A equipe missionária de Moçambique se prepara para receber nos próximos dias a visita de dom Jaime Pedro Kohl, Bispo de Osório e Referencial para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial no Regional Sul 3. Dom Jaime embarcou na manhã desta quarta-feira (14) em Porto Alegre rumo à Nampula. 4o202q
Entre os objetivos da visita do bispo, estão o acompanhamento à missão e aos missionários; o encontro com o Arcebispo de Nampula, dom Inácio Saúre; e a visita às paróquias e aos projetos desenvolvidos pela missão do RS em Moçambique.
“Serão duas semanas para estar junto, conversar com eles, alinhar o projeto com a Arquidiocese de Nampula, de quem estamos a serviço”, relata dom Jaime.
Para o bispo referencial, esta é a sétima vez que viaja ao país africano a fim de visitar e acompanhar a missão. Segundo ele, “uma viagem que tem os seus desafios, mas vou com alegria e confiante. Vamos a serviço. Conto com a caridade e oração de todos para que minha visita alcance os frutos desejados e lembro que a missão se faz com os pés de quem parte, as mãos que oram e os corações que partilham”, disse dom Jaime.
Na agenda dos 12 dias em que dom Jaime estará na missão, estão previstas visitas às paróquias de Larde e Micane, as duas acompanhadas pelos missionários. Além disso, dom Jaime também tem prevista uma audiência com o arcebispo da Igreja Local, a fim de firmar o contrato de parceria entre o Regional Sul 3 e a Arquidiocese de Nampula.
Além disso, dom Jaime também visitará os projetos Murima wa Mwana e a Biblioteca Watana, além do Lar Vocacional, que acolhe os vocacionados das duas paróquias em Moma.
O retorno está previsto para o dia 27, chegando em Porto Alegre na noite de 28 de maio.
A pequena Vila de Moma, no litoral da Província de Nampula, acolhe a casa dos missionários do Regional Sul 3 em Moçambique. A Igreja do RS, através do projeto Igrejas Solidárias entre a Arquidiocese de Nampula e o Regional Sul 3, envia missionários e missionárias para compor uma única equipe missionária, que é, inicialmente, presença junto ao povo macua.
Desde 1994, foram cerca de 70 enviados pelo Regional Sul 3 a Moçambique. Normalmente, os missionários e missionárias são enviados por um período de três anos e integram juntos a equipe missionária. Atualmente, em Moma, são missionários do Projeto Igrejas Solidárias o Leigo Benedito Salvador Ataguile, da Diocese de Osório e o Pe. Henrique Neis, da Diocese de Novo Hamburgo. Na missão também está o Pe. Josemar Silva, do Regional Sul 4, responsável pela paróquia de Larde.
Em preparação para partir para Moçambique está o Pe. Mauro Argenton, da Diocese de Frederico Westphalen, com previsão de embarque no dia 16 de junho. Pe. Mauro ará a integrar a equipe de Moma, se somando ao Pe. Henrique e ao leigo Benedito.
Desde 2023, na paróquia de Micane também está a comunidade das Irmãs Filhas do Amor Divino, composta pelas irmãs Ilca Welter, Lourdes Dill, Maria Madalena de Andrade e Rita Lori Finkler.
Fonte: Victória Holzbach | COMIRE