuidando e aprimorando, com nossa inteligência, a obra de suas mãos. Ancorados na esperança, cuidemos da Casa Comum.

Dom Jaime Pedro Kohl – Bispo de Osório

 

]]>
EJC CNBB realiza reunião diocesana com foco em planejamento e fortalecimento da caminhada jovem 3h5p /ejc-cnbb-realiza-reuniao-diocesana-com-foco-em-planejamento-e-fortalecimento-da-caminhada-jovem.html <![CDATA[cliente]]> Fri, 04 Apr 2025 12:35:52 +0000 <![CDATA[Notícias da diocese]]> <![CDATA[Slides]]> /?p=38774 <![CDATA[Na noite do dia 3 de abril, quinta-feira, foi realizada a primeira reunião diocesana do Encontro de Jovens com Cristo (EJC CNBB) de 2025. O encontro, que reuniu representantes de diversas paróquias da diocese, teve como objetivo principal o planejamento das atividades anuais, troca de experiências e fortalecimento da missão evangelizadora junto à juventude. A […]]]> <![CDATA[

Na noite do dia 3 de abril, quinta-feira, foi realizada a primeira reunião diocesana do Encontro de Jovens com Cristo (EJC CNBB) de 2025. O encontro, que reuniu representantes de diversas paróquias da diocese, teve como objetivo principal o planejamento das atividades anuais, troca de experiências e fortalecimento da missão evangelizadora junto à juventude. A reunião contou com a presença do assessor eclesiástico do EJC CNBB, Padre Ricardo Justin Jacoby, que acompanhou e contribuiu com os momentos de reflexão e direcionamento espiritual.

A programação foi dividida em quatro momentos. Após o momento inicial com uma oração, entre os assuntos abordados, destaca-se: apresentação da equipe diocesana e das equipes dirigentes paroquiais, partilha sobre os pontos fortes e fracos dos EJC’s nas paróquias, e, por fim, a apresentação das propostas para o ano. Durante as discussões, foi destacada a importância de incentivar a participação ativa dos jovens, buscando tirá-los da zona de conforto por meio de dinâmicas e formações.

Entre as ideias apresentadas pela equipe diocesana estiveram a formação contínua para os assessores (tios), capacitação para palestrantes, criação de conteúdo para as redes sociais — incluindo um vídeo institucional e o fortalecimento do perfil do EJC CNBB no Instagram —, além das datas dos encontros diocesanos e o planejamento do encontro de fim de ano.

Também foram reados avisos importantes para as equipes dirigentes, e discutidas possíveis novas implantações do EJC em paróquias da diocese que ainda não contam com o movimento.

Atualmente, o EJC está presente com grupos de jovens ativos nas seguintes paróquias: Santo André Avelino, em Maquiné; Nossa Senhora de Lourdes, em Capão da Canoa; e Nossa Senhora de Caravaggio, em Osório. A reunião foi avaliada como extremamente produtiva, reforçando o compromisso da Igreja com o protagonismo juvenil e a vivência comunitária.

 

]]>
Diocese de Osório promove Curso de Doutrina Social da Igreja para aprofundamento na fé e ação social 6p6h5r /diocese-de-osorio-promove-curso-de-doutrina-social-da-igreja-para-aprofundamento-na-fe-e-acao-social.html <![CDATA[cliente]]> Mon, 31 Mar 2025 19:37:45 +0000 <![CDATA[Notícias da diocese]]> <![CDATA[Slides]]> /?p=38711 <![CDATA[Em tempos onde o mundo clama por justiça, solidariedade e valores cristãos, a Diocese de Osório oferece uma oportunidade de formação profunda para todos que desejam compreender melhor o papel da Igreja no contexto social atual. Entre os meses de maio e julho de 2025, todas as terças-feiras, das 19h30 às 22h, acontecerá o curso […]]]> <![CDATA[

Em tempos onde o mundo clama por justiça, solidariedade e valores cristãos, a Diocese de Osório oferece uma oportunidade de formação profunda para todos que desejam compreender melhor o papel da Igreja no contexto social atual. Entre os meses de maio e julho de 2025, todas as terças-feiras, das 19h30 às 22h, acontecerá o curso sobre Doutrina Social da Igreja (DSI), na Sala Papa Francisco, anexa ao Salão Paroquial da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, no Centro de Osório.

De acordo o assessor eclesiástico para as Pastorais Sociais e Serviços de Caridade, Frei Wilson Dallagnol, o objetivo central do curso e proporcionar aos participantes uma compreensão mais profunda da DSI, ferramenta essencial para iluminar a ação pastoral das paróquias, fomentar a comunhão e a ação caritativa nas comunidades e, acima de tudo, integrar a dimensão social da evangelização. Ao longo do curso, será possível também refletir sobre o modo profético de agir de Jesus, assumindo as orientações sociais da Igreja em nossas práticas diárias.

 

PROGRAMAÇÃO n2l1s

O curso contará com assessores e especialistas que trarão uma abordagem teórica e prática, essencial para a formação cristã integral. Entre os destaques, teremos a presença de Frei Irineu Trentin, Padre Luciano Motti, Frei Wilson Dallagnol, o bispo da Diocese de Osório, dom Jaime Pedro Kohl, entre outros, com temas que vão desde a história da DSI até questões atuais como ecologia integral, justiça social, direitos humanos e políticas públicas. A programação completa inclui:

06 de maio: Histórico da DSI com Frei Irineu Trentin
13 de maio: Fundamentos bíblicos da DSI com Padre Luciano Motti
20 de maio: Os princípios da DSI com Diácono Antônio Heliton
27 de maio: Trabalho humano: chave da questão social com Frei Wilson Dallagnol
06 de junho: Ecologia Integral com Frei Wilson Dallagnol, Anelise Becker e Marcelo Vieira
13 de junho: Desenvolvimento econômico e social com Daniel Schwanck e Samuel Santos
17 de junho: Justiça e Paz com Padre Laudemir Demarchi
24 de junho: Política e ideologia: construção do bem comum com Padre Ildomar Ambos Danelon
01 de julho: Os direitos humanos e sociais com Gervásio Toffoli
08 de julho: Propriedade: destinação universal dos bens com Frei Wilson Dallagnol
15 de julho: Políticas Públicas e a CF 2025 com dom Jaime Pedro Kohl
22 de julho: Metodologia: diretrizes e linhas de ação dos cristãos à luz da DSI com Padre Tiago Gomes
29 de julho: Celebração de encerramento e entrega dos certificados

 

INVESTIMENTO ÍVEL 5y6k4s

O curso tem uma taxa de inscrição única de R$ 100,00, com a possibilidade de parcelamento em 3 vezes. O valor cobre os custos com o certificado de frequência, despesas dos assessores e outras necessidades organizacionais. O pagamento pode ser feito em parcela inicial de R$ 40,00 no momento da inscrição, com as demais parcelas de R$ 30,00 durante o curso.

 

INSCRIÇÕES ABERTAS 125w2f

As inscrições já estão abertas e podem ser feitas até abril de 2025, através do link de inscrição, aqui, ou pelo QR code disponível nos materiais de divulgação.

]]>
Reunião define planejamento para o Encontro Diocesano de Coroinhas 2025 386g6z /reuniao-define-planejamento-para-o-encontro-diocesano-de-coroinhas-2025.html <![CDATA[cliente]]> Mon, 31 Mar 2025 17:54:59 +0000 <![CDATA[Notícias da diocese]]> <![CDATA[Slides]]> /?p=38770 <![CDATA[Uma reunião realizada no último sábado (29), na igreja Nossa Senhora de Lourdes, em Arroio do Sal, definiu o planejamento do Encontro Diocesano de Coroinhas 2025, previsto para o dia 31 de agosto na mesma cidade. O encontro reuniu representantes da Pastoral dos Coroinhas das paróquias, do Serviço de Animação Vocacional (SAV), do Conselho Pastoral […]]]> <![CDATA[

Uma reunião realizada no último sábado (29), na igreja Nossa Senhora de Lourdes, em Arroio do Sal, definiu o planejamento do Encontro Diocesano de Coroinhas 2025, previsto para o dia 31 de agosto na mesma cidade. O encontro reuniu representantes da Pastoral dos Coroinhas das paróquias, do Serviço de Animação Vocacional (SAV), do Conselho Pastoral Paroquial (P) e do Grupo JUAS da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes.

Entre os participantes estavam o assessor eclesiástico para a Pastoral dos Coroinhas na Diocese, pe. Luiz Carlos Rosa da Silva (Pe. Caio), o pároco da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, Pe. Edson Bataglin, e o assessor eclesiástico do SAV e formador dos seminaristas da Diocese, Pe. Éderson Oliveira. Durante a reunião, foram avaliados os resultados da edição anterior, realizada em 2024, e definida a programação para este ano.

Encontrão dos Coroinhas 1i5a

O Encontro Diocesano de Coroinhas tem como objetivo a formação, integração e espiritualidade dos coroinhas da diocese, proporcionando momentos de aprendizado e vivência da fé. Para 2025, a programação prevê atividades dinâmicas, momentos de oração e partilha, além de reflexões sobre a vocação e o papel dos coroinhas na Igreja.

Com o planejamento estruturado, a expectativa é de que o evento deste ano seja ainda mais enriquecedor e participativo, fortalecendo a caminhada dos coroinhas e de toda a comunidade diocesana. Em breve, novas informações sobre a programação do evento serão divulgadas.

 

 

]]>
Diocese de Osório lança subsídio formativo para Grupos Eclesiais e Grupos de Famílias 314p5g /diocese-de-osorio-lanca-subsidio-formativo-para-grupos-eclesiais-e-grupos-de-familias.html <![CDATA[cliente]]> Fri, 28 Mar 2025 13:20:38 +0000 <![CDATA[Notícias da diocese]]> <![CDATA[Slides]]> /?p=38741 <![CDATA[A Diocese de Osório, por meio da Comissão Diocesana dos Grupos Eclesiais e Grupos de Famílias, está lançando um novo subsídio formativo para auxiliar na caminhada dos grupos paroquiais ao longo do ano. O material foi elaborado com o intuito de fortalecer a vivência comunitária e espiritual, seguindo a proposta da Igreja Católica para o […]]]> <![CDATA[

A Diocese de Osório, por meio da Comissão Diocesana dos Grupos Eclesiais e Grupos de Famílias, está lançando um novo subsídio formativo para auxiliar na caminhada dos grupos paroquiais ao longo do ano. O material foi elaborado com o intuito de fortalecer a vivência comunitária e espiritual, seguindo a proposta da Igreja Católica para o Ano Jubilar de 2025, com o tema “Peregrinos de Esperança”.

O assessor eclesiástico, Pe. Ildomar Danelon, destaca a importância desse material para incentivar a continuidade dos grupos e sua conexão com a espiritualidade do Jubileu de Esperança. “Nossa intenção é que os grupos eclesiais e de famílias possam aprofundar sua fé e beber da riqueza espiritual do jubileu, conectando-se também à nossa história de missão popular. Queremos que cada família e comunidade se reconheça como uma pequena igreja, fortalecendo a oração e a fraternidade em cada encontro”, ressalta Pe. Ildomar.

O subsídio também aborda temas da Campanha da Fraternidade 2025, com reflexões sobre ecologia integral, além de trazer conteúdos sobre vocação e a animação da vida cristã pelo Espírito Santo. Os encontros foram elaborados de forma colaborativa, envolvendo diversas mãos para garantir um material ível e enriquecedor para todas as comunidades.

Os encontros serão voltados aos animadores dos Grupos Eclesiais e Grupos de Famílias, além de representantes de movimentos pastorais. Durante as reuniões, será apresentada a dinâmica dos encontros e a estrutura do subsídio, fortalecendo a organização dos grupos para a caminhada ao longo do ano jubilar.

A Diocese de Osório convida todos os fiéis a participarem deste momento especial de fortalecimento da fé e da vivência comunitária.
“Que este material nos ajude a rezar juntos, refletir sobre nossa caminhada e vivenciar o verdadeiro sentido da esperança cristã em comunidade”, conclui Pe. Ildomar.

A entrega do material será realizada ao longo do mês de abril, aos animadores de grupos eclesiais e de famílias, por Área Pastoral, conforme o seguinte cronograma:

1º de abril, terça-feira, Área Pastoral Osório, na sala Papa Francisco, anexa ao salão paroquial, no Centro de Osório, às 19h.

Fazem parte da Área Pastoral Osório, as seguintes paróquias: Nossa Senhora da Conceição de Osório, Nossa Senhora de Caravaggio de Osório, Nossa Senhora da Saúde de Cidreira, Santo Antônio de Pádua de Balneário Pinhal e São José de Palmares do Sul e Capivari do Sul.

 

2 de abril, quarta-feira, Área Pastoral Capão da Canoa/Tramandaí, na igreja São Pedro, em Xangri-Lá, às 19h45min.

Fazem parte da Área Pastoral Capão da Canoa, as seguintes paróquias: Nossa Senhora de Lourdes de Capão da Canoa, Nossa Senhora dos Navegantes de Tramandaí, Bom Pastor de Imbé e São Pedro de Xangri-Lá.

 

3 de abril, quinta-feira, Área Pastoral Santo Antônio da Patrulha, na igreja Santo Antônio, na Cidade Alta, às 19h.

Fazem parte da Área Pastoral Santo Antônio da Patrulha, as seguintes paróquias: Santo Antônio, Nossa Senhora da Boa Viagem e Santa Teresinha de Santo Antônio da Patrulha e São Cristóvão de Caraá.

 

8 de abril, terça-feira, Área Pastoral Terra de Areia, na igreja São Pedro, no Centro de Terra de Areia, às 19h30.

Fazem parte da Área Pastoral Terra de Areia, as seguintes paróquias: São Pedro de Terra de Areia, Nossa Senhora da Piedade e Santo André Avelino de Maquiné e Imaculada Conceição de Três Forquilhas e Itati.

 

9 de abril, quarta-feira, Área Pastoral Três Cachoeiras, na igreja Sagrada Família, no Centro de Morrinhos do Sul, às 19h.

Fazem parte da Área Pastoral Três Cachoeiras, as seguintes paróquias: São José de Três Cachoeiras, Nossa Senhora do Amparo de Dom Pedro de Alcântara e Senhor Bom Jesus de Morrinhos do Sul e Mampituba.

 

10 de abril, quinta-feira, Área Pastoral Torres, na igreja Santa Rita de Cássia, no bairro Faxinal, às 19h30min.

Fazem parte da Área Pastoral Torres, as seguintes paróquias: São Domingos e São José Operário de Torres e Nossa Senhora de Lourdes de Arroio do Sal.

 

 

 

]]>
Mini ENF da Renovação Carismática Católica da Diocese de Osório ocorre em Terra de Areia no dia 06 de abril 173f2g /mini-enf-da-renovacao-carismatica-catolica-da-diocese-de-osorio-ocorre-em-terra-de-areia-no-dia-06-de-abril.html <![CDATA[cliente]]> Wed, 26 Mar 2025 11:59:28 +0000 <![CDATA[Notícias da diocese]]> <![CDATA[Slides]]> /?p=38735 <![CDATA[A Renovação Carismática Católica (RCC) da Diocese de Osório realizará um Encontro de Formação no dia 6 de abril, a partir das 8h, na igreja São Pedro, em Terra de Areia. O evento é voltado para os servos e perseverantes dos Grupos de Oração da Diocese e tem como objetivo aprofundar o conhecimento e a […]]]> <![CDATA[

A Renovação Carismática Católica (RCC) da Diocese de Osório realizará um Encontro de Formação no dia 6 de abril, a partir das 8h, na igreja São Pedro, em Terra de Areia. O evento é voltado para os servos e perseverantes dos Grupos de Oração da Diocese e tem como objetivo aprofundar o conhecimento e a espiritualidade dos participantes.

As formações serão distribuídas entre os diversos ministérios da RCC, incluindo famílias, jovens, música e artes, crianças e adolescentes, comunicação, pregação, intercessão, promoção humana, formação, cura e libertação, secretários e coordenadores de Grupo de Oração. A programação contará com a participação dos coordenadores estaduais dos Ministérios e da Presidente Estadual da RCC, Cristine Gaya.

De acordo com a coordenadora diocesana da RCC, Roseglé Gamba, o Encontro visa fortalecer o trabalho dos integrantes dos Grupos de Oração, proporcionando um espaço para reflexão e aprendizagem dentro de um contexto de vivência cristã.

“Este evento reforça a importância da formação contínua para os membros da RCC, garantindo a eficácia e o aprofundamento da espiritualidade e da missão de cada grupo”, explica Rose.

Para participar, servos e perseverantes devem entrar em contato com os coordenadores de seus Grupos de Oração para obter as orientações necessárias para inscrição.

 

 

]]>
Início da Escola para Ministérios Litúrgicos será no dia 05 de abril em Três Cachoeiras e2e6g /inicio-da-escola-para-ministerios-liturgicos-sera-no-dia-05-de-abril-em-tres-cachoeiras.html <![CDATA[cliente]]> Tue, 25 Mar 2025 16:55:02 +0000 <![CDATA[Notícias da diocese]]> <![CDATA[Slides]]> /?p=38731 <![CDATA[A Diocese de Osório iniciará a Escola para Ministérios Litúrgicos no dia 5 de abril, das 8h às 16h, no salão da comunidade São José, em Três Cachoeiras. O encontro, organizado pela Comissão Diocesana de Liturgia, é destinado a todos os ministérios litúrgicos, incluindo acólitos, cantores, coroinhas, leitores, ministros da comunhão, salmistas e demais envolvidos […]]]> <![CDATA[

A Diocese de Osório iniciará a Escola para Ministérios Litúrgicos no dia 5 de abril, das 8h às 16h, no salão da comunidade São José, em Três Cachoeiras.
O encontro, organizado pela Comissão Diocesana de Liturgia, é destinado a todos os ministérios litúrgicos, incluindo acólitos, cantores, coroinhas, leitores, ministros da comunhão, salmistas e demais envolvidos nas celebrações litúrgicas da Área Pastoral Três Cachoeiras. Participam do evento membros das seguintes paróquias: São José (Três Cachoeiras), Nossa Senhora do Amparo (Dom Pedro de Alcântara) e Senhor Bom Jesus (Morrinhos do Sul e Mampituba). As formações para as demais áreas pastorais da Diocese serão divulgadas em breve.

Neste primeiro semestre de 2025, será realizada a primeira etapa da Escola, intitulada “Núcleo Comum”. Essa etapa será fundamental para a formação dos diversos ministérios e ocorrerá em cada Área Pastoral da Diocese, oferecendo uma base sólida para os participantes. No segundo semestre, uma etapa específica será voltada para os leitores, também em cada Área Pastoral.

De acordo com a coordenadora diocesana de Liturgia, Angelita Matos, a Escola para Ministérios Litúrgicos é uma das ações previstas no Plano de Pastoral da Diocese, e o objetivo é promover uma formação contínua e de qualidade para todos que atuam nas celebrações litúrgicas.

“Convidamos todos os ministros litúrgicos das nossas 23 paróquias a participar desse momento de enriquecimento espiritual e formativo, que contribuirá para o fortalecimento das práticas litúrgicas em nossas comunidades, reforça o convite Angelita.

A comissão organizadora solicita que os participantes tragam alguns lanches para serem compartilhados entre os presentes. O almoço será oferecido no local. Para mais informações, entre em contato com a equipe organizadora pelo telefone (51) 99936-8881.

 

 

]]>
Encontro Vocacional Kairós Masculino em Dom Pedro de Alcântara ocorre nos dias 29 e 30 de março 214g2p /encontro-vocacional-kairos-masculino-em-dom-pedro-de-alcantara-ocorre-nos-dias-29-e-30-de-marco.html <![CDATA[cliente]]> Tue, 25 Mar 2025 12:50:01 +0000 <![CDATA[Notícias da diocese]]> <![CDATA[Slides]]> /?p=38727 <![CDATA[No próximo final de semana, a Paróquia Nossa Senhora do Amparo, em Dom Pedro de Alcântara, sediará o Encontro Vocacional Kairós Masculino, que ocorrerá no sábado e domingo, dias 29 e 30 de março. O evento será realizado no Centro de Pastoral, com início às 15h de sábado e encerramento após o almoço de domingo. […]]]> <![CDATA[

No próximo final de semana, a Paróquia Nossa Senhora do Amparo, em Dom Pedro de Alcântara, sediará o Encontro Vocacional Kairós Masculino, que ocorrerá no sábado e domingo, dias 29 e 30 de março. O evento será realizado no Centro de Pastoral, com início às 15h de sábado e encerramento após o almoço de domingo.

Promovido pela Diocese de Osório, através do Serviço Diocesano de Animação Vocacional (SAV), a atividade é destinada a jovens que estejam cursando o 9º ano do Ensino Fundamental em diante. Essa mudança busca tornar a comunicação mais clara e evitar que participantes muito jovens ingressem no evento sem um discernimento mais amadurecido. Para aqueles abaixo do 9º ano, há o Kairós Júnior, com programação específica para essa faixa etária.

Durante o encontro, os jovens poderão compartilhar experiências e receber acompanhamento no processo de discernimento vocacional, especialmente sobre a vocação ao ministério ordenado. O assessor eclesiástico do SAV, Pe. Ederson Tiago Oliveira da Silva, destaca a importância do evento como um espaço de profunda reflexão para que os participantes possam considerar se o ministério ordenado é o caminho que desejam seguir.

 

ENCAMINHAMENTO DO JOVEM

As Equipes Vocacionais Paroquiais (EVPs), em colaboração com a coordenação diocesana do SAV, incentivam jovens interessados a participar dessas jornadas ao longo do ano. Os participantes devem levar material de higiene pessoal, itens para anotação, Bíblia e terço.

Para se inscrever, é necessário entrar em contato com a EVP da paróquia ou com o pároco. Além disso, é recomendado que um agente vocacional ou o próprio pároco faça a apresentação do jovem à equipe de acompanhamento para um melhor direcionamento no processo vocacional.

 

 

]]>
Ancorados na Esperança 5u3i5s praticando o perdão /mensagem/ancorados-na-esperanca-praticando-o-perdao <![CDATA[cliente]]> Fri, 21 Mar 2025 19:27:40 +0000 /?post_type=mensagem&p=38726 <![CDATA[Neste terceiro encontro da nossa caminhada quaresmal em preparação para a Páscoa nos grupos eclesiais, sempre ancorados na esperança, somos convidados a refletir sobre a reconciliação, que traz consigo a necessidade do perdão — uma realidade que toca a todos, pois, devido às nossas limitações humanas, não conseguimos ser perfeitos, seja na relação com Deus, […]]]> <![CDATA[

Neste terceiro encontro da nossa caminhada quaresmal em preparação para a Páscoa nos grupos eclesiais, sempre ancorados na esperança, somos convidados a refletir sobre a reconciliação, que traz consigo a necessidade do perdão — uma realidade que toca a todos, pois, devido às nossas limitações humanas, não conseguimos ser perfeitos, seja na relação com Deus, com os outros ou com a criação.

Como introduz o subsídio: “O perdão é um dom de Deus e, ao mesmo tempo, um exercício de fraternidade. Quem pede perdão reconhece a sua fragilidade, e quem perdoa exercita a humanidade. O Papa Francisco nos recorda, na Bula do Jubileu, n. 23: ‘Perdoar não muda o ado, não pode modificar o que já aconteceu; no entanto, o perdão pode nos permitir mudar o futuro e viver de forma diferente, sem rancor, ódio e vingança’.”

O grande convite da Quaresma é a conversão. Antes de tudo, devemos nos deixar reconciliar com Deus, cientes de que essa reconciliação a pelo reencontro com os irmãos. Convém lembrar o que pedimos sempre que rezamos o Pai-Nosso: “Perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido.” Que nossos encontros de grupo, nossas celebrações e nossas mensagens nos disponham a promover a reconciliação em nossas famílias, comunidades e com todos aqueles com quem convivemos.

O texto bíblico proposto, Mt 18, 21-35, sobre a correção fraterna, é muito claro quanto à necessidade de pedir e conceder o perdão. À pergunta de Pedro sobre até quantas vezes devemos perdoar, Jesus respondeu: “Não até sete vezes, mas até setenta vezes sete vezes”, ou seja, sempre. Deus não põe limites ao perdão. Sua misericórdia é infinita, e Ele está sempre pronto para o abraço do perdão. Sempre podemos recomeçar. O grande desafio é perdoar de coração o nosso irmão se queremos contar com a misericórdia de Deus.

Perdoando, caminhamos na esperança. A reconciliação com Deus, consigo mesmo, com os outros e com a Casa Comum é o itinerário da paz que leva à esperança. Sem amor a Deus, sem atenção a si próprio, sem perdão aos outros e sem cuidado com a Casa Comum, a destruição toma conta e a esperança desaparece. Deixemo-nos reconciliar com Cristo. Ancorados Nele, podemos praticar o perdão e gerar esperança e vida.

 

Dom Jaime Pedro Kohl – Bispo de Osório

]]>
Reunião do Clero da Diocese de Osório retoma compromissos pastorais após a temporada de verão 52w5m /reuniao-do-clero-da-diocese-de-osorio-retoma-compromissos-pastorais-apos-a-temporada-de-verao.html <![CDATA[cliente]]> Thu, 20 Mar 2025 14:56:38 +0000 <![CDATA[Notícias da diocese]]> <![CDATA[Slides]]> /?p=38723 <![CDATA[Na manhã desta quinta-feira (20), aconteceu a primeira reunião do clero da Diocese de Osório de 2025, na Cúria Diocesana, em Osório. Conduzido por dom Jaime Pedro Kohl, bispo da Diocese, e pelo coordenador diocesano de Pastoral, padre Luciano Motti, o encontro teve como objetivo retomar os trabalhos e compromissos pastorais após a intensa temporada […]]]> <![CDATA[

Na manhã desta quinta-feira (20), aconteceu a primeira reunião do clero da Diocese de Osório de 2025, na Cúria Diocesana, em Osório. Conduzido por dom Jaime Pedro Kohl, bispo da Diocese, e pelo coordenador diocesano de Pastoral, padre Luciano Motti, o encontro teve como objetivo retomar os trabalhos e compromissos pastorais após a intensa temporada de verão, período em que as paróquias litorâneas da diocese concentraram esforços na recepção de visitantes e na realização de celebrações liturgicas.

O encontro teve início com uma partilha entre os padres, diáconos e freis presentes, que relataram como aram o verão e como se sentem neste início de ano pastoral. O clima foi de acolhimento e reflexão sobre as vivências da temporada.

Em seguida, foi retomada a síntese das assembleias de Pastoral com os leigos e do Clero (da Conversa no Espírito), ambas realizadas no final de 2024. Dom Jaime abordou o tema do Sínodo sobre a Sinodalidade, enfatizando a importância de caminhar juntos na missão da Igreja, vivendo o Ano Santo, “Jubileu Peregrinos de Esperança”, proposto pelo papa Francisco para a Igreja Católica em todo o mundo.

O assessor eclesiástico para a Pastoral Presbiteral, padre Hilário Sozo, tratou de assuntos relevantes para o fortalecimento desta pastoral. O responsável pela formação dos seminaristas, padre Ederson Oliveira, também teve a palavra, avaliando a condução da formação no Seminário de Viamão e destacando os desafios e avanços na formação dos jovens seminaristas. Já o padre Ildomar Danelon abordou a questão dos Grupos de Famílias / Grupos Eclesiais, reforçando a importância da atuação desses grupos na vivência comunitária e o novo subsídio que será lançado em breve.

A reunião também dedicou espaço para discutir eventos importantes para a Diocese, como o da Pastoral da Criança, que realizará um evento celebrativo pelos 40 anos dessa Pastoral na Diocese, no dia 29 de março, no Santuário Diocesano de Nossa Senhora das Lágrimas, acompanhado pelo Frei Wilson Dalagnoll. Além disso, foram discutidos assuntos relacionados à Escola Regional da IVC, com o assessor padre Jackson Fischoneder, à Pastoral da Educação, com o padre Gilberto Fraga, e à Escola de Liturgia, com o padre Marlon Ramos Lopes.

Por fim, os participantes revisaram a agenda e os compromissos para os próximos meses, reafirmando o compromisso com a missão pastoral da Diocese de Osório.

O encontro foi encerrado com um momento de fraternidade e um almoço compartilhado entre o clero, fortalecendo os laços de unidade e cooperação entre os membros da Igreja Particular.

 

 

]]>
Salmistas e interessados têm a oportunidade de formação com especialista no dia 05 de abril 285l24 /salmistas-e-interessados-tem-a-oportunidade-de-formacao-com-especialista-no-dia-05-de-abril.html <![CDATA[cliente]]> Tue, 18 Mar 2025 14:06:47 +0000 <![CDATA[Notícias da diocese]]> <![CDATA[Slides]]> /?p=38705 <![CDATA[A Comissão Diocesana de Liturgia, em parceria com a Paróquia São Pedro de Xangri-Lá, convida todos os salmistas, já atuantes e candidatos, a participar da formação que acontecerá no dia 05 de abril, sábado, das 13h30min às 17h, na igreja Nossa Senhora Rainha da Paz, em Atlântida, Xangri-Lá, na rua Piraguá, esquina com a Rua […]]]> <![CDATA[

A Comissão Diocesana de Liturgia, em parceria com a Paróquia São Pedro de Xangri-Lá, convida todos os salmistas, já atuantes e candidatos, a participar da formação que acontecerá no dia 05 de abril, sábado, das 13h30min às 17h, na igreja Nossa Senhora Rainha da Paz, em Atlântida, Xangri-Lá, na rua Piraguá, esquina com a Rua Acauã.

Não há necessidade de realizar inscrição e a formação é gratuita. Para mais informações contate: (51) 99936-8881 (WhatsApp).

Com o tema “Melodias para os salmos da Missa e sua raiz histórica”, essa formação será conduzida pelo professor Lucas Siduoski, organista e fundador da Escola de Música Sacra de Santa Maria. Ele trará não apenas uma rica formação teórica, mas também práticas que ajudarão os participantes a aprimorarem sua técnica no canto litúrgico.

Por que participar? 2266h

Os salmos ocupam um espaço de grande importância na liturgia cristã. Salmodiar vai além de cantar: é uma verdadeira arte que exige preparação, sensibilidade e técnica. A formação será uma oportunidade de aprender com quem entende profundamente do assunto. O professor Lucas Siduoski, que também é regente do Coral da Basílica Nossa Senhora Medianeira de Todas as Graças e organista da Catedral Metropolitana de Santa Maria, compartilhará seu conhecimento sobre a história e as melodias litúrgicas, além de guiar os participantes em práticas que irão fortalecer sua atuação nas missas.

Para quem é esta formação? 485g5x

A formação é destinada aos salmistas, tanto aos que já atuam nas celebrações, quanto aos que desejam começar a desempenhar esse ministério na Igreja. Também poderão participar músicos que acompanham os salmistas, pois a formação irá abordar a relação entre a música e os salmos na liturgia.

A formação apoiada pela Comissão Diocesana de Liturgia da Diocese de Osório é uma oportunidade para que todos os envolvidos com a música litúrgica possam aprofundar seus conhecimentos, aprimorar sua técnica e, acima de tudo, oferecer ao Senhor o melhor de seus dons.

 

 

]]>
Reunião das Pastorais Sociais e Serviços de Caridade em Osório discute planejamento e encaminhamentos para 2025 1b1l1j /reuniao-das-pastorais-sociais-e-servicos-de-caridade-em-osorio-discute-planejamento-e-encaminhamentos-para-2025.html <![CDATA[cliente]]> Tue, 18 Mar 2025 12:09:30 +0000 <![CDATA[Notícias da diocese]]> <![CDATA[Slides]]> /?p=38697 <![CDATA[No último sábado, 15 de março, a Cúria Diocesana de Osório reuniu o grupo ampliado das Pastorais Sociais e Serviços de Caridade. O encontro teve como objetivo revisar o planejamento pastoral e refletir sobre as diretrizes a serem seguidas a partir da Campanha da Fraternidade 2025, que serviu como tema gerador das discussões. Daniel Schwanck, […]]]> <![CDATA[

No último sábado, 15 de março, a Cúria Diocesana de Osório reuniu o grupo ampliado das Pastorais Sociais e Serviços de Caridade. O encontro teve como objetivo revisar o planejamento pastoral e refletir sobre as diretrizes a serem seguidas a partir da Campanha da Fraternidade 2025, que serviu como tema gerador das discussões.

Daniel Schwanck, membro da equipe executiva diocesana, destacou a importância de resgatar as ações do ano ado, ao mesmo tempo em que se planeja as atividades para o ano de 2025. Entre os encaminhamentos principais, foi decidido agendar duas atividades-chave: a realização de capacitações para as equipes envolvidas nas pastorais e a intensificação de ações como apoio a hortas comunitárias, o trabalho em rede, e iniciativas voltadas para a juventude.

Um dos destaques da reunião foi o anúncio de um curso sobre a Doutrina Social da Igreja (DSI), que será realizado entre maio e julho de 2025. O curso acontecerá todas as terças-feiras, das 19h30 às 22h, na Sala Papa Francisco, anexa ao Salão Paroquial da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, no Centro de Osório. Frei Wilson Dallagnol, assessor eclesiástico para as Pastorais Sociais, explicou que o objetivo é proporcionar aos participantes uma compreensão mais profunda da DSI, uma ferramenta essencial para guiar a ação pastoral nas paróquias e fortalecer a ação caritativa nas comunidades.

Além disso, foi discutida a colaboração com o Conselho Pastoral Paroquial (P) para incentivar o compromisso com a Campanha da Fraternidade 2025, com a provocação para uma maior organização das Pastorais Ecológicas na Diocese. Durante a reunião, também se refletiu sobre a importância de aumentar a participação feminina na coordenação das Pastorais Sociais, com a presença da mulher sendo um ponto destacado como essencial para uma representatividade mais efetiva.

Outro importante encaminhamento foi a capacitação das equipes para o o a fundos de solidariedade, tanto da Diocese quanto de outras fontes nacionais, com o objetivo de qualificar as equipes para elaboração de projetos sociais. A reunião também ressaltou a importância de um encontro com os assistentes eclesiásticos e as irmãs religiosas que acompanham as pastorais e grupos de caridade, para estreitar o trabalho conjunto e planejar ações futuras.

Por fim, foi apresentada uma parceria com a cooperativa Econativa para uma proposta junto ao Programa de Aquisição Assistida de Alimentos (PAA), da CONAB, que visa a compra de frutas, verduras e produtos da agricultura familiar para distribuição em seis paróquias da Diocese. A ação beneficiará grupos como o Mutirão e a Pastoral da Caridade, proporcionando alimentos de forma assistida por um período de 12 meses.

]]>
Ancorados na esperança 575p61 crendo na vida eterna /mensagem/ancorados-na-esperanca-crendo-na-vida-eterna <![CDATA[cliente]]> Fri, 14 Mar 2025 11:26:59 +0000 /?post_type=mensagem&p=38696 <![CDATA[Continuamos nossas reflexões a partir da imagem da âncora, instrumento que fixa a barca em um e forte e seguro, com uma corda igualmente resistente, garantindo que os ventos não a desprendam nem a abandonem à força dos vendavais. Esse ponto firme, esse marco inquebrantável que sustenta nossa segurança e esperança cristã, é a fé […]]]> <![CDATA[

Continuamos nossas reflexões a partir da imagem da âncora, instrumento que fixa a barca em um e forte e seguro, com uma corda igualmente resistente, garantindo que os ventos não a desprendam nem a abandonem à força dos vendavais.

Esse ponto firme, esse marco inquebrantável que sustenta nossa segurança e esperança cristã, é a fé e a confiança em Deus, cujo horizonte é a vida eterna. Por isso, Paulo afirma que deseja nos transmitir, antes de tudo, aquilo que ele mesmo recebeu, ou seja, a verdade mais importante e que deve fundamentar a vida dos discípulos de Jesus:

“Que Cristo morreu pelos nossos pecados, segundo as Escrituras; foi sepultado e, ao terceiro dia, ressuscitou, segundo as Escrituras; e apareceu a Cefas e, depois, aos Doze.”

Esse é o ponto de partida, a origem e o fundamento do Evangelho. Se esse alicerce ruir, nossa fé será vã, e nossa esperança não ará de mera ilusão.

Como nos introduz o texto:

“A vitória de Jesus sobre a morte garantiu-nos a possibilidade de vivermos com Ele na eternidade. Embora não desprezemos este mundo, sabemos que aqui não é nossa morada definitiva. Cremos na vida eterna, que o Senhor preparou para nós, e para lá caminhamos com esperança. Os inúmeros sinais de morte ao nosso redor não devem nos desanimar, pois são transitórios. No final, restará tão somente a vida em Deus, e isso ilumina nossa trajetória, animando-nos a não perder a esperança.”

Viver o Jubileu, ancorados em Cristo e alimentando o desejo da vida eterna, nos faz peregrinos da esperança. E, como escreve o Papa Francisco, se Jesus morto e ressuscitado é o coração da nossa fé, ao longo do tempo temos a certeza de que não caminhamos para uma meta inalcançável nem para um abismo escuro, mas para o encontro com o Senhor da glória.

A perspectiva da vida eterna, do encontro com o Senhor que venceu a morte, não nos isenta do cuidado que precisamos ter com a Casa Comum, onde habitamos aqui e agora. Nosso tempo de agir é o presente, e isso não contradiz a esperança no amanhã.

“Como filhos e filhas de Deus, somos responsáveis por proteger e preservar a obra de suas mãos. Este é o nosso chamado, este é o nosso dever como discípulos de Cristo” (TB 150).

A vida eterna começa aqui. Se não entrarmos nela agora, não a teremos depois.

 

]]>
Bispo da Diocese de Osório convoca lideranças diocesanas e paroquiais para reunião do CDP no dia 22 de março 5w6n3n /bispo-da-diocese-de-osorio-convoca-liderancas-diocesanas-e-paroquiais-para-reuniao-da-coordenacao-diocesana-de-pastoral-cdp-no-dia-22-de-marco.html <![CDATA[cliente]]> Fri, 14 Mar 2025 02:45:53 +0000 <![CDATA[Notícias da diocese]]> <![CDATA[Slides]]> /?p=38688 <![CDATA[O bispo da Diocese de Osório, dom Jaime Pedro Kohl, e o coordenador diocesano de Pastoral, Pe. Luciano Motti, convida todas os coordenadores diocesano de pastorais, movimentos, associações eclesiais e serviços, além dos coordenadores dos Conselhos Pastorais Paroquiais (P) para a reunião da Coordenação Diocesana de Pastoral (CDP), que acontecerá no dia 22 de março, […]]]> <![CDATA[

O bispo da Diocese de Osório, dom Jaime Pedro Kohl, e o coordenador diocesano de Pastoral, Pe. Luciano Motti, convida todas os coordenadores diocesano de pastorais, movimentos, associações eclesiais e serviços, além dos coordenadores dos Conselhos Pastorais Paroquiais (P) para a reunião da Coordenação Diocesana de Pastoral (CDP), que acontecerá no dia 22 de março, entre às 8h30min e 11h, na Cúria Diocesana de Osório. Este encontro será para refletir sobre os rumos pastorais da Igreja Particular e planejar importantes atividades para o ano.

De acordo com o Regimento Interno da Diocese de Osório, devem participar da reunião: bispo; vigário-geral; coordenador diocesano de pastoral; ecônomo diocesano; coordenador do Conselho Missionário Diocesano (COMIDI); Um representante do núcleo diocesano da Vida Consagrada; Um representante dos diáconos; coordenador do Conselho de Pastoral Paroquial (P) de cada paróquia e os coordenadores diocesanos de cada Pastoral, Movimento, Associação Eclesial e Serviços.

 

Programação

A reunião iniciará com uma oração em tom quaresmal, seguida pela exortação de abertura do bispo, dom Jaime. Durante o encontro, serão tratados temas, como a retomada da conversa no Espírito a partir das Assembleias Diocesanas de 2024, o caminho do Sínodo sobre a Sinodalidade e o Jubileu da Esperança.

A Campanha da Fraternidade e o Projeto Paroquial de Pastoral da Ecologia também estarão em pauta, com destaque para atividades a serem desenvolvidas nas paróquias. Outros temas incluem a Escola Regional da IVC e as próximas atividades diocesanas, como a Semana Santa e Missa do Crisma, encontros com animadores dos grupos de famílias, Escola de Liturgia e o Seminário Diocesano da IVC.

Dom Jaime destaca a importância do envolvimento das lideranças para fortalecer a caminhada pastoral da diocese.

“Estamos vivendo um tempo de escuta e reflexão. Este é o momento de nos unirmos como Igreja, reafirmando nossa missão de anunciar o Evangelho com amor e esperança”.

O coordenador diocesano de Pastoral, padre Luciano, reforçou o apelo para que todas as lideranças compareçam e participem ativamente.

“Este encontro é uma oportunidade única para planejar nossas ações pastorais e fortalecer a comunhão entre todas as paróquias e serviços”.

]]>
Encontro “Cuidando dos Cuidadores” é destinado aos assessores das juventudes da Diocese de Osório 1p5y1d /encontro-cuidando-dos-cuidadores-e-destinado-aos-assessores-das-juventudes-da-diocese-de-osorio.html <![CDATA[cliente]]> Thu, 13 Mar 2025 02:56:27 +0000 <![CDATA[Notícias da diocese]]> <![CDATA[Slides]]> /?p=38670 <![CDATA[O Setor Juventude (SJ) da Diocese de Osório convida todos os assessores das juventudes, carinhosamente chamados de “tios” pelos integrantes dos grupos juvenis, para participarem do encontro Cuidando dos Cuidadores, que acontecerá nos dias 05 e 06 de abril, na Casa Tiberíades, em Cidreira. O objetivo desse encontro é oferecer um espaço de acolhimento, formação, […]]]> <![CDATA[

O Setor Juventude (SJ) da Diocese de Osório convida todos os assessores das juventudes, carinhosamente chamados de “tios” pelos integrantes dos grupos juvenis, para participarem do encontro Cuidando dos Cuidadores, que acontecerá nos dias 05 e 06 de abril, na Casa Tiberíades, em Cidreira.

O objetivo desse encontro é oferecer um espaço de acolhimento, formação, capacitação e oração, para que os participantes possam se fortalecer e melhorar o desempenho de sua missão junto às juventudes da Diocese.

O encontro começará no sábado (05) pela manhã e será encerrado no domingo (06), após o almoço. Para a participação, é recomendado que os inscritos levem roupas e calçados leves, além de roupas de cama e objetos de higiene pessoal.

As inscrições podem ser feitas através do coordenador do grupo de cada assessor ou diretamente com o Setor Juventude. O valor da inscrição é de R$ 80,00 por pessoa ou R$ 150,00 por casal.

Em caso de dúvidas, entre em contato pelos números:

  • (51) 99880-3556 – Erica Selau
  • (51) 99524-2951 – Talía Moreira

O formulário de inscrição pode ser ado aqui.

]]>
Live do Dízimo 3x2s5e Como Evangelizar Através do Dízimo? /live-do-dizimo-como-evangelizar-atraves-do-dizimo.html <![CDATA[cliente]]> Wed, 12 Mar 2025 12:27:56 +0000 <![CDATA[Notícias da diocese]]> <![CDATA[Slides]]> /?p=38665 <![CDATA[A Coordenação Diocesana da Pastoral do Dízimo da Diocese de Osório promove mais uma edição de sua formação on-line mensal. O encontro é voltado para todos os fiéis das paróquias da diocese, com destaque para os membros das equipes paroquiais da Pastoral do Dízimo. A transmissão ao vivo acontece nesta sexta-feira, 14 de março, às […]]]> <![CDATA[

A Coordenação Diocesana da Pastoral do Dízimo da Diocese de Osório promove mais uma edição de sua formação on-line mensal. O encontro é voltado para todos os fiéis das paróquias da diocese, com destaque para os membros das equipes paroquiais da Pastoral do Dízimo.

A transmissão ao vivo acontece nesta sexta-feira, 14 de março, às 20h, pelo Facebook da Diocese de Osório.

Com o tema “Como evangelizar através do dízimo?”, a live será mediada por Alex Sandro Model, coordenador do Dízimo na comunidade São Luiz Gonzaga, em Morro Azul, Três Cachoeiras. Os convidados especiais estarão ao vivo diretamente do Santuário de Nossa Senhora Aparecida, onde ocorre, de 14 a 16 de março, o Congresso Nacional da Pastoral do Dízimo (Conadiz). Entre os participantes confirmados estão: Aristides Madureira, diretor da Editora A Partilha Missionária, e dom Edson Oriolo, bispo referencial para a Pastoral do Dízimo no Brasil.

O objetivo da live é orientar, esclarecer e aprofundar a missão da Pastoral do Dízimo, destacando a importância da fidelidade e do compromisso com essa expressão de gratidão a Deus, mesmo durante o período de férias.

Além disso, será uma oportunidade para que os dizimistas conheçam melhor o funcionamento da Pastoral e compartilhem experiências sobre boas práticas.

Não perca! Para acompanhar a transmissão ao vivo, e a página do Facebook da Diocese de Osório no horário marcado.

Saiba mais sobre a Pastoral do Dízimo buscando informações diretamente em sua paróquia.

 

]]>
Atendentes paroquiais da Diocese de Osório se reúnem para fortalecer a unidade e a caminhada sinodal 712v1z /atendentes-paroquiais-da-diocese-de-osorio-se-reunem-para-fortalecer-a-unidade-e-a-caminhada-sinodal.html <![CDATA[cliente]]> Tue, 11 Mar 2025 12:12:04 +0000 <![CDATA[Notícias da diocese]]> <![CDATA[Slides]]> /?p=38661 <![CDATA[Na manhã da última segunda-feira (10), ocorreu na Cúria Diocesana em Osório uma reunião entre atendentes paroquiais, a secretária da Cúria, Lohana Motta, e o chanceler Pe. Laudemir Demarchi. O encontro teve como principal objetivo promover a unidade e fortalecer a caminhada sinodal entre as paróquias. Durante a reunião, foram abordadas questões relacionadas ao dia […]]]> <![CDATA[

Na manhã da última segunda-feira (10), ocorreu na Cúria Diocesana em Osório uma reunião entre atendentes paroquiais, a secretária da Cúria, Lohana Motta, e o chanceler Pe. Laudemir Demarchi. O encontro teve como principal objetivo promover a unidade e fortalecer a caminhada sinodal entre as paróquias.

Durante a reunião, foram abordadas questões relacionadas ao dia a dia das secretarias paroquiais, como o atendimento prestado, os desafios enfrentados e as soluções encontradas para eventuais adversidades. Além disso, discutiu-se a forma como a secretária da Cúria e o chanceler podem oferecer e adequado para garantir um trabalho mais eficiente e alinhado às diretrizes diocesanas.

De acordo com Lohana, “essas reuniões são fundamentais para garantir a harmonia e a eficiência no trabalho paroquial, refletindo diretamente na qualidade do atendimento oferecido às comunidades e fiéis.”.

Outro ponto de destaque foi a discussão sobre as instruções do Código de Direito Canônico e sua aplicação nas questões sacramentais, garantindo que todos os procedimentos estejam em conformidade com a legislação da Igreja.

Além dos aspectos istrativos e pastorais, o encontro também visou fortalecer os laços entre atendentes, incentivando a troca de experiências e a proximidade entre eles. Essa interação é essencial para manter todas atualizadas e capacitadas para agir corretamente diante das diversas situações que surgem no dia a dia das paróquias.

 

 

]]>
Reunião ampliada das Pastorais Sociais e Serviços de Caridade acontece em Osório 2zh5l /reuniao-ampliada-das-pastorais-sociais-e-servicos-de-caridade-acontece-em-osorio.html <![CDATA[cliente]]> Fri, 07 Mar 2025 17:17:59 +0000 <![CDATA[Notícias da diocese]]> <![CDATA[Slides]]> /?p=38655 <![CDATA[No dia 15 de março, sábado, às 8h30, a Cúria Diocesana em Osório sediará a Reunião Ampliada das Pastorais Sociais (Pastoral da Saúde, Pastoral da Criança, Pastoral da Pessoa Idosa, Pastoral Carcerária e Pastoral da Educação), dos Serviços de Caridade (Mutirão, pastoral paroquial da Caridade, Sopão, Cáritas, Brechó da Caridade, entre outros) e outras entidades, […]]]> <![CDATA[
No dia 15 de março, sábado, às 8h30, a Cúria Diocesana em Osório sediará a Reunião Ampliada das Pastorais Sociais (Pastoral da Saúde, Pastoral da Criança, Pastoral da Pessoa Idosa, Pastoral Carcerária e Pastoral da Educação), dos Serviços de Caridade (Mutirão, pastoral paroquial da Caridade, Sopão, Cáritas, Brechó da Caridade, entre outros) e outras entidades, movimentos sociais e sindical parceiros: Comissão Pastoral da Terra, Amor Exigente, AA, entre outros). O encontro acontecerá na Rua Santos Dumont, 2355, bairro Albatroz.
 
De acordo com a coordenação diocesana, o objetivo da reunião é revisar o planejamento pastoral e refletir sobre as diretrizes a partir da Campanha da Fraternidade, que será utilizada como temática geradora das discussões.
 
Estão convidados todos os coordenadores e coordenadoras das Pastorais Sociais e dos Serviços de Caridade das 23 paróquias, além dos assessores eclesiásticos, do coordenador diocesano de Pastoral, Padre Luciano Motti, e do bispo da Diocese de Osório, dom Jaime Pedro Kohl.
 
]]>
Ancorados na esperança 575p61 vivendo junto à Cruz /mensagem/ancorados-na-esperanca-vivendo-junto-a-cruz <![CDATA[cliente]]> Fri, 07 Mar 2025 13:09:27 +0000 /?post_type=mensagem&p=38654 <![CDATA[Ao iniciarmos o tempo quaresmal, somos convidados a renovar nossa esperança naquele que é a causa de nossa fé: o Crucificado ressuscitado. Ao olhar para a Cruz, o maior sinal do amor de Deus, sentimo-nos vistos e sustentados, ancorados no amor eterno, que tudo pode e tudo faz para conduzir-nos ao porto seguro da salvação […]]]> <![CDATA[

Ao iniciarmos o tempo quaresmal, somos convidados a renovar nossa esperança naquele que é a causa de nossa fé: o Crucificado ressuscitado. Ao olhar para a Cruz, o maior sinal do amor de Deus, sentimo-nos vistos e sustentados, ancorados no amor eterno, que tudo pode e tudo faz para conduzir-nos ao porto seguro da salvação eterna.

O subsídio do Regional busca oferecer-nos um caminho de preparação para a Páscoa, levando em conta o tema do Jubileu, “Peregrinos de Esperança”, e também o da Campanha da Fraternidade, “Fraternidade e Ecologia Integral”. Seguimos aqui os temas propostos para os encontros de grupos, no desejo de caminhar em sintonia e comunhão com o Regional.

O primeiro encontro parte do texto bíblico de Romanos 5,1-5, o mesmo no qual o Papa se inspira na abertura da Bula com a qual convida toda a Igreja à celebração do Jubileu de 2025. São quatro os aspectos destacados por Paulo nesse trecho:

– Justificados pela fé, estamos em paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo.

– Por Jesus Cristo, temos a graça de estarmos com Deus. Esta é nossa firmeza e nossa glória!

– Nele, podemos até nos gloriar de nossas “tribulações”, pois elas geram a “perseverança”, que, por sua vez, leva a uma “virtude comprovada”, e esta desabrocha em “esperança”.

– E “a esperança não decepciona”, porque “o amor de Deus foi derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado”.

A fé em Jesus Cristo nos introduz na vida nova, a filiação divina que age em nós pela ação do Espírito Santo, tornando-nos testemunhas fiéis dos valores do Evangelho. Ancorados, assim, no mistério do amor de Deus, podemos realizar as obras d’Ele.

As tribulações que advêm desta vida segundo Deus serão superadas com mais facilidade, pois somos sustentados pela graça divina. O resultado não será o desânimo, mas a alegria e a esperança, ao percebermos que estamos colaborando com a obra de Deus.

A perseverança diante das dificuldades e desafios do caminho do seguimento gera em nós a virtude, que, por sua vez, fortalece e faz desabrochar a esperança. Por isso, nosso tema: Ancorados na esperança, vivendo junto à Cruz.

Junto à Cruz, temos a maior manifestação do amor de Deus pela humanidade. Confiados a tamanha misericórdia e ancorados nela, temos a certeza de que seremos conduzidos à vida plena, marcada pela esperança.

 

Dom Jaime Pedro Kohl – Bispo de Osório

 

]]>
Papa Francisco envia mensagem para a Campanha da Fraternidade c5kp “louvo o esforço em propor o tema da ecologia” /papa-francisco-envia-mensagem-para-a-campanha-da-fraternidade-louvo-o-esforco-em-propor-o-tema-da-ecologia.html <![CDATA[cliente]]> Thu, 06 Mar 2025 12:20:38 +0000 <![CDATA[Artigos]]> <![CDATA[Notícias da diocese]]> <![CDATA[Slides]]> /?p=38650 <![CDATA[O Papa Francisco enviou sua mensagem à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) por ocasião da Campanha da Fraternidade 2025. No texto, ele felicita a Conferência dos Bispos pela realização da Campanha, há mais de 60 anos. Francisco também louvou o “esforço em propor o tema da ecologia, junto à desejada conversão pessoal a […]]]> <![CDATA[

O Papa Francisco enviou sua mensagem à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) por ocasião da Campanha da Fraternidade 2025. No texto, ele felicita a Conferência dos Bispos pela realização da Campanha, há mais de 60 anos. Francisco também louvou o “esforço em propor o tema da ecologia, junto à desejada conversão pessoal a Cristo”.

“Que todos nós possamos, com o especial auxilio da graça de Deus neste tempo jubilar, mudar nossas convicções e práticas para deixar que a natureza descanse das nossas explorações gananciosas”, disse Francisco.

 

 

Confira a mensagem na íntegra abaixo. Para baixar o arquivo, clique aqui.

  Queridos irmãos e irmãs do Brasil,

Com este dia de jejum, penitência e oração, iniciamos a Quaresma deste Ano Jubilar da Encarnação. Nesta ocasião, desejo manifestar a minha proximidade à Igreja peregrina nessa Nação e felicitar os meus irmãos da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil pela iniciativa da Campanha da Fraternidade, que se repete há mais de 60 anos e que neste ano tem como tema “Fraternidade e Ecologia Integral” e como lema a agem da Escritura na qual, contemplando a obra da criação, “Deus viu que tudo era muito bom” (cf. Gn 1,31).

Com a Campanha da Fraternidade, os bispos do Brasil convidam todo o povo brasileiro a trilhar, durante a Quaresma, um caminho de conversão baseado na Carta Encíclica Laudato Si’, que publiquei há quase 10 anos, em 24 de maio de 2015, e que senti necessidade de complementar com a Exortação Apostólica Laudate Deum, de 4 de outubro de 2023.

Nestes documentos, quis chamar a atenção de toda a humanidade para a urgência de uma necessária mudança de atitude em nossas relações com o meio ambiente, recordando que a atual «crise ecológica é um apelo a uma profunda conversão interior» (Laudato Si’, 217). Neste sentido, o meu predecessor de venerável memória, São João Paulo II, já alertava que era «preciso estimular e apoiar a “conversão ecológica”, que tornou a humanidade mais sensível» (Audiência, 17 de janeiro de 2001) ao tema do cuidado com a Casa Comum.

Por isso, louvo o esforço da Conferência Episcopal em propor mais uma vez como horizonte o tema da ecologia, junto à desejada conversão pessoal de cada fiel a Cristo. Que todos nós possamos, com o especial auxilio da graça de Deus neste tempo jubilar, mudar nossas convicções e práticas para deixar que a natureza descanse das nossas explorações gananciosas.

O tema da Campanha da Fraternidade deste ano expressa também a disponibilidade da Igreja no Brasil em dar a sua contribuição para que, durante a COP 30 do próximo mês de novembro, que se realizará em Belém do Pará, no coração da querida Amazônia, as nações e os organismos internacionais possam comprometer-se efetivamente com práticas que ajudem na superação da crise climática e na preservação da obra maravilhosa da Criação, que Deus nos confiou e que temos a responsabilidade de transmitir às futuras gerações.

Desejo que esse itinerário quaresmal dê muitos frutos e nos encha a todos de Esperança, da qual somos peregrinos neste Jubileu. Faço votos que a Campanha da Fraternidade seja novamente um poderoso auxílio para as pessoas e comunidades desse amado País no seu processo de conversão ao Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo e de compromisso concreto com a Ecologia Integral.

Confiando estes votos aos cuidados de Nossa Senhora Aparecida, concedo de bom grado a Bênção Apostólica a todos os filhos e filhas da querida nação brasileira, de modo especial àqueles que se empenham no cuidado com a Casa Comum, pedindo que continuem a rezar por mim.

Roma, São João de Latrão, 11 de fevereiro de 2025, memória litúrgica de Nossa Senhora de Lourdes.

Franciscus

 

Fonte: CNBB

]]>
132ª Romaria de Nossa Senhora das Lágrimas – Fevereiro de 2025 74448 /fotos/132a-romaria-de-nossa-senhora-das-lagrimas-fevereiro-de-2025 <![CDATA[cliente]]> Thu, 06 Mar 2025 11:56:37 +0000 /?post_type=fotos&p=38594 <![CDATA[]]> <![CDATA[

]]>
Diocese de Osório participa da 47ª Romaria da Terra RS em Arroio do Meio 1x3j3a /diocese-de-osorio-participa-da-47a-romaria-da-terra-rs-em-arroio-do-meio.html <![CDATA[cliente]]> Wed, 05 Mar 2025 13:06:25 +0000 <![CDATA[Notícias da diocese]]> <![CDATA[Slides]]> /?p=38533 <![CDATA[Com o tema “Reconstruir e Cuidar da Casa Comum, com Fé, Esperança e Solidariedade”, a 47ª Romaria da Terra do Rio Grande do Sul foi realizada na última terça-feira, 04/03. Este ano, a Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Arroio do Meio, no Vale do Taquari, foi a sede do evento que reuniu romeiros […]]]> <![CDATA[

Com o tema “Reconstruir e Cuidar da Casa Comum, com Fé, Esperança e Solidariedade”, a 47ª Romaria da Terra do Rio Grande do Sul foi realizada na última terça-feira, 04/03. Este ano, a Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Arroio do Meio, no Vale do Taquari, foi a sede do evento que reuniu romeiros e romeiras de todo o estado. A organização do evento estima a participação de cerca de 10 mil pessoas.

A Diocese de Osório esteve representada com a participação de cerca de 100 pessoas de várias paróquias, em duas caravanas, com a presença de leigos e leigas, religiosos e religiosas, padres e o bispo dom Jaime Pedro Kohl, que destacou em seu recente artigo a fala do bispo da Diocese de Santa Cruz do Sul, dom Itacir Brassiani, que expressou muito bem o espírito que animou a Romaria: “Reconstruir a Casa Comum com fé, esperança e solidariedade” é o compromisso que guiará esta grande celebração, que pretende reunir, lado a lado, a Igreja sofrida, que ainda chora a dor de perdas irreparáveis, e a Igreja solidária, que não se nega a repartir os recursos, estender a mão e pisar na lama para socorrer seus irmãos. Esta Romaria quer ser o encontro samaritano das comunidades, terras e cidades arrasadas com as pessoas, comunidades e organizações que não desviaram o olhar para ar adiante.”

2d553p

LOCAL DA ROMARIA z3a4n

A romaria, que congrega espiritualidade e provoca a reflexão social, este ano foi realizada às margens do Rio Taquari, uma das regiões mais atingidas pela tragédia socioambiental das enchentes de maio de 2024. O objetivo foi fortalecer a fé e a esperança junto com as pessoas, grupos e organizações que atuaram solidariamente com as pessoas, famílias e comunidades, que continuam sofrendo as consequências da catástrofe climática.

Nos locais por onde os romeiros aram havia cenários relacionados com as memórias da enchente e com grande representação também da solidariedade, das doações e dos voluntários que atuaram naquele período — através dos abrigos, da cozinha solidária e também das lavouras, casas, escolas e outras espaços que foram destruídos.

Na Capela da Igreja do Bairro Navegantes, um “Memorial aos Mártires da Casa Comum”, foi construído com o objetivo de recordar as vítimas da crise climática atingidas tanto pela força da natureza, quanto pela violência que ainda fere e mata a vida dos defensores da Casa Comum, que são mulheres, jovens, pessoas negras e indígenas. Cada participante que teve um ente querido que partiu nestas condições, pode levar o nome escrito em um papel, para ser colocado na cruz e recordado.

O evento é organizado pela Comissão Pastoral da Terra Regional, Cáritas Brasileira, Movimento dos Pequenos Agricultores, Grupos de Ecologia e a Diocese de Santa Cruz do Sul.

 

Com informações da Diocese de Santa Cruz.

]]>
Campanha da Fraternidade 2025 3h6b60 conheça o tema, a identidade visual e a oração /campanha-da-fraternidade-2025-conheca-o-tema-a-identidade-visual-e-a-oracao.html <![CDATA[cliente]]> Wed, 05 Mar 2025 13:00:07 +0000 <![CDATA[Artigos]]> <![CDATA[Notícias da diocese]]> <![CDATA[Slides]]> /?p=29952 <![CDATA[Novamente, Deus nos chama a vivenciar a Quaresma. Desta vez, porém, com o apelo especial a louvá-lo pela beleza da Criação, a fazer um caminho decidido de conversão ecológica e a vivenciar a Ecologia Integral”.    A cada ano, os bispos do Conselho Episcopal Pastoral (CONSEP) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), acolhendo as […]]]> <![CDATA[

Novamente, Deus nos chama a vivenciar a Quaresma. Desta vez, porém, com o apelo especial a louvá-lo pela beleza da Criação, a fazer um caminho decidido de conversão ecológica e a vivenciar a Ecologia Integral”. 

 

A cada ano, os bispos do Conselho Episcopal Pastoral (CONSEP) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), acolhendo as sugestões vindas dos regionais, dos organismos do Povo de Deus, das ordens e congregações religiosas e dos fiéis leigos e leigas, escolhem um tema e um lema para a Campanha da Fraternidade, com o objetivo de chamar a atenção sobre uma situação que, na sociedade, necessita de conversão, em vista do bem de todos.

Em 2025, motivados pelos 800 anos da composição do Cântico das Criaturas de São Francisco de Assis; pelos 10 anos de publicação da Carta Encíclica Laudato Si’; pela recente publicação da Exortação Apostólica Laudate Deum; pelos 10 anos de criação da Rede Eclesial PanAmazônica (REPAM) e pela realização da COP 30, em Belém (PA), a primeira na Amazônia, acolhendo a sugestão da Comissão Episcopal Especial para a Mineração e a Ecologia Integral, foi escolhido o tema: Fraternidade e Ecologia Integral e o lema: “Deus viu que tudo era muito bom” (Gn 1,31).

A Ecologia é a questão mais tratada pelas CF’s ao longo destes 61 anos de existência. Foram 8 as CF’s que de alguma forma abordaram essa temática:

na CF 1979, Por um mundo mais humano: Preserve o que é de todos; 

na CF 1986, Fraternidade e a Terra: Terra de Deus, terra de irmãos; 

na CF 2002, Fraternidade e povos indígenas: Por uma terra sem males; 

na CF 2004, Fraternidade e água: Água, fonte de vida; 

na CF 2007, Fraternidade e Amazônia: vida e missão neste chão; 

na CF 2011, Fraternidade e a Vida no Planeta: “A Criação geme em dores de parto” (Rm 8,22); 

na CF 2016, Casa comum, nossa responsabilidade: “Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca” (Am 5,17) e 

na CF 2017, Fraternidade: Biomas Brasileiros e defesa da vida: “Cultivar e guardar a Criação” (Gn 2,15). 

Portanto, neste ano, a Campanha da Fraternidade aborda outra vez a temática ambiental, com o objetivo de “promover, em espírito quaresmal e em tempos de urgente crise socioambiental, um processo de conversão integral, ouvindo o grito dos pobres e da Terra” (Objetivo Geral da CF 2025). 

“Estamos no decênio decisivo para o planeta! Ou mudamos, convertemo-nos, ou provocaremos com nossas atitudes individuais e coletivas um colapso planetário. Já estamos experimentando seu prenúncio nas grandes catástrofes que assolam o nosso país. E não existe planeta reserva! Só temos este! E, embora ele viva sem nós, nós não vivemos sem ele. Ainda há tempo, mas o tempo é agora! É preciso urgente conversão ecológica: ar da lógica extrativista, que contempla a Terra como um reservatório sem fim de recursos, donde podemos retirar tudo aquilo que quisermos, como quisermos e quanto quisermos, para uma lógica do cuidado”.

A Ecologia reaparece no conjunto das CF’s de uma forma nova, como Ecologia Integral, conceito tão caro ao Papa Francisco e que é tão importante no seu projeto de um Novo Humanismo Integral e Solidário, para o qual são bases a Amizade Social, tratada na CF 2024, a Educação, tratada na CF 2022 e no Pacto Educativo Global, o Diálogo, tratado na CF 2021 e a misericórdia ou Compaixão, tratada na CF 2020.

“Para nós, a Ecologia Integral é também espiritual. Professamos com alegria e gratidão que Deus criou tudo com seu olhar amoroso. Todos os elementos materiais são bons, se orientados para a salvação dos seres humanos e de todas as criaturas. Assim, “Deus viu que tudo era muito bom!” (Gn 1,31)”.

 

Os elementos da identidade visual  353h26

A identidade visual da Campanha da Fraternidade 2025 é de autoria do Paulo Augusto Cruz, da Assessoria de Comunicação da CNBB. Nela estão representados os seguintes elementos:

 

São Francisco de Assis

Em destaque no cartaz, São Francisco de Assis representa o homem novo que viveu uma experiência com o amor de Deus, em Jesus crucificado, e reconciliou–se com Deus, com os irmãos e irmãs e com toda a criação. Esta reconciliação universal ganha sua maior expressão no Cântico das Criaturas, composto por São Francisco há precisos 800 anos. O recorte é da obra do período barroco “Êxtase de São Francisco de Assis”, de Jusepe De Ribera.  

 

A cruz

No centro, a Cruz é um elemento importante na espiritualidade quaresmal e franciscana. No cartaz, ela recorda a experiência do Irmão de Assis com o crucifixo da Igreja de São Damião, em Assis, na Itália, onde Francisco ouviu o próprio Cristo que falava com ele e o enviava para reconstruir a sua Igreja. No início, Francisco entendeu que era a pequena Igreja de São Damião. Mais tarde, compreendeu que se tratava de algo bem maior, a Igreja mesma de Deus. A Quaresma é este tempo de reconstrução de cada cristão, cada comunidade, a sociedade e toda a Criação, porque somos chamados à conversão.  

 

A natureza

araucária, o ipê amarelo, o igarapé, o mandacaru, a onça pintada e as araras canindés, representam a fauna e a flora brasileiras em toda a sua exuberância, que ao invés de serem exploradas de forma predatória, precisam ser cuidadas e integradas pelo ser humano, chamado por Deus a ser o guarda e o cuidador de toda a Criação.  

 

As cidades

Os prédios e as favelas refletem o Brasil a cada dia mais urbano, onde se aglomeram verdadeiras multidões num estilo de vida distante da natureza e altamente prejudicial à vida. Cada um de nós, seres humanos, o campo, a cidade, os animais, a vegetação e as águas fomos criados para ser, com a nossa vida, um verdadeiro “louvor das criaturas” ao bom Deus.  

 

A colagem

O uso do estilo de colagem é uma escolha artística e simbólica. A técnica possibilita a união de elementos diferentes em uma única composição, refletindo a diversidade e a interligação entre tudo o que existe, entre toda a Criação. A escolha do estilo também faz referência à Ecologia Integral, onde todos os aspectos da vida – espiritual, social, ambiental e cultural – são considerados e valorizados. Cada pedaço na colagem, apesar de único, contribui para a totalidade da imagem, assim como cada pessoa e cada parte do meio ambiente tem um papel crucial na criação de um mundo sustentável e harmonioso.  

 

Oração da CF 2025 6d3e50

Oração é um resumo orante e suplicante a Deus daquilo que desejamos com a CF 2025. Junto ao cartaz é o subsídio mais popular, que alcança maior público durante a sua realização. São muitas as pessoas e comunidades que rezam a Oração da CF. “Desejamos que ela alcance também os céus e nos obtenha a graça do arrependimento e da conversão integral”, salienta o padre Jean Poul Hansen, secretário executivo de Campanhas da CNBB.

Confira:

Ó Deus, nosso Pai, ao contemplar o trabalho de tuas mãos, viste que tudo era muito bom! O nosso pecado, porém, feriu a beleza de tua obra, e hoje experimentamos suas consequências.

Por Jesus, teu Filho e nosso irmão, humildemente te pedimos: dá-nos, nesta Quaresma, a graça do sincero arrependimento e da conversão de nossas atitudes.

Que o teu Espírito Santo reacenda em nós a consciência da missão que de ti recebemos: cultivar e guardar a Criação, no cuidado e no respeito à vida.

Faz de nós, ó Deus, promotores da solidariedade e da justiça. Enquanto peregrinos, habitamos e construímos nossa Casa Comum, na esperança de um dia sermos acolhidos na Casa que preparaste para nós no Céu. Amém!

 

Como adquirir os materiais da CF 2025 4qa5v

Todos os materiais da CF 2025 estão disponíveis para venda no site das Edições CNBB: Campanha da Fraternidade 2025 – Edições CNBB

 

Com informações da CNBB

 

]]>
Diocese de Osório lança Campanha da Fraternidade 2025 com programa especial em rede de rádios 6k424r /diocese-de-osorio-lanca-campanha-da-fraternidade-2025-com-programa-especial-em-rede-de-radios.html <![CDATA[cliente]]> Fri, 28 Feb 2025 18:15:08 +0000 <![CDATA[Notícias da diocese]]> <![CDATA[Slides]]> /?p=38529 <![CDATA[A Diocese de Osório, que abrange 23 paróquias no Litoral Norte gaúcho, lança, na Quarta-feira de Cinzas, 5 de março, a Campanha da Fraternidade 2025. Com o tema “Fraternidade e Ecologia Integral” e o lema “Deus viu que tudo era muito bom” (Gn 1,31), a iniciativa reforça o compromisso da Igreja com o cuidado da […]]]> <![CDATA[

A Diocese de Osório, que abrange 23 paróquias no Litoral Norte gaúcho, lança, na Quarta-feira de Cinzas, 5 de março, a Campanha da Fraternidade 2025. Com o tema “Fraternidade e Ecologia Integral” e o lema “Deus viu que tudo era muito bom” (Gn 1,31), a iniciativa reforça o compromisso da Igreja com o cuidado da criação e a sustentabilidade.

O lançamento acontecerá por meio de um programa especial transmitido pela Rádio Itapuí 100.3 FM, de Santo Antônio da Patrulha, assim como a Rádio Maristela 106.1 FM, de Torres, pertencente à Diocese de Osório. A programação será realizada das 10h às 11h e contará com a participação de diversas emissoras do Litoral Norte, como a Rádio Maristela (Torres), Rádio Tupancy (Arroio do Sal), Rádio Comunidade (Tramandaí), Rádio Clube do Povo (Três Forquilhas), Rádio 98 FM (Osório) e Web Rádio de Caraá.

O especial será conduzido pelo comunicador Rodrigo Portal, da Rádio Itapuí, e contará com a presença do bispo da Diocese de Osório, dom Jaime Pedro Kohl, e do assessor eclesiástico para as Pastorais Sociais da diocese, Frei Wilson Dallagnol, pároco da Paróquia Nossa Senhora dos Navegantes de Tramandaí. Também participarão convidados que vivem a ecologia na prática, como o casal de agricultores familiares ecologistas Anderson Moisés Rubas Girotto e Simone Beatrici, que cultivam alimentos de forma sustentável e sem agrotóxicos em Caraá.

Outro destaque será a presença de João Vargas de Souza, ex-funcionário da Corsan e militante ambiental, que compartilhará reflexões sobre a importância da água, um recurso essencial no Litoral Norte, banhado por mar, rios e lagoas.

Gesto concreto de solidariedade s143j

Como ação concreta da Campanha da Fraternidade, será realizada a Coleta Nacional da Solidariedade no Domingo de Ramos, 13 de abril. Os recursos arrecadados serão destinados aos Fundos Diocesanos e Nacional da Solidariedade, apoiando projetos sociais alinhados à temática da campanha.

Com essa iniciativa, a Diocese de Osório convida fiéis e comunidades a refletirem sobre a ecologia integral e a responsabilidade de cuidar da “Casa Comum”.

]]>

6º Encontro de Carnaval acontece entre os dias 1º e 4 de março em Dom Pedro de Alcântara 325062 /6o-encontro-de-carnaval-acontece-entre-os-dias-1o-e-4-de-marco-em-dom-pedro-de-alcantara.html <![CDATA[cliente]]> Fri, 28 Feb 2025 13:30:36 +0000 <![CDATA[Notícias da diocese]]> <![CDATA[Slides]]> /?p=38410 <![CDATA[A Diocese de Osório apoia a realização de mais uma edição do Encontro de Carnaval, que chega à sua 6ª edição e ocorrerá entre os dias 1º e 4 de março, em Dom Pedro de Alcântara. A iniciativa faz parte da “Missão Maranata”, que, além do Encontro de Carnaval, realiza outras ações ao longo do […]]]> <![CDATA[

A Diocese de Osório apoia a realização de mais uma edição do Encontro de Carnaval, que chega à sua 6ª edição e ocorrerá entre os dias 1º e 4 de março, em Dom Pedro de Alcântara.

A iniciativa faz parte da “Missão Maranata”, que, além do Encontro de Carnaval, realiza outras ações ao longo do ano, lideradas por jovens que se sentem chamados a evangelizar outros jovens. O evento será realizado no Centro de Dom Pedro de Alcântara, na igreja Nossa Senhora do Amparo, no salão paroquial e em outros locais nos arredores, como a escola e o ginásio. Seu objetivo é proporcionar uma experiência de fé e comunhão para os jovens durante o período carnavalesco.

De acordo com o fundador da Missão Maranatha, Rafael Gomes, o encontro é uma oportunidade de viver um Carnaval diferente, afastando-se de uma realidade muitas vezes vazia e individualista que afeta a juventude.

“Sabemos que a realidade da nossa juventude está cada vez mais focada nas redes sociais, tornando-os mais solitários e viciados. Precisamos mostrar o amor de Deus e ajudá-los a se reconectar consigo mesmos e com os outros”, afirma Rafael. Ele também destaca a importância de combater o alto índice de suicídio entre os jovens, oferecendo apoio espiritual e emocional.

 

PROGRAMAÇÃO n2l1s

A programação do encontro começa no sábado, 1º de março, com a acolhida às 9h, e segue até a terça-feira de Carnaval, 4 de março, encerrando com uma missa às 15h. O evento contará com a presença de convidados especiais, incluindo padres, bispos, leigos e missionários de diversas partes do Brasil, que compartilharão suas experiências de vida e fé.

Entre os confirmados estão convidados muito especiais e alguns inéditos no RS, que compartilharão suas experiências de vida e fé. São eles:

– Padre Ozeias Vieira dos Santos, pároco da Paróquia São José Operário de Torres

– Dom Jacinto Inácio Flach, bispo da Diocese de Criciúma/SC

– Padre Edivan Machado de Oliveira, pároco da Paróquia N. Sra. do Amparo de Dom Pedro de Alcântara

– Padre Israel Maia, vigário da Paróquia Sagrado Coração de Jesus de Forquilhinha/SC

– Fernanda Corrêa, leiga da Paróquia Nossa Senhora dos Navegantes de o de Torres/SC

– Rafael Gomes, leigo e fundador da Missão Maranata da Paróquia São Domingos de Torres

– Marcos Henrique Ferreira de Souza, fundador da “Comunidade Adorador Fiel” de São Paulo/SP

– Fabiano Ramos, fundador da “Missão Oráculo Santo” de São Paulo/SP

– Padre Elinton Costa, missionário e consagrado da “Comunidade Bethânia” de Santa Catarina

– Hugo Santos, músico e missionário da “Comunidade Católica Samaria” de Natal/RN

– Padre Fernando Antônio Costa, o padre Fernandinho, fundador da comunidade religiosa “Cenáculo”  de São Paulo

– Filipe Silva, missionário de São Paulo e,

a banda católica Servos da Coroa, de Navegantes/SC, também estará presente para animar os momentos de louvor.

 

INSCRIÇÕES x404y

As inscrições para o encontro estão divididas em três lotes: 1º lote: R$ 80,00, até 31/01/2025 – inclui camiseta, alimentação e hospedagem. 2º lote: R$ 95,00 no cartão de crédito e R$ 90,00 no Pix, de 01/02 a 20/02. 3º lote: R$ 115,00 no cartão de crédito e R$ 110,00 no Pix. Os dois primeiros lotes garantem a camiseta no tamanho escolhido; já no terceiro lote, não será garantida a preferência de tamanho. No valor da inscrição também estão incluídos alimentação e local de hospedagem.

Os participantes devem levar colchão com lençol, travesseiro e coberta, além de itens de higiene pessoal, repelente, roupas confortáveis, ventilador e extensão. É indispensável levar a Bíblia e o terço.

Mais informações e inscrições podem ser obtidas diretamente pelo site da Missão, disponível na biografia do Instagram @retirodecarnaval.rs, ou pelo telefone (51) 98026-7100.

Rafael reforça o convite a todos os jovens, encorajando-os a vivenciar o Retiro de Carnaval, uma oportunidade única de reflexão, oração e convivência. O evento proporciona um ambiente de fé e conexão, permitindo que os participantes fortaleçam sua espiritualidade e seus laços com o próximo. Na edição de 2024, cerca de 500 jovens participaram, demonstrando o impacto e a relevância dessa experiência transformadora.

“Deus precisa de nós como instrumentos para alcançar mais jovens e mostrar o seu amor. Este retiro é uma chance de fazer a diferença”, conclui Rafael Gomes.

 

Registros de edições anteriores:

]]>
De Romaria em Romaria 4r6r4s /mensagem/de-romaria-em-romaria <![CDATA[cliente]]> Fri, 28 Feb 2025 12:36:05 +0000 /?post_type=mensagem&p=38528 <![CDATA[Nós, Diocese de Osório, acabamos de celebrar a 132ª Romaria de Nossa Senhora das Lágrimas no município do Caraá. Muitos peregrinos aram diante da Mãe das Lágrimas e derramaram diante dela suas lágrimas, sofrimentos e dores, seus pedidos de socorro e consolação. Retornaram fortalecidos para suas famílias e comunidades, com o propósito de semear a […]]]> <![CDATA[

Nós, Diocese de Osório, acabamos de celebrar a 132ª Romaria de Nossa Senhora das Lágrimas no município do Caraá. Muitos peregrinos aram diante da Mãe das Lágrimas e derramaram diante dela suas lágrimas, sofrimentos e dores, seus pedidos de socorro e consolação. Retornaram fortalecidos para suas famílias e comunidades, com o propósito de semear a esperança cristã a partir da experiência do encontro com Jesus e do abraço do Pai misericordioso.

Vem aí o Carnaval mais uma vez. A Igreja do Rio Grande do Sul, há quase 50 anos, realiza neste dia a Romaria da Terra. Este ano, ela acontecerá em Arroio do Meio, diocese de Santa Cruz do Sul, região que mais sofreu com as catástrofes ocorridas por duas ocasiões consecutivas.

Dom Itacir assim escreve: “Os clamores das pessoas e comunidades atingidas ainda ressoam, mesmo em meio às iniciativas de reconstrução. As lágrimas derramadas pelas perdas humanas, culturais e econômicas continuam brotando, mesmo sem a devida visibilidade. E a terra desnudada e os rios assoreados seguem expondo suas feridas e nos convocando a tratá-los mais como irmãos e irmãs do que como simples fontes de recursos, lucros ou depósitos de dejetos.”

Nós podemos fazer comunhão com as lágrimas derramadas em Trevilho, Caraá, Arroio do Meio e em qualquer lugar onde a Terra chora, gritando por socorro. Na Quarta-feira de Cinzas, iniciaremos a Quaresma e abriremos a Campanha da Fraternidade, que tem como tema: Fraternidade e Ecologia Integral.

Nesses dias de folia, muitos cristãos preferem se retirar do tumulto e se entregar ao recolhimento e à oração, como no já tradicional “Retiro de Carnaval”. Para nós, gaúchos, temos uma experiência alternativa: a Romaria da Terra.

Dom Itacir expressa muito bem o espírito que a deve animar: “RECONSTRUIR A CASA COMUM COM FÉ, ESPERANÇA E SOLIDARIEDADE é o compromisso que guiará esta grande celebração, que pretende reunir, lado a lado, a Igreja sofrida, que ainda chora a dor de perdas irreparáveis, e a Igreja solidária, que não se nega a repartir os recursos, estender a mão e pisar na lama para socorrer seus irmãos. Esta Romaria quer ser o encontro samaritano das comunidades, terras e cidades arrasadas com as pessoas, comunidades e organizações que não desviaram o olhar para ar adiante.”

Que nunca percamos o espírito de peregrinos que rumam à Casa do Pai, vivendo com esperança e solidariedade os dias que nos são dados.

Dom Jaime Pedro Kohl – Bispo de Osório

 

]]>
Pastoral da Criança da Diocese de Osório celebra 40 anos com Encontrão comemorativo 3g1343 /pastoral-da-crianca-da-diocese-de-osorio-celebra-40-anos-com-encontrao-comemorativo.html <![CDATA[cliente]]> Wed, 26 Feb 2025 18:29:34 +0000 <![CDATA[Notícias da diocese]]> <![CDATA[Slides]]> /?p=38522 <![CDATA[No dia 29 de março, a Pastoral da Criança (PACRI) da Diocese de Osório celebra 40 anos de dedicação às famílias do Litoral Norte gaúcho com um grande Encontrão comemorativo. O evento será realizado no Santuário Diocesano de Nossa Senhora das Lágrimas, na comunidade Alto Caraá, no município de Caraá, com a expectativa de reunir […]]]> <![CDATA[

No dia 29 de março, a Pastoral da Criança (PACRI) da Diocese de Osório celebra 40 anos de dedicação às famílias do Litoral Norte gaúcho com um grande Encontrão comemorativo. O evento será realizado no Santuário Diocesano de Nossa Senhora das Lágrimas, na comunidade Alto Caraá, no município de Caraá, com a expectativa de reunir cerca de 200 pessoas, entre as atuais líderes, apoios e as que já fizeram parte da história da PACRI da diocese para um momento de integração, formação e celebração.

Segundo a coordenadora diocesana da Pastoral da Criança, Maria Conceição Nascimento Machado, a data é um marco significativo na história da entidade. “É um momento muito importante de partilha, de reflexão, de descontração e de oração para celebrar a caminhada de 40 anos na missão da Pastoral da Criança em nossa Diocese,” afirma Conceição, destacando o trabalho voluntário como um verdadeiro chamado de Deus para estar junto daqueles que mais precisam.

 

2d553p

Programação especial 26i15

A programação do evento iniciará às 8h30min com um café da manhã. Ao longo do dia, os participantes contarão com a presença da coordenadora estadual da Pastoral da Criança (PACRI), Nilva Canuto Libardi, e a coordenadora e multiplicadora de brinquedos e brincadeiras da PACRI, Iraci Ochner Beppler. O encerramento será marcado pela Santa Missa, presidida pelo bispo da Diocese de Osório, dom Jaime Pedro Kohl, às 15h.

Maria Conceição ressalta a importância do papel das líderes na Pastoral, que assumem a missão de orientar e acompanhar famílias por meio de ações básicas voltadas ao desenvolvimento integral das crianças.

“São elas que vão de porta em porta, acolhendo as famílias e levando orientações fundamentais, sempre fundamentadas na fé cristã que une espiritualidade e vida,” explica.

Diante das desigualdades sociais que afetam muitas famílias, especialmente no Litoral Norte, onde a escassez de emprego é mais intensa na baixa temporada, a Pastoral da Criança desempenha um papel essencial. A entidade capacita, orienta e acompanha voluntários das próprias comunidades para que possam atuar junto às famílias em situação de vulnerabilidade.

 

Seja um voluntário 6r4n58

Quem deseja contribuir com essa missão pode se tornar voluntário da Pastoral da Criança. Para mais informações, entre em contato pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (51) 99603-1085, com Maria Conceição.

 

 

]]>
Diocese de Osório organiza caravanas para participação da 47ª Romaria da Terra em Arroio do Meio 5g4k2r /diocese-de-osorio-organiza-caravanas-para-participacao-da-47a-romaria-da-terra-em-arroio-do-meio.html <![CDATA[cliente]]> Tue, 25 Feb 2025 13:57:17 +0000 <![CDATA[Notícias da diocese]]> /?p=38249 <![CDATA[Há 47 anos, romeiros de todo o Rio Grande do Sul se reúnem em um compromisso tradicional na terça-feira de Carnaval: a Romaria da Terra. Em 2025, a romaria que tradicionalmente reflete questões relacionadas ao cuidado com a terra e com a casa comum, acontece em Arroio do Meio, às margens do Rio Taquari. O […]]]> <![CDATA[

Há 47 anos, romeiros de todo o Rio Grande do Sul se reúnem em um compromisso tradicional na terça-feira de Carnaval: a Romaria da Terra. Em 2025, a romaria que tradicionalmente reflete questões relacionadas ao cuidado com a terra e com a casa comum, acontece em Arroio do Meio, às margens do Rio Taquari. O município foi um dos mais afetados pelas enchentes de maio no Estado e acolhe a romaria com um convite: “Reconstruir e Cuidar da Casa Comum com fé, esperança e solidariedade”.

O bispo de Santa Cruz do Sul, dom Itacir Brassiani, destaca que a diocese se alegra por acolher mais uma vez a romaria e ressalta que hoje esta Igreja Local tem um significado especial e um recado importante a dar aos romeiros da terra:

“É um evento da Igreja do Rio Grande do Sul e que traz a caminhada de fé, de esperança e de reconstrução para este vale onde tanta dor tanta e destruição ocorreram nesses últimos tempos. Agradecemos todas as forças vivas da diocese e também da Igreja do Rio Grande do Sul que estarão conosco nessa caminhada, com a Comissão Pastoral da Terra à frente, como sempre, puxando essa 47ª Romaria da Terra”, disse.

 

DIOCESE DE OSÓRIO ORGANIZA CARAVANAS p3t5d

A Coordenação Diocesana das Pastorais Sociais está articulando, através das paróquias e de parceria com a Regional Sindical Litoral que reúne os sindicatos dos trabalhadores rurais do Litoral Norte gaúcho, a organização de duas caravanas. Um ônibus partirá da região da Encosta da Serra, dos municípios de Mampituba e Morrinhos do Sul, ando por Três Cachoeiras e Terra de Areia, em direção à cidade de Arroio do Meio.

Outra caravana partirá das paróquias litorâneas, saindo de Tramandaí, ando por Osório e Santo Antônio da Patrulha seguindo para Arroio do Meio, pela região metropolitana de Porto Alegre.

As vagas são limitadas. Para inscrições e mais informações sobre custos e o que é necessário levar para participar da Romaria, entre em contato através dos números: (51) 98410-2987 (Pe. Adalberto), (51) 98410-0962 (Pe. Ildomar) e (51) 99991-1668 (Frei Wilson).

 

ORGANIZAÇÃO DA ROMARIA 2j275e

A Diocese de Santa Cruz do Sul já tem previstas as equipes responsáveis pelos diversos setores da Romaria, como a coordenação geral, liturgia e infraestrutura. Estes grupos estão responsáveis pela construção e definição da programação do dia. O que já está definido é a acolhida aos romeiros, que acontecerá a partir das 7h da manhã, no Seminário Sagrado Coração de Jesus, local que teve papel fundamental no apoio as famílias atingidas pelas enchentes.

A tradicional caminhada da Romaria de aproximadamente 2,5km se dará em direção ao bairro Navegantes e ará por ruas próximas do Rio Taquari, que ficaram totalmente inundadas meses atrás. Durante a romaria, os participantes também arão pelas comunidades Navegantes e Nossa Senhora Aparecida, que foram duramente atingidas pela enchente. A caminhada culminará na Praça Flores da Cunha, no centro da cidade, onde acontecerá a celebração e outras atividades.

No Rio Grande do Sul, a Romaria da Terra é itinerante e acontece a cada ano em uma arqui/diocese diferente, sempre na terça-feira de carnaval. No último ano, a 46ª Romaria da Terra aconteceu na cidade de Ipê, na Diocese de Vacaria.

 

*Com informações da CNBB Sul 3/Victória Holzbach e da Diocese de Santa Cruz do Sul.

 

]]>
Ancorados na Esperança 5u3i5s Subsídio de Páscoa celebra tema do Jubileu 2025 /ancorados-na-esperanca-subsidio-de-pascoa-celebra-tema-do-jubileu-2025.html <![CDATA[cliente]]> Tue, 25 Feb 2025 13:36:50 +0000 <![CDATA[Notícias da diocese]]> <![CDATA[Slides]]> /?p=38518 <![CDATA[Cristo é a nossa esperança e Ele jamais nos decepciona! Seguindo o tema refletido pelo material de Natal e iluminado pelas inspirações do Ano Jubilar, o subsídio para a Quaresma chega nas paróquias da Diocese de Osório, assim como nas demais 17 arqui/dioceses do Regional Sul 3 da CNBB nos próximos dias, como uma boa […]]]> <![CDATA[

Cristo é a nossa esperança e Ele jamais nos decepciona! Seguindo o tema refletido pelo material de Natal e iluminado pelas inspirações do Ano Jubilar, o subsídio para a Quaresma chega nas paróquias da Diocese de Osório, assim como nas demais 17 arqui/dioceses do Regional Sul 3 da CNBB nos próximos dias, como uma boa proposta para bem celebrarmos a nossa preparação pascal.

Preparado pela equipe estadual de subsídios, que pensa e produz os materiais de formação e reflexão no Estado, o subsídio deste ano sugere a celebração de cinco encontros que refletem a Cruz, nossa crença na vida eterna, a prática do perdão, o exercício da caridade e o cuidado com a Casa Comum. O subsídio também traz a Celebração da Misericórdia, a Via Sacra e a Bênção Pascal das Famílias e das Casas, além das orações e dos hinos da Campanha da Fraternidade e do Jubileu 2025.

A proposta dos encontros – para ser celebrada em grupos de famílias, amigos, vizinhos, escolas ou na comunidade – é acompanhada do símbolo para porta, uma releitura da logomarca do Jubileu da Esperança e que ressalta o tema proposto para este ano: Ancorados na Esperança. A sugestão é que esta imagem seja colocada na porta das casas, indicando a preparação da família para a Páscoa. Também, como parte do material, está o cartaz para as comunidades, escolas e paróquias.

O Presidente do Regional Sul 3, dom Leomar Brustolin, ressalta na apresentação do material:

Este subsídio de preparação à Páscoa convida-nos a abrir espaço em nossa vida, a fim de que Deus possa transformar nossos corações e converter-nos. Esperamos que ele possa contribuir com as comunidades, os grupos de família, os movimentos eclesiais e as pastorais, a fim de renovar em cada um o dom de Deus, inspirando novos propósitos a nível pessoal e comunitário.

Os kits com os livretos e símbolos de porta já chegaram na maiora das arqui/dioceses gaúchas e aquelas que ainda não receberam, devem ter o material em mãos até o fim desta semana, a fim de fazer chegar ao Povo de Deus até o início da Quaresma, na quarta-feira, 05 de março.

 

Com informações de Victória Holzbach | CNBB Sul 3.

 

]]>
Mariluz 5f5n4z em Imbé, se mobiliza para reconstrução da igreja Nossa Senhora Aparecida após temporal /comunidade-de-mariluz-em-imbe-se-mobiliza-para-reconstrucao-da-igreja-nossa-senhora-aparecida-apos-temporal-do-final-de-semana.html <![CDATA[cliente]]> Thu, 20 Feb 2025 13:00:28 +0000 <![CDATA[Notícias da diocese]]> <![CDATA[Slides]]> /?p=38502 <![CDATA[O violento temporal que atingiu o Litoral Norte gaúcho no último domingo (16) deixou um rastro de destruição em diversos municípios, incluindo Tramandaí, Imbé e Osório. O Balneário de Mariluz, em Imbé, um dos mais afetados, sofreu severos danos, incluindo o destelhamento parcial ou total de várias residências e comércios, além da queda de árvores […]]]> <![CDATA[

O violento temporal que atingiu o Litoral Norte gaúcho no último domingo (16) deixou um rastro de destruição em diversos municípios, incluindo Tramandaí, Imbé e Osório. O Balneário de Mariluz, em Imbé, um dos mais afetados, sofreu severos danos, incluindo o destelhamento parcial ou total de várias residências e comércios, além da queda de árvores e postes. Entre os prejuízos mais significativos está a igreja Nossa Senhora Aparecida, comunidade da Paróquia Bom Pastor, onde fica a Secretaria Paroquial, que teve sua estrutura gravemente comprometida.

Segundo o pároco Pe. Rodrigo Schüler, apesar da destruição, ninguém ficou ferido.

“Graças a Deus, os danos foram apenas materiais. A igreja perdeu todo o telhado, e a estrutura desabou sobre os bancos e demais móveis. Felizmente, o salão da comunidade não foi atingido, e as missas estão sendo realizadas lá”, informou o padre.

Diante do impacto do temporal, o Conselho Pastoral Comunitário (C) e o pároco se reuniram para definir os próximos os da reconstrução do templo. Uma das primeiras medidas foi acionar um arquiteto da Equipe de Arquitetura e Arte Sacra da Diocese de Osório para colaborar no projeto de restauração. A comunidade também decidiu já iniciar uma campanha de restauração, onde muitos paroquianos já estão colaborando desde que souberam do acontecido.

“Queremos reconstruir a igreja com segurança e qualidade, respeitando a história e a identidade da nossa comunidade”, destacou Pe. Rodrigo.

Enquanto as avaliações dos prejuízos seguem em andamento, a igreja Nossa Senhora Aparecida permanecerá interditada até que os laudos de segurança sejam concluídos e o processo de reconstrução possa ter início.

 

Confira os registros da igreja, após temporal:

 

 

Fotos: Arquivo da Paróquia Bom Pastor

]]>
Diocese de Osório acompanha formação de sete seminaristas em 2025 com atividades pastorais em diversas paróquias 3f215 /diocese-de-osorio-acompanha-formacao-de-sete-seminaristas-em-2025-com-atividades-pastorais-em-diversas-paroquias.html <![CDATA[cliente]]> Wed, 19 Feb 2025 19:00:17 +0000 <![CDATA[Notícias da diocese]]> <![CDATA[Slides]]> /?p=38494 <![CDATA[A Diocese de Osório, por meio do Serviço de Animação Vocacional e das Equipes Vocacionais Paroquiais (EVPs), segue fortalecendo a promoção vocacional e a formação de novos sacerdotes. Como parte desse processo, atualmente conta com sete jovens em diferentes etapas formativas no seminário de Viamão. Os jovens am por etapas formativas como o Discipulado e […]]]> <![CDATA[

A Diocese de Osório, por meio do Serviço de Animação Vocacional e das Equipes Vocacionais Paroquiais (EVPs), segue fortalecendo a promoção vocacional e a formação de novos sacerdotes. Como parte desse processo, atualmente conta com sete jovens em diferentes etapas formativas no seminário de Viamão.

Os jovens am por etapas formativas como o Discipulado e a Configuração e, paralelamente, estudam Filosofia e Teologia na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e, nos finais de semana, participam de atividades pastorais em diversas paróquias da Diocese.

Um exemplo de caminhada vocacional para os jovens é a participação nos encontros mensais do Kairós, onde recebem orientação para discernir sua vocação. Aqueles que demonstram interesse e comprometimento ingressam no seminário para aprofundar sua formação em preparação para o sacerdócio.

 

ESTUDOS 5y2p2d

Os seminaristas da Diocese de Osório estudam no seminário de Viamão e na PUCRS, em Porto Alegre, sob a orientação da equipe formativa composta pelo Pe. Éderson Tiago Oliveira da Silva e pelo diretor espiritual, Pe. Marlon Ramos Lopes, com o acompanhamento do bispo diocesano, dom Jaime Pedro Kohl. Além da formação acadêmica e espiritual, os seminaristas realizam atividades pastorais nos finais de semana, servindo em diferentes comunidades conforme a designação da equipe formativa.

 

ETAPAS DA FORMAÇÃO 24f61

Os seminaristas percorrem duas grandes fases formativas: o Discipulado e a Configuração.

Etapa do Discipulado (Filosofia): Envolve três anos de estudo na PUCRS, focando nas dimensões humana, espiritual, intelectual, pastoral e comunitária. Durante esse período, os seminaristas também participam de atividades de formação humano-cristã e recebem apoio de psicólogo e diretor espiritual.

Etapa da Configuração (Teologia): Esse estágio aprofunda os estudos teológicos e intensifica o contato dos seminaristas com a vida cristã e eclesial, preparando-os para a futura ordenação presbiteral.

De acordo com o formador Pe. Ederson, “o caminho vocacional exige dedicação e comprometimento, e os seminaristas, com o apoio da comunidade e da Igreja, seguem firmes na missão de se tornarem padres preparados para servir o povo de Deus da Diocese de Osório.”.

 

ATIVIDADES PASTORAIS EM 2025 10254n

Em 2025, durante os finais de semana, os sete seminaristas estrão distribuídos em diversas paróquias da Diocese de Osório, desempenhando atividades pastorais que complementam sua formação teórica e espiritual. Confira a seguir as informações de cada um:

 

Rodrigo Webber Carlos, 25 anos, tem origem na Paróquia Senhor Bom Jesus, Morrinhos do Sul, está na etapa da Configuração, ou seja, cursando o 2º ano de Teologia e, neste ano, estará realizando atividades pastorais na Paróquia Nossa Senhora da Conceição – Catedral, em Osório.

 

Érique Nostrani, 20 anos, tem origem na Paróquia Santo André Avelino, Maquiné, está na etapa do Discipulado (Filosofia, 3° ano). Em 2025 estará a serviço do Setor Juventude e do Serviço de Animação Vocacional.

 

João Luis Garcia Sobotyk, 20 anos, tem origem na Paróquia São Pedro, Xangri-lá. O jovem encontra-se na etapa do Discipulado (Filosofia, 2° ano). Neste ano servirá a Paróquia São Pedro, Terra de Areia.

 

Jonas Borges Dias, 24 anos, da Paróquia Santo André Avelino, Maquiné, encontra-se na etapa do Discipulado (Filosofia, 1° ano) e estará a serviço da Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem, Santo Antônio da Patrulha.

 

Ígor Scheffer Hendler, 24 anos, da Paróquia São José, Três Cachoeiras, está na etapa do Discipulado (Filosofia, 1° ano) e servirá na Paróquia São Pedro, Xangri-lá.

 

João Batista Wasum, 26 anos, é da Paróquia Bom Pastor, Imbé. A etapa de formação é a do Discipulado (Filosofia, 1° ano) e servirá a Paróquia Santo Antônio, Santo Antônio da Patrulha.

 

José Henrique Cezar da Silva, 28 anos, tem origem na Paróquia Nossa Senhora de Caravaggio, Osório, está na etapa do Discipulado (Filosofia, 1° ano) e servirá a Paróquia São José, Três Cachoeiras.

 

 

 

]]>
Movimento Encontro de Jovens com Cristo (EJC) está com nova coordenação 2j3r4w /movimento-encontro-de-jovens-com-cristo-ejc-esta-com-nova-coordenacao.html <![CDATA[cliente]]> Wed, 19 Feb 2025 17:28:08 +0000 <![CDATA[Notícias da diocese]]> /?p=38489 <![CDATA[O movimento juvenil Encontro de Jovens com Cristo (EJC), que atua em diversas paróquias da Diocese de Osório e atualmente conta com 12 grupos, inicia 2025 com uma nova coordenação. A direção espiritual segue sob a orientação do pároco da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, de Arroio do Sal, Pe. Edson Bataglin.   HISTÓRIA DE […]]]> <![CDATA[

O movimento juvenil Encontro de Jovens com Cristo (EJC), que atua em diversas paróquias da Diocese de Osório e atualmente conta com 12 grupos, inicia 2025 com uma nova coordenação. A direção espiritual segue sob a orientação do pároco da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, de Arroio do Sal, Pe. Edson Bataglin.

 

HISTÓRIA DE FÉ E COMPROMISSO

O EJC tem suas raízes no sonho de Roni Valim, natural de Arroio do Sal, que, nos anos 1980, participou do Curso de Liderança Juvenil (CLJ) na Arquidiocese de Porto Alegre. Inspirado pelo amor de Deus e com o desejo de transformar a realidade da juventude do Litoral Norte gaúcho, Roni, ao lado do Pe. Arnoldo Nicolau Andrioli (Pe. Arno), estruturou o movimento EJC.

Baseado nas experiências adquiridas no CLJ e no curso de EMAÚs, o EJC não se limita a um retiro de três dias, conhecido como “EJC Momento”. Seu maior diferencial é a continuidade proporcionada pelo “EJC Movimento”, que incentiva os jovens a se manterem ativos na caminhada de fé ao longo do ano, promovendo encontros, formações e atividades comunitárias.

 

PROPÓSITOS PARA 2025

Assumindo a coordenação do movimento, a jovem Sofia Becker (JOCAP FX) compartilha sua motivação e expectativas.

“Coordenar o EJC tem sido uma das maiores bênçãos da minha vida. Este movimento me acolheu de forma única, fez-me sentir parte de uma verdadeira família e, acima de tudo, me aproximou ainda mais de Deus. Aqui, aprendi que a caminhada na fé não é solitária, mas sim um chamado diário para viver e compartilhar o amor de Cristo,” relata Sofia.

Para este ano, de acordo com Sofia, a nova coordenação tem como objetivo fortalecer o acolhimento dos jovens, destacando a alegria e a plenitude de estar na Igreja.

Entre as iniciativas planejadas, destacam-se a peregrinação ao Santuário de Aparecida, reforçando a devoção mariana, e a intensificação das visitas aos grupos de jovens nas comunidades.

“A proposta é fortalecer laços, valorizar a participação de cada um e reforçar a importância do protagonismo juvenil na Igreja”, conta a jovem.

 

COORDENAÇÃO 2025

– Coordenadora: Sofia Becker – JOCAP FX

– Vice-coordenadora: Érica Selau – JMC ARD

– Tesoureiro: Gustavo Alves – GJSF MO

– Vice-Tesoureiro: Eduardo Becker – JOCAP FX

– Secretária: Talia Moreira – JUAS AS

– Vice-Secretária: Thairine Justo – JUPAC LAJ

– Folclore: Luís Alfredo – JUAS AS

– Comunicação: Gabriel Germann – JUAS AS

– Liturgia: Amanda Maia – JUPAC LAJ e Amanda Carlos – JOCAP FX

– Casal Auxiliar: Tio Jajá e Tia Alessandra – JPC VSJ

 

 

]]>
II Jornada Diocesana com a Mãe Peregrina de Schoenstatt ocorre em 29 de março em Xangri 455b10 Lá /ii-jornada-diocesana-com-a-mae-peregrina-de-schoenstatt-ocorre-em-29-de-marco-em-xangri-la.html <![CDATA[cliente]]> Wed, 19 Feb 2025 11:45:09 +0000 <![CDATA[Notícias da diocese]]> <![CDATA[Slides]]> /?p=38485 <![CDATA[No dia 29 de março, um sábado, das 8h30min às 13h, a comunidade do Centro da Paróquia São Pedro de Xangri-Lá, receberá a II Jornada Diocesana com a Mãe Peregrina de Schoenstatt. O evento ocorrerá no salão paroquial, situado na Avenida Paraguassú, nº 1367. Os interessados em participar podem obter mais informações com Varna Hermel […]]]> <![CDATA[

No dia 29 de março, um sábado, das 8h30min às 13h, a comunidade do Centro da Paróquia São Pedro de Xangri-Lá, receberá a II Jornada Diocesana com a Mãe Peregrina de Schoenstatt. O evento ocorrerá no salão paroquial, situado na Avenida Paraguassú, nº 1367. Os interessados em participar podem obter mais informações com Varna Hermel através do número (51) 99273-7593.

Os coordenadores diocesanos do Movimento, Varna e Victor Hermel, destacam que a jornada tem como objetivo divulgar e fortalecer os grupos da Campanha da Mãe Peregrina de Schoenstatt, promovendo a conscientização missionária e atuando como ponte entre a comunidade eclesial e as famílias. O evento visa também fortalecer e educar a devoção mariana como um caminho que conduz a Jesus.

“Cada família que acolhe a Mãe Peregrina de Schoenstatt recebe graças especiais, incluindo abrigo espiritual, transformação interior e fecundidade apostólica. Este ano, a jornada reveste-se de uma importância ainda maior, pois caminhamos juntos rumo ao Jubileu de 75 anos da Campanha da Mãe Peregrina em 2025, como Missionários da Esperança”, explica Varna.

A programação do evento será aberta a todos e contará com a presença de importantes figuras do Movimento. A oração de abertura será conduzida pelo pároco da Paróquia São Pedro, Pe. Ricardo Jacoby. Em seguida, haverá um momento de espiritualidade com a Irmã Marialice Almeida Rodrigues, assessora da Campanha, que falará sobre o Movimento de Schoenstatt. Depois, o Pe. Victor Possetti, um dos responsáveis pela beatificação do diácono João Luiz Pozzobon, fará uma explanação sobre a vida e virtudes do diácono, além do encaminhamento da Beatificação. O evento incluirá também um café e, para encerrar, uma Adoração conduzida pelo Pe. Hilário Sozo.

 

JUBILEU 1d4l17

A importância deste evento no contexto do ano jubilar coincide com o Jubileu dos 75 anos da Campanha da Mãe Peregrina de Schoenstatt, fundada pelo Diácono João Luiz Pozzobon. Ele, que foi um verdadeiro peregrino da Esperança, levou a Mãe Peregrina às famílias, escolas, hospitais e presídios, rezando o terço. A Jornada será uma oportunidade para conhecer mais sobre a vida deste homem simples que dedicou sua vida à Igreja.

Este evento também servirá como preparação para o Encontro Internacional do Movimento da Mãe Peregrina de Schoenstatt, que ocorrerá em setembro em Santa Maria, culminando com a Romaria da Primavera, criada pelo Diácono Pozzobon.

 

 

]]>
Confira os horários das Missas da 132ª Romaria de Nossa Senhora das Lágrimas em Caraá 1o2g4o /confira-os-horarios-das-missas-da-132a-romaria-de-nossa-senhora-das-lagrimas-em-caraa.html <![CDATA[cliente]]> Wed, 19 Feb 2025 11:16:52 +0000 <![CDATA[Notícias da diocese]]> /?p=38439 <![CDATA[Está chegando a 132ª Romaria de Nossa Senhora das Lágrimas, que ocorrerá de 20 a 28 de fevereiro de 2025, no Santuário Diocesano em Caraá/RS. O Santuário aguarda com alegria todos os membros da comunidade católica do Litoral Norte gaúcho, Vale do Paranhana e outras regiões. Durante esses nove dias de devoção, teremos a presença […]]]> <![CDATA[

Está chegando a 132ª Romaria de Nossa Senhora das Lágrimas, que ocorrerá de 20 a 28 de fevereiro de 2025, no Santuário Diocesano em Caraá/RS. O Santuário aguarda com alegria todos os membros da comunidade católica do Litoral Norte gaúcho, Vale do Paranhana e outras regiões.

Durante esses nove dias de devoção, teremos a presença de diversos padres, diáconos e lideranças paroquiais, incluindo o reitor do Santuário, Pe. Gibrail Walendorff, o pároco de Caraá, Pe. Jackson William Fischoder dos Santos, e o bispo da Diocese de Osório, dom Jaime Pedro Kohl. Eles conduzirão celebrações diárias, momentos de oração e confissões.

Cada dia da Romaria traz momentos especiais para que todos se unam em fé e gratidão, com destaque para a Missa Solene, a procissão da Imagem e a Missa da Revelação da Imagem. Os horários das missas são flexíveis, com opções durante o dia e à noite, permitindo que todos possam participar. As celebrações serão seguidas por procissões luminosa e shows de música católica, encerrando cada noite em comunhão e oração.

O Pe. Gibrail faz um convite especial: “Não perca esta oportunidade de fortalecer sua fé e receber as bênçãos da Mãe das Lágrimas. Junte-se a nós e a milhares de peregrinos vindos de todas as partes, em um evento que promove esperança, consolo e renovação espiritual.”

2d553p

Confira a Programação Religiosa: 6z1wr

Dia 20/02 – Quinta-feira
20h: Abertura da 132ª Romaria de Nossa Senhora das Lágrimas – Liturgia conduzida por Pe. Gibrail Walendorff

 

Dia 21/02 – Sexta-feira
20h: Liturgia conduzida por Pe. Nilson Ricardo Zanella
Bênção de Roupas e Artigos Religiosos

 

Dia 22/02 – Sábado
07h: Liturgia conduzida por Pe. Jackson William F. dos Santos
Bênção dos Peregrinos da Esperança
09h: Liturgia e Canto com Pe. Luciano Motti (Paróquia Santo Antônio de Santo Antônio da Patrulha)
Bênção dos Trabalhadores e Trabalhadoras

11h: Liturgia e Canto com Pe. Ricardo J. Jacob (Paróquia São Pedro de Xangri-Lá)
Bênção dos Artigos Religiosos

14h: Liturgia e Canto com Pe. Ildomar Ambos Danelon (Catedral de Osório)
Bênção dos Idosos

17h: Liturgia e Canto com Pe. Jackson William F. dos Santos (Comunidade do Fraga – Caraá)
Bênção das Crianças e Jovens

18h: Saída do Grupo de Peregrinos em frente à Prefeitura Municipal de Caraá

19h: Terço dos Homens (Paróquia Santo Antônio da Patrulha)

21h: Liturgia conduzida por Pe. Gibrail Walendorff (Santuário)
Procissão Luminosa, seguida de show de músicas católicas

 

Dia 23/02 – Domingo
06h: Liturgia e Canto com Pe. Jackson William F. dos Santos (Paróquia São Cristóvão)
Bênção dos Romeiros e Peregrinos da Esperança

08h: Liturgia e Canto com Pe. Ederson Tiago Oliveira da Silva (Seminaristas)
Bênção da Luz

10h: Liturgia e Canto com Pe. Hilário Sozo (Bom Pastor)
Bênção das Famílias e das Vocações

11h: Oração do Terço (Grupo de Oração Rainha da Paz – Santo Antônio da Patrulha)

13h: Apresentação da Invernada Juvenil do CTG Sentinela dos Sinos (Caraá)

13h30: Leilão das Doações

15h: Liturgia e Canto com o bispo dom Jaime Pedro Kohl (Comunidade São Paulo – o Osvaldo Cruz)
Procissão com Nossa Senhora das Lágrimas

19h: Liturgia e Canto com Pe. Gibrail Walendorff (Santuário)
Bênção dos Artigos Religiosos

 

Dia 24/02 – Segunda-feira
20h: Liturgia e Canto com Pe. Luciano Motti (Paróquia Santo Antônio)
Bênção dos Peregrinos da Esperança e Visitantes

Dia 23/02 – Domingo
06h: Liturgia e Canto com Pe. Jackson William F. dos Santos (Paróquia São Cristóvão)
Bênção dos Romeiros e Peregrinos da Esperança

08h: Liturgia e Canto com Pe. Ederson Tiago Oliveira da Silva (Seminaristas)
Bênção da Luz

10h: Liturgia e Canto com Pe. Hilário Sozo (Bom Pastor)
Bênção das Famílias e das Vocações

11h: Oração do Terço (Grupo de Oração Rainha da Paz – Santo Antônio da Patrulha)

13h: Apresentação da Invernada Juvenil do CTG Sentinela dos Sinos (Caraá)

13h30: Leilão das Doações

15h: Liturgia e Canto com o bispo dom Jaime Pedro Kohl (Comunidade São Paulo – o Osvaldo Cruz)
Procissão com Nossa Senhora das Lágrimas

19h: Liturgia e Canto com Pe. Gibrail Walendorff (Santuário)
Bênção dos Artigos Religiosos

 

Dia 24/02 – Segunda-feira
20h: Liturgia e Canto com Pe. Luciano Motti (Paróquia Santo Antônio)
Bênção dos Peregrinos da Esperança e Visitantes

 

]]>
Papa Francisco segue hospitalizado com quadro estável e prossegue tratamento 27361q /papa-francisco-segue-hospitalizado-com-quadro-estavel-e-prossegue-tratamento-2.html <![CDATA[cliente]]> Tue, 18 Feb 2025 17:07:23 +0000 <![CDATA[Artigos]]> <![CDATA[Slides]]> /?p=38481 <![CDATA[O Papa Francisco segue internado na Policlínica Gemelli, em Roma, onde continua seu tratamento após a confirmação de uma infecção polimicrobiana das vias respiratórias. Segundo o comunicado divulgado pela Sala de Imprensa da Santa Sé na tarde da última segunda-feira (17), o Santo Padre permanece sem febre e está em estado clínico estável. O quadro […]]]> <![CDATA[

O Papa Francisco segue internado na Policlínica Gemelli, em Roma, onde continua seu tratamento após a confirmação de uma infecção polimicrobiana das vias respiratórias. Segundo o comunicado divulgado pela Sala de Imprensa da Santa Sé na tarde da última segunda-feira (17), o Santo Padre permanece sem febre e está em estado clínico estável. O quadro clínico exige internação hospitalar adequada, sem previsão de alta, e os médicos determinaram que o Papa siga em repouso absoluto.

O boletim médico informa que o Pontífice “continua apirético e prossegue com a terapia prescrita”. Na manhã de ontem, Francisco recebeu a Eucaristia e se dedicou a algumas atividades de trabalho e à leitura de textos.

 

MENSAGENS 314p52

O Papa Francisco expressou sua gratidão pelas inúmeras mensagens de apoio que tem recebido de fiéis e de pessoas hospitalizadas ao redor do mundo.

“O Santo Padre está comovido com as numerosas mensagens de afeto e proximidade que continua recebendo nestas horas; em particular, deseja agradecer àqueles que estão atualmente hospitalizados pelo carinho e amor que expressam através de desenhos e mensagens de pronta recuperação”, diz o comunicado oficial. Além disso, ele reza pelos doentes e pede orações por sua recuperação.

Em razão da internação, a Audiência Geral que estava programada para quarta-feira (19), foi cancelada. No domingo, pela primeira vez, o Papa não pôde conduzir a oração do Angelus ao meio-dia, respeitando as recomendações médicas de repouso absoluto.

O Vaticano segue monitorando de perto a evolução do estado de saúde do Pontífice e fornecerá novas atualizações conforme necessário.

 

Com informações de Vatican News*

]]>
Papa Francisco segue hospitalizado com quadro estável e prossegue tratamento 27361q /papa-francisco-segue-hospitalizado-com-quadro-estavel-e-prossegue-tratamento.html <![CDATA[cliente]]> Tue, 18 Feb 2025 11:58:18 +0000 <![CDATA[Artigos]]> <![CDATA[Slides]]> /?p=38478 <![CDATA[O Papa Francisco segue internado na Policlínica Gemelli, em Roma, onde continua seu tratamento após a confirmação de uma infecção polimicrobiana das vias respiratórias. Segundo o comunicado divulgado pela Sala de Imprensa da Santa Sé na tarde da última segunda-feira (17), o Santo Padre permanece sem febre e está em estado clínico estável. O quadro […]]]> <![CDATA[

O Papa Francisco segue internado na Policlínica Gemelli, em Roma, onde continua seu tratamento após a confirmação de uma infecção polimicrobiana das vias respiratórias. Segundo o comunicado divulgado pela Sala de Imprensa da Santa Sé na tarde da última segunda-feira (17), o Santo Padre permanece sem febre e está em estado clínico estável. O quadro clínico exige internação hospitalar adequada, sem previsão de alta, e os médicos determinaram que o Papa siga em repouso absoluto.

O boletim médico informa que o Pontífice “continua apirético e prossegue com a terapia prescrita”. Na manhã de ontem, Francisco recebeu a Eucaristia e se dedicou a algumas atividades de trabalho e à leitura de textos.

 

MENSAGENS 314p52

O Papa Francisco expressou sua gratidão pelas inúmeras mensagens de apoio que tem recebido de fiéis e de pessoas hospitalizadas ao redor do mundo.

“O Santo Padre está comovido com as numerosas mensagens de afeto e proximidade que continua recebendo nestas horas; em particular, deseja agradecer àqueles que estão atualmente hospitalizados pelo carinho e amor que expressam através de desenhos e mensagens de pronta recuperação”, diz o comunicado oficial. Além disso, ele reza pelos doentes e pede orações por sua recuperação.

Em razão da internação, a Audiência Geral que estava programada para quarta-feira (19), foi cancelada. No domingo, pela primeira vez, o Papa não pôde conduzir a oração do Angelus ao meio-dia, respeitando as recomendações médicas de repouso absoluto.

O Vaticano segue monitorando de perto a evolução do estado de saúde do Pontífice e fornecerá novas atualizações conforme necessário.

 

Com informações de Vatican News*

]]>